A queda de Ilaix Moriba: rejeição no Barça, dificuldades em Valência e futuro incerto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A queda de Ilaix Moriba: rejeição no Barça, dificuldades em Valência e futuro incerto
Moriba estagnou
Moriba estagnouLaLiga
O médio tem prazo de validade na cidade de Turia, onde já esteve durante a segunda metade da época passada, e uma hipotética despromoção fá-lo-ia perder a sua reputação para ingressar num novo clube.

Ilaix Moriba só agora começou no futebol, mas já sabe o que significa vestir três camisolas e ser internacional pelo seu país (Guiné). Deu o salto para a primeira equipa do Barcelona sob o comando de Ronald Koeman após algumas boas performances nas camadas jovens, e teve mesmo uma oportunidade muito clara de igualar um Clásico contra o Real Madrid. Dias antes, marcou um golo contra Osasuna e fez uma assistência contra a Real Sociedad.

Também pode dizer que jogou na Liga dos Campeões como azulgrana, algo muito difícil de repetir porque saiu pela porta traseira, sem aceitar a oferta de renovação proposta pela equipa catalã, e também não está a ter destaque para jogar na Europa. O seu último jogo foi a 22 de maio de 2021, durante a visita do Barça ao Eibar, e participou no triunfo da Taça do Rei - jogou 10 minutos contra o Athletic na final e quase três quartos de hora contra o Sevilha na segunda mão da meia-final.

Os números de Moriba
Os números de MoribaFlashscore

Transferido para o RB Leipzig a menos de um ano de acabar o contrato, a saída foi benéfica uma vez que estava destinado a jogar por um filial ou mesmo a não competir. Aterrou na Bundesliga com a intenção de deixar a sua marca, mas só fez a sua estreia em outubro e mal chegou aos 65 minutos na competição continental. Confrontado com a falta de oportunidades, foi emprestado ao Valência.

De menos a mais no Mestalla

O seu desempenho não foi particularmente ótimo naqueles meses da época, mas desempenhou um papel de liderança sob o comando de José Luis Bordalás. Surpreendentemente, viu nove cartões amarelos e um cartão vermelho - também foi expulso contra o Sevilha este fim de semana - num curto espaço de tempo. No seu regresso ao Mestalla, com mais instabilidade no banco, não conseguiu instalar-se, especialmente sob o comando de Rubén Baraja. A última vitória na Liga com Moriba a titular aconteceu em setembro de 2022 (1-2 em Pamplona).

Parece improvável que o médio continue emprestado à sua atual equipa e ele também não conta para a equipa alemã. A sua juventude e a experiência adquirida nos últimos anos são os dois principais fatores que sugerem que Moriba possa ter uma futura transferência ou mesmo um novo empréstimo para um destino que o convença, cuja trajectória é, pelo menos até ao momento, descendente.