João Félix e o Atlético: o reencontro depois do regresso aos golos, 12 jogos depois
O avançado português marcou o golo da vitória contra o FC Porto que colocou o Barcelona nos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de duas eliminações humilhantes na fase de grupos. Um golo que lhe dá confiança para o jogo com o Atlético, clube com o qual tem contrato.
João Félix teve um início brilhante depois de ter sido emprestado pelo Atlético no final do verão, mas rapidamente se desvaneceu e não marcava pelo clube desde meados de setembro - 12 jogos sem faturar.
O perigoso Atlético de Diego Simeone, terceiro classificado e em franca ascensão, está à frente do Barcelona no que toca a golos marcados, e o português quer fazer um brilharete depois de um período difícil na capital com o seu treinador.
O Atlético de Madrid desembolsou 126 milhões de euros pelo avançado em 2019, proveniente do Benfica, para substituir Antoine Griezmann, que partiu para o Barcelona. O francês não conseguiu afirmar-se na capital catalã e regressou ao Atlético, onde está a brilhar.
A passagem de João Félix pelo Atlético foi frustrante, com momentos de génio a mostrarem a sua qualidade, mas sempre sem a consistência exigida.
O avançado nunca se enquadrou no desejo de Simeone de ter uma equipa que trabalha incansavelmente em todo o campo. O internacional português costuma jogar ao seu ritmo, sem obrigações defensivas, e impressionou na vitória sobre o FC Porto com um golo de belo efeito e outro remate à trave, no início da segunda parte.
Embora as coisas estejam a melhorar no Barcelona, tanto o jogador como a equipa têm sido alvo de críticas nas últimas semanas devido à diminuição do seu rendimento. O Barça perdeu o Clássico contra o Real Madrid, perdeu por 1-0 fora de casa contra o Shakhtar Donetsk e tem jogado mal na La Liga noutros jogos, apesar de ter evitado mais derrotas.
O campeão espanhol começa o fim de semana a quatro pontos do líder Real Madrid e do segundo classificado Girona e, embora esteja empatado com o Atlético, a equipa de Simeone tem um jogo a menos.
O treinador do Barcelona, Xavi Hernandez, espera que João Félix continue ao nível que mostrou contra os dragões: "João Félix esteve bem, foi incisivo, marcou o golo... e os avançados ficam mais livres quando marcam."
João Félix combinou bem com o compatriota João Cancelo, que lhe deu a assistência para o golo, e ambos deverão ser titulares contra o Atlético.
A reviravolta contra o FC Porto aliviou algumas das preocupações que rodeavam o clube e se conseguirem mais três pontos no fim de semana, as águas ficarão consideravelmente mais calmas.