O baile no Bernabéu: a prova definitiva da explosão de Chukwueze

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O baile no Bernabéu: a prova definitiva da explosão de Chukwueze
Chukwueze "bisou" no Bernabéu
Chukwueze "bisou" no Bernabéu
AFP
O nigeriano está a superar de longe os seus registos, naquela que é a sua quinta temporada na elite, apesar de ter apenas 23 anos. Não lhe faltarão propostas atrativas e tentadoras na próxima janela de transferências, especialmente porque o seu contrato termina em 2024.

Samu Chukwueze tem todas as qualidades necessárias para estar entre os melhores do mundo. É rápido, tem muita garra, dribla sem limites, sabe como ajudar os companheiros de equipa e não se afasta da baliza quando está perto da área adversária. Já se vislumbravam todas estas virtudes nos primeiros dias que passou com a equipa principal, mas nos últimos meses deu o salto definitivo graças à melhoria de dois aspetos fundamentais: a tomada de decisão e a conquista de regularidade.

O Villarreal venceu no Santiago Bernabéu, apesar de ter estado a perder em duas ocasiões. Havia contas a ajustar, da Taça do Rei, e los groguets vingaram-se com outra remontada. É verdade que o Real Madrid está praticamente fora da corrida pelo título e LaLiga é agora a última das suas prioridades, mas isso não tira mérito ao conjunto de Quique Setién, já que Karim Benzema, Vinicius Júnior, Thibaut Courtois e companhia não faltaram ao encontro.

Os 13 golos e as 12 assistências na atual temporada falam por si. Nunca antes tinha chegado ao duplo dígito nestas categorias, embora leve várias temporadas próximo da dezena. Ainda tem margem para continuar a melhorar as estatísticas que o colocam como segundo melhor marcador da equipa, apenas atrás de José Luis Morales (15 golos). Para além disso, o recente bis permite-lhe dizer que os blancos têm sido a vítima preferida nesta temporada.

Algo evidente é que Chukwueze gosta dos grandes palcos. Para além deste idílio com o atual campeão europeu, também pode gabar-se de ter encontrado a rede com o Bayern de Munique, evitando o prolongamento no jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, após o golo de Robert Lewandowski. Também marcou três golos contra o Barcelona na sua carreira, embora nenhum deles tenha resultado em vitória - um empate e duas derrotas.

Renovar ou sair... para a Premier League?

O seu contrato com o emblema de La Cerámica termina dentro de pouco mais de um ano, pelo que o clube vai querer que ele renove o mais rapidamente possível para assegurar a sua continuidade, mas a decisão de Samu vai desempenhar um papel crucial no seu futuro. Se ele quiser mudar-se, os groguets tentarão vendê-lo na próxima janela de transferências, a fim de obter uma quantia significativa de dinheiro. Se ele ficar e não renovar, sairá de graça e não deixará nada nos cofres do clube.

Chukwueze deu o salto esperado
Flashscore

A sua cláusula é de 100 milhões de euros desde 2019, ano em que foi fortemente blindado contra uma hipotética explosão que chegou em 2023, após alguns amargos, mas quase cinco anos mais tarde a situação é diferente. A família Roig tem agora menos poder face a uma possível negociação e o desejo do jogador valerá ainda mais do que o habitual, precisamente devido a essa situação contratual.

Se existe um mercado poderoso, é o da Premier League, onde aqueles que lutam para evitar a despromoção têm um grande poder financeiro. Os clubes ingleses são a principal ameaça para manter Samu o máximo de tempo possível, tarefa que não é fácil. Ele não seria o primeiro a fazer as malas e mudar-se para o Reino Unido: Fornals foi vendido ao West Ham por 27 milhões de euros e Jackson esteve muito perto de partir para o Bourneomuth por mais de 20 milhões.