Clássico espanhol: Xavi com vantagem em relação a Ancelotti

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Clássico espanhol: Xavi com vantagem em relação a Ancelotti
Xavi e Ancelotti em Camp Nou
Xavi e Ancelotti em Camp Nou AFP
O catalão e o italiano já se defrontaram sete vezes. Quatro terminaram com vitórias do Barça. Três para o Madrid. Até ao momento, não se registaram empates.

Os adeptos do futebol espanhol aguardam com expetativa o início do primeiro clássico espanholda época. O Barça recebe em Montjuic o Real Madrid, que vem de um empate com o Sevilha num jogo polémico. Os blaugranas, por seu lado, venceram o Athletic pela margem mínima com um grande golo de Marc Guiu, um jovem de 17 anos que entusiasma os adeptos culé .

No domingo, Xavi e Carlo Ancelotti voltam a encontrar-se no jogo mais importante do campeonato. No total, o natural de Terrassa e o italiano já se defrontaram sete vezes. Quatro delas culminaram em vitórias para o vencedor do Campeonato do Mundo. Três para o ex-treinador do AC Milan.

O melhor resultado de Xavi num Clássico foi a vitória por 4-0 em 2021-2022. Aubameyang (bisou), Ronald Araujo e Ferran Torres marcaram os golos e silenciaram as bancadas do Santiago Bernabéu. Para Ancelotti, por sua vez, o melhor resultado é também um 4-0: a segunda mão da meia-final da Taça (2022-2023). Vinicius e Benzema (hat-trick) marcaram os golos dos Merengues, que venceram a competição depois de derrotarem o Osasuna na final.

A história de Xavi como jogador

O passado de Xavi como jogador e capitão da equipa blaugrana é brilhante. Contra o Real Madrid, Hernández disputou 42 clássicos, com 17 vitórias, 13 derrotas e 12 empates. O treinador somou cinco golos e dez assistências contra o Real Madrid, um dos seus adversários preferidos.

Os números de Ancelotti contra o Barça

Ao contrário de Xavi, Ancelotti tem um registo negativo contra o Barça. O italiano treinou 19 jogos contra os catalães, com um registo de 7 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. Ele enfrentou o Barça como técico do AC Milan, PSG e Real Madrid. Como técnico merengue, enfrentou os blaugranas oito vezes, com seis vitórias e sete derrotas.