Almería
O Almería está a ter um início de época conturbado. Depois de alcançar a manutenção in extremis e com um penálti no Cornellá, no seu regresso à elite, os resultados não estão a aparecer esta temporada. A mudança de treinador não está a surtir efeito. Nem Vicente Moreno, nem Alberto Lasarte, interino, nem agora Gaizka Garitano conseguiram encontrar a chave.
O Almeria tem o pior arranque da história da LaLiga desde o Sporting Gijon em 1997/1998, quando conquistou apenas um dos 36 pontos em jogo.
O Almería só conseguiu três empates (contra o Cádiz, fora, e em casa contra o Valência e o Granada) e quatro derrotas consecutivas.
Luis Suárez - agora lesionado - e Sergio Arribas, com quatro golos cada um, são os únicos argumentos positivos a reter até ao momento. Além da vitória na Taça do Rei, contra um rival de categoria inferior como o Talavera.
Os seus rivais diretos estão numa situação semelhante. O Granada, que esta temporada revelou um grande jogador como Bryan Zaragoza no futebol de elite, e que só conseguiu um empate em Los Cármenes contra o Barcelona, tem três derrotas seguidas. A última delas no Mestalla, após um penálti polémico. No entanto, sabe o que é uma vitória, tendo batido o Maiorca por 3-2 a 26 de agosto.
O Celta de Vigo, por seu lado, também tem apenas uma vitória. Foi contra o Almería, a 1 de setembro. Alguns dos seus resultados recentes foram rodeados de polémica , como o empate com o Sevilha, em que o VAR anulou o penálti de Navas sobre Douvikas. A derrota em Gerona foi precedida de um golo anulado de forma duvidosa, na sequência de uma falta de Dotor sobre Gazzaniga, que De la Torre empurrou para o fundo das redes.

Salernitana
A Salernitana, que na época passada assegurou a manutenção com Paulo Sousa, está no fundo da tabela. Depois de perder o clássico da Campânia contra o Nápoles, a equipa tem quatro empates e sete derrotas até ao momento. Está a cinco pontos do Cagliari.
Apesar de contar com jogadores de renome internacional como Memo Ochoa, Federico Fazio, Antonio Candreva e Boulaye Dia no seu plantel, além de Jovane Cabral, emprestado pelo Sporting, ainda não conseguiu vencer.
Os empates foram contra Roma (a única fora de casa), Udinese, Frosinone e Cagliari. Na Taça de Itália, no entanto, a Salernitana respirou de alívio com uma goleada por 4-0 sobre a Sampdoria, da Série B.

Lyon
O caso francês é, sem dúvida, o mais surpreendente, pois, em teoria, tanto o Almeria quanto a Salernitana pretendem lutar pela manutenção, ao contrário do Lyon. Outrora dominador absoluto do futebol francês, terminou a época passada no sétimo lugar, mas esta temporada ainda não venceu.
Quatro empates (contra Nice, Le Havre, Lorient e Metz) são o seu recorde até à data, e já estão a mais de dois jogos de distância da segurança. No entanto, ainda tem de disputar o jogo adiado contra o Marselha, depois do treinador Fabio Grosso ter sido agredido pelos ultras da equipa da casa.
O treinador italiano substituiu Laurent Blanc em setembro, mas os resultados não têm aparecido. Grosso chegou mesmo a suspender uma sessão de treino devido a alegadas fugas de informação à imprensa por parte de alguns jogadores.
A sua equipa conta com um vencedor do Campeonato do Mundo com a Argentina, como Nicolas Tagliafico, e um jogador de ataque de renome mundial, como Alexander Lacazette.
