Exclusivo Flashscore: Paulo Fonseca só vai decidir o futuro no final da temporada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exclusivo Flashscore: Paulo Fonseca só vai decidir o futuro no final da temporada
A oito jornadas do fim do campeonato, Paulo Fonseca só tem uma coisa em mente: terminar a época da melhor forma possível.
A oito jornadas do fim do campeonato, Paulo Fonseca só tem uma coisa em mente: terminar a época da melhor forma possível.AFP
É dia de dérbi no norte e de resultados para o Lille. Com o contrato com os Dogues a chegar ao fim dentro de três meses, Paulo Fonseca tem apenas uma coisa em mente: conseguir o melhor final de época possível.

Com o fim da pausa internacional em março, os bons tempos estão à porta e, com eles, os últimos jogos da época, com os diferentes desafios que cada clube enfrenta. Nesta temporada, o Lille, quarto na Ligue 1 (43 pontos), está a três pontos do pódio, mas empatado em pontos com o Nice (quinto) e logo atrás do adversário desta noite, o RC Lens (sexto, 42 pontos).

Dois anos depois, os Dogues têm a oportunidade de regressar à principal competição europeia. Com a Liga dos Campeões na mira, o Lille espera fazer uma aparição neste que será o primeiro ano do novo formato, enquanto dá tudo de si nos dias 11 e 18 de abril contra o Aston Villa nos quartos de final da Liga Conferência.

É nisso que Paulo Fonseca está a pensar neste momento, apesar da aproximação do fim do contrato e dos rumores de que estará longe do Lille na próxima época. A única prioridade atualmente? O resultado da temporada 2023/24, que começa com o confronto desta sexta-feira à noite contra o Sang et Or no Stade Pierre-Mauroy: "Sentimos a pressão, mas é a pressão que queremos ter neste momento da temporada. Queremos ter a oportunidade de estar nesta posição. É um clássico, mas também é um jogo importante para a classificação", disse em conferência de imprensa.

A classificação do Lille
A classificação do LilleFlashscore

Foco na obtenção de bons resultados

Sim, o futuro de Paulo Fonseca poderia ser considerado em aberto, uma vez que o contrato do técnico português termina a 30 de junho. No entanto, de acordo com as informações recolhidas pelo Flashscore, a razão pela qual a direção e o treinador do LOSC ainda não se reuniram até ao momento é simplesmente porque o técnico português está concentrado no final da época e na obtenção de bons resultados. 

A oito jogos do fim da época, o Lille tem muito em jogo nas próximas três semanas. Na Ligue 1, o clube nortenho recebe dois rivais diretos pelas vagas europeias em sequência rápida: o Lens, nesta sexta-feira, e o Marselha (05 de abril). Seguem-se os dois confrontos europeus contra o gigante da competição, o Aston Villa, na esperança de chegar às meias-finais antes de um possível final feliz.

Em casa, o Lille tem a melhor defesa das cinco principais ligas europeias, com apenas seis golos sofridos em 12 jogos da primeira divisão. Vai procurar um registo de 22 jogos sem sofrer golos em todas as competições - o segundo melhor da Europa a este respeito, atrás do Inter (24).

Sim, o jogo posicional (458 passes bem-sucedidos por jogo, em média) e a contrapressão (9,1 interceptações por jogo) podem fazer com que a equipa seja boa defensivamente, além de jogar um futebol atraente. O confronto desta noite promete ser emocionante, já que o adversário é uma equipa capaz de sair rapidamente da sua área e entrar no meio-campo adversário com apenas dois ou três toques.

O futuro

De acordo com as nossas informações, o Marselha continua interessado nos serviços de Paulo Fonseca. No verão passado, os dirigentes do clube do Sul fizeram uma proposta quando Igor Tudor deixou o clube. No entanto, o LOSC e o Al-Hilal não desistiram da proposta.

Um ano depois, é lógico que os dirigentes do Lille estejam a pensar da mesma forma. Pelo menos é o que afirma o diário L'Équipe na quinta-feira. Se não o deixaram sair há um ano, quando o Al-Hilal estava disposto a pagar, porque é que o hão-de fazer uma época mais tarde? E se os resultados são finalmente tão positivos, mais uma razão para lhe oferecerem a oportunidade de continuar...

Por seu lado, Paulo Fonseca é um treinador que sempre privilegiou a estabilidade de um clube em detrimento do prestígio ou dos recursos. Foi isso que o atraiu há dois anos, quando o Lille lhe ofereceu o lugar. Resta agora saber que tipo de projeto desportivo os Dogues lhe podem oferecer que o faça querer regressar. Mas antes disso, vamos concentrar-nos nos resultados e no objetivo de vencer o derby du Nord.

Pablo Gallego - Editor de Notícias Sénior
Pablo Gallego - Editor de Notícias SéniorFlashscore News France