A última visita de Xavi ao Real Madrid como treinador do Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A última visita de Xavi ao Real Madrid como treinador do Barcelona
Xavi vai deixar o Barcelona
Xavi vai deixar o BarcelonaProfimedia
A sua decisão torna o próximo cçássico entre a equipa catalã e o Real Madrid ainda mais especial, uma vez que o jogo no Estádio Santiago Bernabu, no domingo, 21 de abril, será o seu último jogo de rivalidade no comando dos Blaugrana.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O antigo capitão do Barcelona, formado na academia, voltou a treinar a equipa alguns anos depois de ter pendurado as chuteiras. Agora, tem a oportunidade de se despedir do seu clube de infância, conduzindo-o a uma vitória frente ao seu grande rival e mantendo vivas as esperanças do título.

De formado em La Masia a capitão

Xavi entrou para a formação do FC Barcelona em 1991 e foi subindo de escalão até se estrear na equipa principal aos 18 anos, sob o comando de Louis van Gaal. O jovem médio festejou o seu primeiro troféu da LaLiga em 1998/99, quando foi titular em 16 dos 17 jogos em que participou. No entanto, nas cinco temporadas seguintes, o Barça teve dificuldades para disputar o título nacional, terminando em quarto, quarto e sexto lugar em 2000/01, 2001/02 e 2002/03, respetivamente.

Frank Rijkaard assumiu o comando da equipa em 2003/04, altura em que o Barcelona terminou em segundo lugar, antes de um arranque lento na campanha seguinte, em que chegou a estar 18 pontos atrás do Real Madrid à 18.ª jornada. Com uma reviravolta histórica na segunda metade da época, os catalães ultrapassaram milagrosamente os blancos e terminaram em segundo lugar, atrás do campeão Valência. Mais importante ainda, a reviravolta do Barcelona enviou a todos os concorrentes a mensagem de que os catalães estavam de volta e deviam ser considerados novamente como legítimos candidatos ao título.

A vitória que assinalou o regresso do Barça aconteceu a 25 de abril de 2004, no Estádio Santiago Bernabéu. O Real Madrid adiantou-se no marcador aos 15 minutos do segundo tempo, por intermédio de Santiago Solari, mas Patrick Kluivert empatou a partida pouco antes da hora. As duas equipas tentaram chegar ao segundo golo, com Ronaldinho a fazer uma das suas inúmeras assistências extraordinárias para Xavi, que rematou por cima de Iker Casillas para o fundo das redes. O golo de Xavi foi um golpe para as esperanças de título do Real Madrid e o sinal de uma nova era para o Barcelona.

O resto é história, já que Xavi, Lionel Messi, Andrés Iniesta e Sergio Busquets, produtos da academia, levariam a equipa de volta ao topo do futebol europeu. No Barcelona, o médioconquistou oito títulos de campeão, três Taças do Rei e quatro troféus da Liga dos Campeões.

Entretanto, apenas Busquets (48), Messi (45), Sergio Ramos (45) e Karim Benzema (43) participaram em mais clássicos o que Xavi (42). O antigo capitão do Barcelona registou 17 vitórias, 12 empates e 13 derrotas em todos os seus jogos contra o Real Madrid durante a sua carreira de jogador, marcando cinco golos e dando 10 assistências no total.

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Agora no banco

Depois de deixar o Barcelona em 2015, Xavi juntou-se ao Al Sadd, onde trabalhou durante quatro épocas antes de se tornar o treinador da equipa em 2019. Dois anos mais tarde, o Barça, em dificuldades, bateu-lhe à porta, com os Blaugrana à procura do sucessor de Ronald Koeman. Xavi regressou ao Barcelona em novembro de 2021 e participou no seu primeiro clássico como treinador alguns meses mais tarde, quando a sua equipa perdeu por 3-2 na meia-final da Supertaça de Espanha.

Seguiu-se um período dominante para o Barcelona de Xavi, com a equipa catalã a vencer quatro dos cinco jogos seguintes do clássico. O triunfo mais enfático aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu, a 20 de março de 2022, quando o Barça goleou o Real Madrid por 4-0 e Xavi celebrou o seu primeiro triunfo como treinador do Barcelona contra os Los Blancos. Curiosamente, nenhum dos cinco primeiros duelos de Xavi no comando do clássico teve lugar no Camp Nou do Spotify. No primeiro duelo em casa, o ídolo do Barcelona viu a sua equipa vencer por 2-1 com golos de Sergi Roberto e Franck Kessi na 26.ª jornada da época passada, uma vitória que praticamente selou o título da LaLiga. Essa foi a última vez que Xavi comemorou uma vitória sobre o Real Madrid, que venceu cada um dos últimos três confrontos em todas as competições.

No total, Xavi tem quatro vitórias e cinco derrotas contra os Blancos, e nenhum dos jogos em que esteve no comando terminou empatado. Duas décadas depois do golo de Casillas no Bernabéu, Xavi regressa à casa do Real Madrid para tentar manter vivas as esperanças de título do Barcelona. Uma vitória contra o rival seria um grande impulso para o Barça na corrida pelo título da LaLiga. Xavi espera que a sua última visita ao Bernabéu com os Blaugrana seja feliz.