Olhar português: Golos milionários e uma final para Jesus na Arábia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olhar português: Golos milionários e uma final para Jesus na Arábia
Bernardo Silva marcou no empate do Manchester City em Madrid
Bernardo Silva marcou no empate do Manchester City em MadridAFP/Flashscore
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra, onde três portugueses estiveram em destaque, passamos ainda por Espanha, Itália, França, Alemanha e Arábia Saudita, antes de um salto habitual pelos golos de portugueses nos quatro cantos do mundo.

A viagem desta semana começa em França. O Paris Saint-Germain esteve envolvido em duas frentes - Ligue 1 e Liga dos Campeões - e houve dois portugueses em destaque: Gonçalo Ramos e Vitinha.

O avançado impediu a derrota dos parisienses na receção ao Clermont (1-1), em jogo da 28.ª jornada do campeonato gaulês, enquanto o médio anotou um golo na derrota do PSG na receção ao Barcelona (2-3), na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Nota ainda para as assistências de Tiago Santos na vitória do Lille, de Paulo Fonseca, na receção ao Marselha (3-1), e do luso-guineense Mama Baldé no triunfo em visita ao Nantes (1-3), para o campeonato.

Seguimos para Inglaterra. Bruno Fernandes marcou no empate do Manchester United na receção ao Liverpool (2-2) e Fábio Carvalho continua em altas ao serviço do Hull City. O jovem médio abriu caminho para a vitória dos tigers na visita ao Cardiff City (1-3), com dois golos na primeira parte.

O raio de ação de Bruno Fernandes
O raio de ação de Bruno FernandesGetty Images via AFP/Opta by Stats Perform

Bernardo Silva também esteve em plano de destaque no grande palco. O camisola 20 do Manchester City anotou um golo sensacional de livre direto no empate dos citizens em Madrid, frente ao Real Madrid (3-3).

Em Itália, Rafael Leão marcou no triunfo do AC Milan na receção ao Lecce (3-0). São já 12 golos (e 11 assistências) em 38 jogos realizados na presente temporada. Em Espanha, André Almeida saltou do banco para oferecer os três pontos ao Valência na visita a Granada (0-1) depois de uma longa lesão.

Os números de Rafael Leão
Os números de Rafael LeãoFlashscore

Um salto até Wolfsburgo na Alemanha, para dar conta da assistência de Tiago Tomás na derrota da sua equipa na receção ao Borussia Monchengladbach (1-3), antes da última paragem na Arábia Saudita.

Jorge Jesus venceu o duelo contra Luís Castro (2-1), num jogo em que Cristiano Ronaldo recebeu ordem de expulsão e que terminou com a passagem do Al Hilal à final da Supertaça saudita.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Cláudio Braga (Aalesund, Noruega), Diogo Bessa (SC Znojmo, República Checa), Guga Rodrigues (Beijing Guoan, China), Hélder Ferreira (Anorthosis, Chipre), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), Jorge Silva (Olimpija Ljubljana, Eslovénia), João Carlos Teixeira (Shangai Shenua, China) e João Lameira (Otelul, Roménia).