Semana de Dérbi: duas equipas fortes e duas cidades diferentes batalham pelo Norte de França

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Semana de Dérbi: duas equipas fortes e duas cidades diferentes batalham pelo Norte de França
O duelo entre Lille e Lens não é um dérbi regional qualquer
O duelo entre Lille e Lens não é um dérbi regional qualquerProfimedia / Livesport
Quando se fala na Ligue 1, a maioria dos adeptos de futebol pensa no Paris Saint-Germain, no Olympique de Marselha, no Olympique de Lyon ou no Mónaco. No entanto, dois grandes clubes do norte do país, das cidades de Lille e Lens, são também endereços muito tradicionais e bastante bem sucedidos. No confronto entre eles, não se trata apenas de pontos importantes, mas também do prestígio e da marca da melhor equipa da região. Historicamente, a rivalidade também se situa na luta de classes entre a classe média rica e os mineiros pobres. O Dérbi do Norte é um dos duelos mais interessantes e animados de França.

Lille é uma das maiores aglomerações urbanas de França. Toda a área metropolitana (que partilha, por exemplo, com a famosa Roubaix, famosa pelo ciclismo) tem mais de um milhão de habitantes, e a cidade propriamente dita tem cerca de 250 mil habitantes. Situa-se na fronteira com a Bélgica, alberga três universidades e tem sido historicamente um centro de comércio e cultura. É descrita como moderna, cosmopolita e aberta ao mundo.

Em contrapartida, Lens, situada apenas 35 quilómetros a sul, tem uma população de 32.000 habitantes. Em comparação com Lille, tem também raízes históricas, económicas e sociais muito diferentes. É o centro da vasta bacia de carvão de Nord-Pas-de-Calais e é, por conseguinte, uma cidade mineira e industrial.

Tanto o Lille como o Lens têm um rival (mais pequeno) em Valenciennes, atualmente na Ligue 2
Tanto o Lille como o Lens têm um rival (mais pequeno) em Valenciennes, atualmente na Ligue 2P3K / Google Earth

A última mina de carvão de Lens cessou a sua atividade em 1986 e as duas cidades já não estão tão distantes económica e sociologicamente. No entanto, o ressentimento e o desprezo mútuo permanecem. Atualmente, a rivalidade manifesta-se sobretudo em campo, durante o Derby du Nord (Dérbi do Norte).

Há três anos, os jogadores do Lille, agora orientados por Paulo Fonseca, conseguiram quebrar o domínio do claro e hegemónico do PSG no futebol francês e conquistaram o título. No ano passado, a equipa do Racing Club de Lens, com David da Costa em destaque, derrotou, para variar, os parisienses, ficando em segundo lugar apenas um ponto atrás. Mesmo na época atual, ambos estão a tentar alcançar a melhor posição possível, para garantir a participação nas competições europeias da próxima época.

Cães e sangue e ouro

O passado mineiro ainda é evidente no simbolismo do RC Lens. O seu emblema representa uma torre negra e as cores do clube, e, consequentemente, a alcunha da equipa. estão também ligadas à extração de carvão. A cor vermelha remete para o trabalho árduo da exploração mineira (Sang, "o sangue"), enquanto o dourado (Or, "o ouro") simboliza o facto de o carvão ser tão valioso como o ouro para Lens e toda a região.

O apelido dos jogadores do clube, cujo nome completo é Lille Olympique Sporting Club (e, por isso, muitas vezes visto apenas sob a abreviatura LOSC), deriva da região - Les Nordistes (Os Nórdicos). No entanto, a alcunha mais famosa da equipa, utilizada há mais de 100 anos e que se reflete graficamente no logótipo do clube, é Les Dogues ("Os cães"). No caso dos futebolistas do Lille, esta raça de cães de grande porte representa a força, a agressividade e o empenho no clube.

O Lille OSC é conhecido por formar jovens talentos e por um excelente trabalho de observação. Entre os produtos mais famosos da academia contam-se Lucas Digne, Benjamin Pavard e os belgas Eden Hazard e Divock Origi. Jogadores como Mike Maignan, Gabriel, Sven Botman, Idrissa Gueye, Rafael Leão, Victor Osimhen e Jonathan David estão entre os grandes reforços e talentos que se desenvolveram no Lille.

O avançado canadiano Jonathan David é atualmente um dos grandes nomes do LOSC
O avançado canadiano Jonathan David é atualmente um dos grandes nomes do LOSClosc.fr.

O Lille conquistou seis títulos de campeão na sua história. Os dois primeiros em 1914 e 1933, quando ainda era o Olympique Lillois, um dos clubes cuja fusão em 1944 criou o atual LOSC. O triunfo mais recente tem apenas três anos. Em 2010/11, os Dogues chegaram mesmo a conquistar a dobradinha, vencendo a Taça de França e a Ligue 1.

O seu rival, o RC Lens, também já venceu o campeonato e a Taça. No século XXI, o Lens foi despromovido várias vezes para a segunda divisão. Desde 2020, no entanto, está de volta à elite, onde se colocou imediatamente entre as equipas que aspiram a participar na Europa (2021 - 7.º lugar, 2022 - 7.º lugar, 2023 - 2.º lugar).

O balanço geral do Derby du Nord é ligeiramente favorável ao Lille. Ganhou 45 dérbis, o Lens venceu 37 vezes e 36 jogos terminaram empatados. Os rivais também dividiram os pontos nas duas últimas ocasiões (sempre 1-1). A partida, disputada em Lille num moderno Stade Pierre-Mauroy com capacidade para 50.000 espectadores, está marcada para sexta-feira, 29 de março, às 20:00.

Próximos dérbies

Quinta-feira, 28 de março

Colômbia - Primeira Divisão A

Millonarios x Independiente Santa Fe

Clásico Bogotano (Dérbi de Bogotá)

Bogotá, a capital da Colômbia, tem oito milhões de habitantes. A população da metrópole é dividida basicamente em duas metades - uma favorece os Millonarios, a outra o Independiente Santa Fe. O Clásico Bogotano, ou Clásico Capitalino, é o dérbi tradicional da Colômbia.

Sexta-feira, 29 de março

Irlanda - Primeira Divisão

Shamrock Rovers x Bohemian FC

Dublin Derby (Dérbi de Dublin)

Este é o maior dérbi do futebol irlandês. Para além de estarem sediados na capital, os dois clubes estão entre as equipas mais bem sucedidas da história. O Shamrock lidera a tabela histórica em termos de títulos. Foi campeão irlandês 21 vezes. Na época de 2023 (disputada num sistema de primavera e outono), conquistou o seu quarto título consecutivo. O Bohemian conquistou o título irlandês por 11 vezes (a última das quais em 2009).

Irlanda do Norte - Taça da Irlanda

Glentoran - Linfield

Big Two derby (Dérbi dos Dois Grandes)

Os clubes de Belfast, Glentoran e Linfield, são os dois maiores clubes da Irlanda do Norte. O dérbi Big Two, por vezes chamado Bel Clasico (Clássico de Bel), é o dérbi com mais jogos disputados do mundo. Este jogo da meia-final da Taça da Irlanda será o encontro mútuo número 647. Este confronto e outros dérbis do futebol da Irlanda do Norte foram cobertos pela Semana de Dérbi em dezembro.

Sábado, 30 de março

Japão - Liga J1

Kawasaki Frontale - FC Tokyo

Tamagawa Clasico (Dérbi do rio Tama)

Kawasaki é uma das cidades que compõem a chamada Grande Tóquio, a maior área metropolitana do mundo, com uma população de 40 milhões de pessoas. Os clubes de futebol Kawasaki Frontale e FC Tokyo partilham uma rivalidade que tem o nome do rio Tama (Tamagawa em japonês).

Suécia - Superettan (2.ª divisão)

Sundsvall - Östersund

Norrlandsderbyt (dérbi de Norrland)

Östersund é mais conhecida pelo biatlo, mas no verão os adeptos do desporto local também se concentram no dérbi de futebol contra Sundsvall. As duas cidades situam-se a 180 quilómetros uma da outra, no centro da Suécia. O dérbi marca o início da nova época da Superettan, a segunda liga sueca.

Alemanha - Bundesliga

Bayern de Munique - Borussia Dortmund

Der Klassiker (O Clássico)

O confronto entre o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund é o maior jogo do futebol alemão. O Bayern conquistou 33 títulos. O Borussia está em terceiro lugar nas tabelas históricas, com oito. O Nuremberga tem mais um triunfo, mas a última vez que ganhou o campeonato foi em 1968 e atualmente joga na segunda divisão.

Croácia - HNL

Hajduk Split - Dínamo de Zagreb

O dérbi de Vječni (dérbi eterno)

O futebol croata é claramente dominado (histórica e atualmente) pelo Dínamo da capital Zagreb. O seu maior rival é o Hajduk, da segunda maior cidade - Split. Ambos os clubes são apoiados por grandes e fanáticos grupos de adeptos: os Bad Blue Boys (Dínamo) e a Torcida (Hajduk).

Suíça - Superliga

FC Basileia - FC Zurique

Schweizer Klassiker (Clássico Suíço)

Basileia e Zurique estão entre as cidades mais importantes da Suíça. Ambas estão situadas na parte do país alpino onde predomina a língua alemã. Este facto é, por si só, uma das razões da sua rivalidade. As tensões e a animosidade entre o Basileia e o Zurique aumentaram significativamente no novo milénio, especialmente em 2006, quando os dois clubes se defrontaram na última ronda do campeonato para disputar o título. A Semana de Dérbi já falou sobre esse duelo.

Brasil - Campeonato Mineiro (Liga Nacional)

Atlético Mineiro - Cruzeiro

Clássico Mineiro

O Atlético Mineiro e o Cruzeiro são clubes de Belo Horizonte, a capital do estado brasileiro de Minas Gerais. O seu clássico é designado pelo adjetivo mineiro, um nome habitacional para algo que é originário de Minas Gerais. O Clássico Mineiro já foi disputado mais de 500 vezes.

Brasil - Campeonato Cearense (Liga Estadual)

Fortaleza - Ceará SC

Rei do Ceará

O Fortaleza joga a nível nacional na principal competição do Brasil, enquanto o Ceará joga na segunda divisão. No entanto, dentro da competição cearense, são os dois maiores clubes que tradicionalmente lutam pelo título. Ambos estão sediados na capital do estado, Fortaleza. Já disputaram quase 600 partidas.

Domingo, 31 de março

Países Baixos - Eredivisie

FC Twente - Heracles Almelo

Derby de Twentse (Dérbi da região de Overijssels)

A província neerlandesa de Overijssels, rica em futebol, será palco de mais um dérbi regional. Desta vez, o Twente Enschede (atualmente em terceiro lugar na tabela) e o Heracles Almelo (14.º) defrontam-se. As cidades de Enschede e Almelo ficam a apenas 30 quilómetros de distância, no extremo leste dos Países Baixos.

Almere City - FC Volendam

Derby de Markermeer (Dérbi do Lago Markermeer)

Mais um dérbi regional na Eredivisie. As equipas de Almere e Volendam, situadas em lados opostos do lago Markermeer, a norte de Amesterdão, vão defrontar-se. Os dois rivais lutam para se manterem na primeira divisão. O Almere está numa boa posição (12.º), mas o Volendam está em último (18.º).

França - Ligue 1

Olympique de Marselha - Paris Saint-Germain

Le classique (O Clássico)

Os dois maiores clubes franceses e os únicos que conseguiram ganhar algum troféu europeus (o OM na época 1992/93 da primeira Liga dos Campeões, o PSG na época 1995/96 da Taça dos Vencedores das Taças). E também as equipas com o maior número de títulos franceses (PSG 11, OM 10). Não é um dérbi no verdadeiro sentido geográfico (as duas cidades estão separadas por 750 quilómetros), mas a rivalidade é enorme. E não apenas devido à força desportiva dos dois rivais. O jogo é um duelo entre duas das maiores cidades de França. Em França, Le Classique é a batalha do norte contra o sul e uma batalha social entre classe alta e classe baixa.

Espanha - LaLiga

Real Madrid - Athletic Bilbao

El Viejo Clásico (O Velho Clássico)

A rivalidade entre o Real Madrid e o basco Athletic Bilbao é conhecida como El Viejo Clásico. Durante muito tempo, foi o jogo mais disputado do futebol espanhol (até ser ultrapassado pelo El Clásico entre o Real e o Barcelona em 2011).

Segunda-feira, 1 de abril

Bélgica - Jupiler Pro League

Cercle Brugges - Club Brugges

Brugse stadsderby (dérbi de Bruges)

O Club Brugges tem sido a equipa de Bruges mais bem sucedida a longo prazo. O Cercle, no entanto, está atualmente a fazer uma excelente época. Os playoffs do campeonato belga estão prestes a começar e os dois rivais locais vão defrontar-se na fase de grupos para disputar o título. O quarto (Club Brugge) e o quinto (Cercle) lugares, respetivamente, estão separados por apenas dois pontos.

Dinamarca - Superligaen

FC Copenhaga - Bröndby Copenhaga

Slaget om Kobenhavn (Batalha de Copenhaga)

O Copenhaga e o Bröndby são os dois melhores clubes da capital e de toda a Dinamarca. O Copenhaga tem 15 títulos, o Bröndby 11. No entanto, o Midtjylland está atualmente em primeiro lugar. O Bröndby está em segundo lugar com um ponto de desvantagem e o Copenhaga está a três pontos do terceiro lugar.

Irlanda - Primeira Divisão

Dundalk - Drogheda United

Louth Derby (Dérbi do Condado de Louth)

Para além de Cork e Dublin, Louth é o único condado da Irlanda com dois clubes na primeira divisão. O Dundalk é, historicamente, a segunda melhor equipa do país (a seguir ao Shamrock Rovers, com 21 títulos de primeira divisão), tendo vencido o campeonato 14 vezes (a última das quais em 2019). O Drogheda conquistou um título (2007).

Terça-feira, 2 de abril

Alemanha - DFB Pokal (Taça)

1. FC Saarbrücken - 1. FC Kaiserslautern

Derby Saar-Pfalz (Dérbi do Sarr)

A meia-final da Taça da Alemanha é um jogo interessante, não só porque o Saarbrücken (que eliminou o Bayern, o Frankfurt e o Mönchengladbach) e o Kaiserslautern (que está na segunda divisão) se defrontam, mas também porque se trata de um dérbi. As duas cidades ficam a menos de 70 quilómetros uma da outra.

Portugal - Taça de Portugal (Taça)

Benfica - Sporting

Dérbi da Capital

A festa do futebol na Páscoa será encerrada com o dérbi de Lisboa, na meia-final da Taça de Portugal. Será um jogo de reencontro, pois o Sporting venceu a primeira mão em casa por 2-1. Os dois rivais estão atualmente numa luta renhida pelo primeiro lugar do campeonato.