Análise: Chegou, finalmente, a hora de David Pereira da Costa no Lens

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Chegou, finalmente, a hora de David Pereira da Costa no Lens
David Pereira da Costa, feliz com o golo.
David Pereira da Costa, feliz com o golo.AFP
Com um desempenho inconsistente, David Pereira da Costa nunca aproveitou as oportunidades que lhe foram dadas desde que se tornou profissional no Lens (2020). Mas isso mudou recentemente. No espaço de três semanas, já marcou mais golos (ou, pelo menos, alcançou o mesmo rácio) do que em toda a sua carreira no clube. O suficiente para agitar as tropas e mostrar o seu valor.

É provavelmente o jogador mais em forma do Lens nos últimos jogos. Em todas as competições, David Pereira da Costa tem estado presente, marcando golos, distribuindo a bola, sendo particularmente enérgico e raramente desiludindo. Com um jogador tão dinâmico ao seu lado, o Lens só pode fazer bem e continuar a sua escalada rumo aos lugares europeus da Ligue 1.

Os números de David Pereira da Costa
Os números de David Pereira da CostaFlashscore

"Tive de mudar a minha mentalidade"

O médio, que não teve tempo de jogar com regularidade, ainda estava em formação até 2024. Recuperado de uma lesão que durou quase dois meses entre setembro e outubro, teve de se desafiar e superar para provar que tinha um lugar no flanco esquerdo do Lens.

"Se não trabalharmos e ficarmos no nosso canto, vai ser muito difícil. Tive de mudar a minha mentalidade, trabalhar mais nos treinos e ter sempre um sorriso no rosto para recuperar a minha confiança", disse o jogador ao 11hdf. fr depois da sua excelente prestação contra o Estrasburgo na semana passada (3-1, um golo e uma assistência). "Fiz mais trabalho no ginásio, mais trabalho físico, mas também trabalho invisível: sono, alimentação. Fisicamente e mentalmente, tenho de estar sempre concentrado", disse também ao La Voix du Nord.

Figura-chave do sucesso do Lens desde o final de janeiro, marcou sempre (ou quase sempre). É tão disponível, seja no meio-campo ou na esquerda, que consegue enganar os adversários. Um bom ponto para um jogador de 23 anos que ainda está a evoluir.

Estas são qualidades que Franck Haise mencionou no início do mês, e que agora são ainda mais evidentes: "Ele sabe que há áreas no seu desenvolvimento em que precisa de estar mais presente, particularmente na última linha de ataque. Tem a capacidade de eliminar e criar desequilíbrios que os nossos outros jogadores não têm necessariamente. Emite sinais positivos"

Inícios e jogos bem sucedidos

Se for titular no jogo deste domingo contra o Reims , Pereira da Costa fará a oitava partida consecutiva. Prova de que o seu empenho e a consistência estão a dar frutos. E mesmo que a concorrência seja forte em Lens, devido às qualidades dos vários médios, a atual forma é tal que se sobrepõe a todas as outras.

O português não é apenas um bom jogador em campo. Ele é decisivo. Contra o Toulouse, o golo abriu o marcador e desbloqueou um resultado que tinha sido difícil de alcançar (2-1). O tento em Nantes deu ao Sang et Or uma vitória por 1-0. E a sua exibição quase perfeita contra o Strasbourg (3- 1) só poderia reforçar a sua posição. Mas isso não é tudo. Contra o Friburgo, na quarta-feira, ele não conseguiu fazer o golo, mas esteve presente e tentou distribuir boas bolas. É uma pena que as suas tentativas não tenham sido bem sucedidas.

O seu momento é agora. Pereira da Costa ainda pode mostrar do que é capaz e melhorar para o bem da sua equipa. A sua evolução será certamente prosseguida este fim de semana contra os Rémois, seguindo-se o Friburgo e o Mónaco na próxima semana.