Artem Dovbyk: o novo goleador do Girona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artem Dovbyk: o novo goleador do Girona

Artem Dovbyk, na sua apresentação ao Girona
Artem Dovbyk, na sua apresentação ao GironaGirona CF
Com os dois golos marcados contra o Almería, Artem Dovbyk subiu ao terceiro lugar na lista dos melhores marcadores. Já marcou cinco golos pela equipa catalã esta época.

Ninguém duvida que o Girona é a surpresa da temporada. Empatado em 25 pontos com o Real Madrid, só o clube blanco o foi capaz de o travar. Entre os grandes marcos estão as vitórias no Pizjuán e no La Cerámica.

Uma equipa que, em princípio, não tem nomes sonantes, mas que oferece um desempenho excecional. O trabalho de Míchel está por detrás do sucesso coletivo. Mas se há algo que se destaca, é o seu potencial ofensivo. A equipa de Girona é a mais goleadora campeonato, com 24 golos. E tem em Artem Dovbyk o seu principal avançado.

Esta época, bisou contra o Almeria, mas também marcou contra o Villarreal, o Mallorca e a Real Sociedad. Os seus cinco golos só são ultrapassados por Bellingham e Griezmann. Está ao mesmo nível de avançados de topo como Lewandowski, Morata e Joselu, bem como dos recém-chegados Bryan Zaragoza, Take Kubo e Borja Mayoral.

A lista dos melhores marcadores em Espanha
A lista dos melhores marcadores em EspanhaFlashscore

Um golo histórico no Campeonato da Europa

Completamente desconhecido do futebol espanhol, Dovbyk jogou o Euro-2020 com a Ucrânia. Mal jogou 15 minutos, mas marcou um golo muito importante para o seu país. Foi no final do prolongamento do jogo dos oitavos de final com a Suécia e colocou os europeus de leste nos quartos de final de um Campeonato da Europa pela primeira vez na sua história, igualando o melhor momento ucraniano, que foram os quartos de final do Mundial-2006.

A Ucrânia encontra-se em plena guerra, na sequência da invasão russa, pelo que, em termos desportivos, tem de alternar o local de jogo, uma vez que não pode jogar em casa. Dovbyk marcou um golo no último jogo da Ucrânia contra Malta, de grande penalidade. A sua equipa vai jogar por um lugar na Aleamanha em novembro. Os ucranianos estão em segundo lugar, com 13 pontos, contra 10 da Itália. A Ucrânia tem um jogo a disputar e a Azzurra tem dois. A 20 de novembro, os dois países defrontam-se em Leverkusen. Caso não consigam terminar em segundo lugar, os italianos não têm vaga garantida no play-off.

Um matador no Dnipro

Dovbyk chegou a Espanha com a experiência de um goleador do campeonato ucraniano. Na sua equipa anterior, o Dnipro, marcou 24 golos na época passada e 13 na anterior. No Girona, já se colocou à frente de um grande avançado como Christian Stuani. Tem 26 anos. O futuro é dele.

Os números de Dovbyk
Os números de DovbykFlashscore