Análise: Vincent Sierro, um capitão ao serviço do Toulouse

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Vincent Sierro, um capitão ao serviço do Toulouse
Vincent Sierro comemora um golo
Vincent Sierro comemora um goloAFP
Na véspera de disputar a 50.ª partida com o Toulouse, o suíço de 28 anos espera conquistar o 10.º lugar e recolocar a equipa na metade superior da Ligue 1. O capitão é um dos principais jogadores do TFC nesta temporada e a liderança está a levar os violetas ao topo.

"Estou assumindo as minhas responsabilidades e está a dar certo". Todo sorridente após a vitória de 3-1 do Toulouse sobre o Lille no último fim de semana, Vincent Sierro resumiu numa frase ao jornal La Dépêche uma boa razão para o sucesso recente do clube. Nem tudo foram rosas desde o início da temporada, mas a equipa está de volta ao vermelho. E isso não poderia ter acontecido sem o capitão e eleito o melhor jogador do ano.

Os números de Sierro
Os números de SierroFlashscore

Depois de chegar a Toulouse no inverno de 2023, Sierro ganhou fama e, depois de muito trabalho, tornou-se uma figura-chave na equipa do TFC. Médio diligente, direto e com um papel central, é um excelente recuperador de bola. Outro dos seus grandes trunfos é a capacidade de passar a bola e organizar o jogo para que o ataque e a defesa sigam na mesma direção. Por isso, sabe mobilizar os homens, o que lhe valeu a braçadeira de capitão.

Mas nem sempre foi assim. O início de temporada do suíço mostrou as suas deficiências e contribuiu para os maus resultados da sua equipa. Foi só no início de 2024 que ele passou a ter outra dimensão. E agora, graças à consistência e empenho em campo, as coisas estão a melhorar. A prova está no pudim: no banco contra o Lille, ele mudou tudo quando entrou ao lado de Thjis Dallinga.

Com quatro golos e três assistências em dois meses, o violeta não parou mais. A sua serenidade permitiu ao Toulouse converter penáltis, vencer grandes equipas como o Mónaco ( 1-2) na Ligue 1 e segurar o Benfica na Liga Europa. Não é algo que passe despercebido.

"Desde o primeiro dia, Vincent tem sido um exemplo para nós", disse recentemente Carles Martinez Novell: "Sofreu em alguns momentos, queria ser melhor, queria mostrar as qualidades que víamos nos treinos. Mas, por vezes, por várias razões, isso não aconteceu. Sempre tive a maior confiança nele. Ele sabia disso. Por vezes, é bom estar no banco. Quando entrou como suplente, não foi para o castigar, mas para lhe dizer 'descansa e volta com mais energia'. Agora ele está excelente".

O melhor jogador do Toulouse em 2024?

De qualquer forma, ele já é o melhor jogador suíço no exterior em fevereiro, segundo a Swiss Football Mag. E de acordo com o nosso software de atribuição de notas, ele teve um jogo excecional após o outro, com quatro pontuações acima de 8. Sierro é um homem em quem se pode confiar para manter a calma em campo. E mesmo que não marque em todos os jogos - o que não é o seu papel - contribui ativamente para o sucesso da sua equipa.

E agora que o Toulouse mudou para uma formação 5-2-3 (contra o Benfica), parece que Sierro poderá ter um impacto ainda maior no meio-campo. Não muito longe do nível exibido por Stijn Spierings no ano passado, ele precisa provar que, nos três meses restantes de competição, pode manter esse nível de desempenho.

Neste domingo, o jogador natural de Toulouse terá outro grande desafio pela frente. Contra o Nice, ele não só terá de lutar no meio-campo, mas também levar a sua equipa ao limite se quiser vencer.É esse o caminho para o sucesso, não há segredo", disse o jogador suíço.