Osasuna quer dar lições na Europa à custa do Athletic Bilbao (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Osasuna quer dar lições na Europa à custa do Athletic Bilbao (2-0)
Os jogadores do Osasuna festejam o golo que selou a vitória
Os jogadores do Osasuna festejam o golo que selou a vitória AFP
O Osasuna tirou as medidas e está a dar uma lição de moral ao Athletic Bilbao. Os "rojillos", que já tinham eliminado a equipa de Bilbao na meia-final da Taça do Rei, roubaram momentaneamente o sétimo lugar ao Athletic ao vencerem por 2-0 no El Sadar, com golos de Budimir e Lucas Torró.

Recorde aqui as incidências do encontro

Espera-se sempre luta, intensidade, vigor e energia de um Osasuna-Athletic, um quase-dérbi com muitos assuntos pendentes, o último nas meias-finais da Taça. Sem nunca dar uma bola por perdida, lutar por ela com vigor e ímpeto. O que antigamente era conhecido como o jogo do norte. Mas tanto os navarros como os bascos não são apenas isso. Têm jogadores capazes de jogar com toque de bola, de se ligarem, de procurarem espaços e de divertirem os espetadores.

Flashscore de Osasuna-Athletic
Flashscore de Osasuna-AthleticFlashscore

Houve um pouco de tudo no El Sadar. Não houve golos na primeira parte, mas houve oportunidades. O Athletic teve-as nas botas de Iñaki Williams, mas por duas vezes Aitor Fernández interpôs-se entre ele e a baliza. Na primeira, defendida pelo defesa Rubén Peña, pediu-se penálti por mão na bola, mas o VAR nada disse. Na segunda, o guarda-redes foi enorme quando o leão o encarou.

Budimir, o desbloqueador

O Osasuna, que precisava da vitória para roubar o sétimo lugar ao Athletic, dominava claramente, procurando provocar a imprevisibilidade Abde e Manu Sanchez nos flancos, mas De Marcos estava imperial. A equipa de Arrasate precisava de algo mais. E encontrou-o nos balneários. Quatro minutos depois do recomeço, Budimir finalizou um grande cruzamento de Moncayola que Agirrezabala colocou na própria baliza.

Budimir comemora o golo contra o Athletic com os companheiros de equipa.
Budimir comemora o golo contra o Athletic com os companheiros de equipa.AFP

Com a força de quem está na liderança e com a Europa como prémio, os Rojillos não abrandaram a vontade de chegar ao segundo. Quase lhes custou a reviravolta num remate de Zarraga, mas mais uma vez Aitor fez por merecer o seu salário.

E a ambição deu frutos aos homens de Arrasate. Abde cobrou um livre ao poste, Moncayola apanhou o ressalto e encontrou Aimar na área, que se aguentou e encontrou Lucas Torró, que rematou para longe do alcance do guarda-redes.

O sétimo lugar é agora uma realidade e o Osasuna depende de si próprio para disputar a Liga da Conferência na próxima época, contra um Athletic desamparado.

Jogador da partida: Lucas Torró (Osasuna).