Ligue 1: Lille tranquiliza-se, Le Havre e Nice vencem, Metz e Reims dão espetáculo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ligue 1: Lille tranquiliza-se, Le Havre e Nice vencem, Metz e Reims dão espetáculo

Atualizado
Lille e uma vitória bem-vinda para Paulo Fonseca
Lille e uma vitória bem-vinda para Paulo FonsecaAFP
O Nice venceu de forma merecida o Estrasburgo, por 2-0, deixando a equipa de Patrick Vieira em maus lençóis. Antes, nos três jogos das 14:00 da 4.ª jornada, o Lille de Paulo Fonseca marcou rapidamente e manteve a calma contra o Montpellier (1-0), o Le Havre castigou o Lorient para vencer por claros 3-0, enquanto Metz e Reims marcaram golos excecionais no empate a dois.

Nice 2-0 Estrasburgo

Sem surpresas, a posse de bola foi para o Nice e a pressão para o Estrasburgo. Francesco Farioli, discípulo de Roberto de Zerbi, com quem trabalhou, fez das jogadas lentas, iniciadas pelas trocas entre os centrais Dante e Jean-Clair Todibo, a sua imagem de marca. No final da partida, o técnico italiano viu os seus preceitos serem aplicados com inegável sucesso.

Apesar do processo um pouco confuso até então, foi num canto que o Gym teve a sua melhor oportunidade da fase inicial, com Terem Moffi, deslocado por Dante, a obrigar Matz Sels a relaxar (11'). Com mais de 75% de posse de bola, os Aiglons mantinham os alsacianos em alerta e, sob um calor sufocante (30 graus), esses esforços tendiam a dar frutos. Mais uma vez, Hicham Boudaoui arrepiou as bancadas do Allianz Riviera após um canto, mas o cabeceamento passou a rasar a trave de Sels (24').

Aos 27 minutos, os homens de Patrick Vieira fizeram uma bela jogada coletiva, mas Emanuel Emegha falhou o alvo quando foi chamado a intervir junto ao poste. No entanto, os passes curtos também significavam ter de jogar sob pressão, e o Racing tinha dificuldade em lidar com a coordenação do Nice. Os últimos dez minutos do primeiro tempo viram ondas a baterem na baliza de Sels, que foi decisivo contra Gaëtan Laborde antes de ser travado pelo seu poste no remate de Morgan Sanson (34'). O guarda-redes belga era a última linha de defesa contra as investidas de Laborde e ficou frustrado por ver a sua equipa não conseguir dar os últimos toques quando dominava a posse de bola.

Já nos descontos, Dante encontrou Youcef Atal com um cruzamento impecável. Com um gancho para a direita dentro da área, e um remate de pé esquerdo para o fundo das redes, o argelino abriu o marcador de forma magistral (45+2'). Logicamente, os Aiglons voltaram para o vestiário com a vantagem. 

O Nice continuou a dominar a partida na segunda parte. Com mais de 70% de posse de bola e ainda usando as famosas mudanças de ritmo exigidas pelo seu treinador, os Aiglons foram em busca do segundo golo, mas não conseguiram encontrá-lo, esgotando os jogadores do Estrasburgo. A importância de Dante no ataque estava a tornar-se um problema intratável.

Aos 66 minutos, Laborde lançou Moffi para o golo. O nigeriano passou a bola por Sels e já estava a caminho de festejar, mas o poste decidiu o contrário. O ex-jogador do Lorient não se enganou com o passe de Todibo para selar a vitória do Nissart (75').

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Lille-Montpellier

Depois de ser severamente derrotado por 1-4 pelo Lorient no Le Moustoir, na semana passada, o Lille devia uma vingança aos seus adeptos. Yusuf Yazici precisou de apenas dois minutos para abrir o marcador contra o Montpellier, com livre de pé esquerdo cobrado de forma irrepreensível. 

Michel der Zakarian tinha avisado que, apesar de ter de jogar o prolongamento em Rijeka para se qualificar para a fase de grupos da Liga Europa, os Dogues iriam recuperar melhor com esta boa notícia. Se não fosse por Benjamin Lecomte, os Pailladins poderiam ter ido para o intervalo com uma vantagem maior, mas o guarda-redes defendeu os remates de Jonathan David (7') e Rémy Cabella (45+2').

Além de um livre de Téji Savanier aos 46 minutos, o Montpellier pouco incomodou Lucas Chevalier na segunda parte. No entanto, do outro lado do campo, Lecomte desviou o remate de Angel Gomes (55'), depois de Yazici ter falhado um minuto antes.

Moussa Al-Tamari teve a oportunidade de fazer o 1-1, mas Chevalier fez a defesa necessária para manter o Lille na frente. E quando Arnaud Nordin, ajudado por um desvio de Benjamin André, empatou, o VAR assinalou o fora de jogo de Kelvin Yeboah (88').

Estatística final do jogo
Estatística final do jogoFlashscore

Le Havre 3-0 Lorient

Quando o Le Havre garantiu a contratação de Daler Kuzyaev, era óbvio que se tratava de um grande golpe de mercado. O internacional russo não dececionou até agora nesta temporada. Depois de perder a bola no meio-campo, os Merlus foram apanhados desprevenidos pelos Normandos.

Kuzyaev e Loïc Nego juntaram-se para fazer o passe para Yvon Mvogo e o antigo jogador do Zenit marcou o seu segundo golo da época (53'). Foi também uma recompensa justa para o internacional húngaro, que tinha estado no ataque em duas ocasiões (13' e 51').

O Lorient continuou a sofrer com as investidas do Le Havre, com Nego a cruzar perigosamente para Kazyaev (56') e Nabil Alioui a rematar em arco (68'). Antoine Joujou entrou em campo aos 63 minutos e proporcionou a Alioui a oportunidade perfeita, desta vez rematando à queima-roupa (70'). O seu terceiro golo em 4 jogos.

O Le Havre fechou a vitória com um terceiro golo de Nolan Mbemba, ajudado por um desvio de Montassar Talbi que apanhou Mvogo desprevenido (90+6').

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Metz 2-2 Reims

Festival de golos soberbos em Saint-Symphorien na primeira parte. Primeiro, Cheick Sabaly acendeu o rastilho com um vólei de pé direito (7').

Oumar Diakité respondeu na mesma moeda. Desde o início, o jogador do Rémois quis posicionar-se e quando a porta se abriu na frente de Sadibou Sané, desferiu um poderoso remate de pé direito no canto superior, sem dar hioóteses a Alexandre Oukidja (17').

Teddy Teuma, que marcou em Montpellier, voltou a marcar para colocar o Reims em vantagem após o intervalo. O médio maltês recebeu uma assistência de Mohammed Daramy e fez o golo com um remate de pé esquerdo (52').

Um minuto depois de ter entrado em campo, Ablie Jallow aproveitou um ligeiro atraso na sequência de um contacto entre Marshall Munetsi e Lamine Camara para controlar a bola à entrada da área e encontrar a baliza de Yehvann Diouf (63').

No segundo jogo em casa, depois do Marselha, os Grenats empataram a dois golos, num resultado bastante positivo.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore