Do fim de carreira prematuro para empresário de sucesso: Steve Savidan em exclusivo ao Flashscore

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do fim de carreira prematuro para empresário de sucesso: Steve Savidan em exclusivo ao Flashscore

Steve Savidan, embaixador-distribuidor em França da solução VEO.
Steve Savidan, embaixador-distribuidor em França da solução VEO. © LinkedIn Steve Savidan / Ventilo Sports
Jogador importante da Ligue 1 nos anos 2000, Steve Savidan, parceiro-embaixador da VEO em França, falou ao Flashscore sobre esta câmara inteligente, concebida para facilitar a vida dos que se dedicam ao futebol e ao desporto em geral.

29 de junho de 2009, o avançado do Caen, Steve Savidan, está prestes a assinar o "contrato de uma vida" com o Mónaco, depois de ter atraído o interesse do Rennes e do Nice, entre outros. Os normandos, no entanto, acabam de ser despromovidos para a Ligue 2.

Uma notícia triste para o jogador nascido em Angers, que não só tem de se conformar com o revés, mas também vê o tempo passar para voltar à seleção francesa. O jogador de 31 anos, que foi convocado uma vez para enfrentar o Uruguai em 19 de novembro de 2008, espera fazer parte da lista final de convocados para a África do Sul. É por isso que a oportunidade de se juntar ao Mónaco é uma dádiva de Deus para ele...

Mas um exame médico revelou uma anomalia cardíaca recente. O risco era de morte súbita. A 4 de julho de 2009, anunciou o fim da sua carreira pelas mesmas razões médicas. "Uma bala no coração" foi como descreveu este difícil acontecimento, que contou no seu livro um ano mais tarde.

Excelente comunicador, Savidan não teve dificuldade em encontrar rapidamente uma nova carreira. Consultor de televisão e depois de rádio, trabalhou nos maiores meios de comunicação social franceses, antes de tentar a sorte como treinador nas divisões amadoras do futebol francês. Mas, em 2019, decidiu pôr fim à sua aventura no SO Cholet e, alguns anos mais tarde, voltou-se para a análise de vídeo, tornando-se o parceiro-embaixador francês da VEO.

Aberto a todos os tipos de clubes

Por que razão quis ele desenvolver este projeto de "câmara inteligente"? "Como distribuidor independente da solução VEO, o meu papel não é simplesmente vender um produto, mas oferecer uma solução completa que inclui formação em análise de vídeo", explica Savidan: "A ideia de oferecer estes serviços nasceu da minha experiência como antigo futebolista e da constatação da importância vital da análise de vídeo para melhorar o desempenho. Vi uma oportunidade de tornar estas ferramentas mais acessíveis e de prestar apoio personalizado aos clubes e treinadores para maximizar a sua utilização".

Muitos clubes recorreram à VEO para utilizar esta ferramenta de vídeo. Equipada com inteligência artificial, pode filmar jogos automaticamente, mas acima de tudo pode extrair automaticamente imagens ou fornecer resumos com pouca ou nenhuma intervenção humana. Trata-se de uma verdadeira revolução na análise dos jogos, que permite economizar um tempo considerável e que permite aos clubes progredir a todos os níveis.

"A minha carreira como futebolista deu-me uma visão direta dos benefícios da análise de vídeo, embora limitada na altura. A VEO Cam 3 (a última versão, nota do editor) destaca-se não só pela sua autonomia e inteligência artificial, mas também pelo apoio que ofereço através de serviços de formação dedicados. Como distribuidor, certifico-me de que cada utilizador, quer seja um clube ou um treinador, não só adquire o equipamento, como também recebe uma formação abrangente para otimizar a sua utilização. Isto permite uma integração mais eficaz da ferramenta no seu processo de treino e jogo, garantindo uma utilização óptima e resultados tangíveis."

Do Lille ao mais modesto Saint-Armand FC, passando pelo AS Nancy Loraine, ou do outro lado do Atlântico, ao Inter Miami ou ao Montreal Impact, Steve Savidan e a VEO procuram oferecer uma solução a todos os jogadores do mundo do futebol. O objetivo é simples: abrir as portas a uma nova profissão no desporto a todos os níveis e, em última análise, democratizá-lo. "Como distribuidor, ofereço não só a solução VEO, mas também cursos de formação especializados para clubes e treinadores", explica: "Isto ajuda-os a interpretar os dados de forma eficaz e a melhorar o desempenho através da utilização optimizada desta tecnologia, integrando a solução no seu clube".

E para todos os tipos de desporto

A mais recente, a famosa VEO Cam 3, é uma revolução. A sua tecnologia follow-cam gerada por IA segue automaticamente o jogo e as acções da partida, para uma experiência quase televisual. Com imagens de alta definição, uma bateria de longa duração, concebida e testada para gravar entre -10°C e 45°C, à chuva, à neve ou ao sol, e transmissões em direto, esta última versão torna o futebol mais fácil de ver, mas não é a única.

Para além de fornecer uma verdadeira ferramenta para a bola redonda, Steve Savidan está a olhar para mais longe: "A minha visão é alargar a utilização da solução VEO a outros desportos, fornecendo ao mesmo tempo a formação necessária para que cada disciplina possa tirar o máximo partido das suas funcionalidades. Estou a trabalhar ativamente para adaptar os meus cursos de formação às necessidades específicas dos diferentes desportos, ajudando todos os utilizadores a maximizar o potencial da sua análise de vídeo".

Já presente no râguebi, no basquetebol e no futebol americano, o antigo internacional francês não pretende ficar por aqui. O mundo do desporto precisa de ser facilitado pela análise de vídeo, e ele sabe-o: "Os meus objectivos a longo prazo incluem não só a expansão da utilização da solução VEO em diferentes desportos, mas também o alargamento dos nossos serviços de formação em análise de vídeo. Ao dar formação a treinadores e clubes sobre como utilizar a tecnologia VEO de forma eficaz, estou a contribuir para a evolução da análise desportiva e para uma melhor compreensão das suas estratégias e desempenho."