Iván Fresneda entre os jovens espanhóis a observar esta época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iván Fresneda entre os jovens espanhóis a observar esta época
Fresneda ao serviço do Sporting
Fresneda ao serviço do SportingProfimedia
A Espanha produz sistematicamente um grande número de jogadores para o futebol mundial. Selecionámos dez jovens ainda na adolescência que poderão ser estrelas no futuro. Deixámos deliberadamente de fora Gavi (19) ou Yamal (16), porque já estão na elite.

Ivan Fresneda

O lateral-direito entrou na academia do Real Madrid aos dez anos, mas após quatro anos saiu para o rival Leganés e reforçou o Valladolid antes da época 2020/21, que lhe deu uma oportunidade a nível sénior. Aproveitou as lesões dos companheiros de equipa e estreou-se com dezassete anos. Na época passada, disputou 23 jogos na LaLiga e foi um dos pilares da equipa. As suas prestações foram acompanhadas de perto pelo Arsenal, Barcelona e Newcastle, mas acabou por rumar ao Sporting, onde ainda procura ganhar espaço entre as opções de Rúben Amorim.

Os números de Fresneda
Os números de FresnedaFlashscore

Assane Diao

Nascido no Senegal, mas criado em Espanha, passou por vários clubes pequenos e chegou ao Bétis em 2021. Desde que entrou na equipa principal, tem brilhado esta época. Estreou-se num jogo da Liga Europa contra o Rangers e marcou na primeira partida no campeonato contra o Granada. Também marcou três vezes seguidas, contra o Valência e o Sparta de Praga. O golo mais recente foi na Taça do Rei. Tem apenas 18 anos, mas o Real Madrid também demonstrou interesse. É um extremo muito físico e técnico.

Cristhian Mosquera

Nasceu em Alicante, mas o seu pai é colombiano. Mosquera começou por jogar basquetebol em tenra idade e depois futsal. Começou a jogar futebol aos nove anos, entrando na academia do Hércules, onde foi descoberto pelo Valência aos 12 anos. Já na época 2021/22 esteve várias vezes no banco, disputou oito jogos da LaLiga até ao momento e é o quarto futebolista mais jovem de sempre a jogar pelos Morcegos. Representou a Espanha em várias categorias.

Ismaël Gharbi

Pode jogar nas alas e como médio ofensivo. Tem uma excelente técnica, passe e remate direto. Gharbi nasceu em Paris, filho de pai tunisino e mãe espanhola. É um muçulmano convicto. Começou a jogar futebol na academia do FC Paris, de onde se transferiu para o PSG aos 12 anos. Tinha muita vontade de se juntar à equipa nacional tunisina, mas o próprio jogador representou a França na categoria sub-18. Desde o ano passado, joga nas categorias de base espanholas. Fez sete jogos pela equipa de jovens do PSG e já conta com dois títulos. Atualmente, está emprestado ao Lausanne, na Suíça.

Os números de Gharbi
Os números de GharbiFlashscore

Iker Bravo

Passou onze anos da sua carreira juvenil em La Masia, no Barcelona, antes de aceitar uma proposta do Leverkusen, da Alemanha, em 2021. Quando se estreou na Taça daAlemanha, em outubro do mesmo ano, tinha apenas 16 anos, 9 meses e 15 dias, o que fez dele o jogador mais jovem da história do Bayer. Há um ano, foi contratado por empréstimo pelo Real Madrid e integrado na equipa B. Também fez parte do banco do plantel principal e disputou Youth League.

Mario Martín

O médio-centro é o líder da equipa B do Real Madrid e tem uma grande visão de jogo, que também é apreciada na seleção nacional de sub-19, onde é um dos pilares, e que deverá ser a mesma no Campeonato da Europa deste ano. Até ao momento, disputou 45 jogos pelo Castilla e fez parte da equipa merengue que venceu o Mundial de Clubes em fevereiro.

Ángel Alarcón

O extremo ou avançado com faro para o golo chegou ao Barcelona em 2018 e já se estreou pelo conjunto B no escalão principal durante a época 2020/21, mas falhou a temporada seguinte devido a uma grave lesão no joelho, que prejudicou significativamente o seu desenvolvimento. Regressou, no entanto, com boas exibições que fizeram com que Xavi o convocasse para cinco duelos da LaLiga, deixando-o com um título de campeão na sua coleção. Também já jogou na seleção nacional de sub-20.

Ilias Akhomach

Outro dos jovens ofensivos do Barcelona, Ilias Akhomach também fez algumas partidas na equipa de juniores, duas para ser mais preciso, mas teve a sua oportunidade dada por Ronald Koeman em 2021, quando tinha apenas 17 anos. No entanto, deixou os Blaugranas após a época e juntou-se ao Villarreal, onde tem estado sobretudo a sair do banco até agora. Outros jovens talentosos, como Víctor Barberá e Fábio Blanco, também fizeram o mesmo recentemente. O jogador é de origem marroquina.

Ilias Akhomach ao serviço de Villarreal
Ilias Akhomach ao serviço de VillarrealFlashscore

Juan Larios

Este lateral-esquerdo, que jogou nas camadas jovens do Sevilha e do Barcelona, foi transferido para a academia do Manchester City em 2020. Teve um bom desempenho nas equipas jovens ou na Premier League U21, mas não chegou a jogar na Premier League, pelo que o Southampton o contratou há um ano. Participou em cinco jogos na elite inglesa. Após a despromoção dos Saints, terá certamente mais oportunidades e um ano no Championship só lhe pode fazer bem.

Samu Omorodion

Foi adquirido pelo Granada em 2021, pelo qual se estreou na La Liga em agosto deste ano. Também marcou um golo contra o Atlético logo de seguida. Esta foi a última prova de que esta equipa madrilena o queria comprar, o que aconteceu poucos dias depois. Foi emprestado ao Alavés. Marcou nas redes do Celta, Villarreal e, mais recentemente, contra o Barcelona, tornando-se o golo mais rápido do clube na primeira divisão. O treinador da seleção nacional de sub-21 reparou nele.