Olhar português: Da acrobacia de Dany Mota à ajuda de Rúben Neves para o recorde do Guiness

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olhar português: Da acrobacia de Dany Mota à ajuda de Rúben Neves para o recorde do Guiness
Dany Mota marcou golo sensacional
Dany Mota marcou golo sensacionalAFP/Flashscore
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. Da Arábia Saudita, onde quatro portugueses estiveram em destaque, passamos ainda por Espanha, França, Itália e Inglaterra, antes de um salto habitual pelos golos de portugueses nos quatro cantos do mundo.

Este artigo semanal normalmente publicado à quinta-feira saiu mais tarde por respeito e solidariedade para com a greve dos jornalistas de 14 de março.

A nossa viagem arranca na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo anotou o 35.º golo na presente temporada no festival de golos protagonizado pelo Al Nassr e o Al Ain (4-3), que resultou na eliminação da equipa de Luís Castro da Liga dos Campeões Asiática.

Melhor sorte teve Rúben Neves durante a última semana. O médio do Al Hilal marcou e assistiu na vitória na visita ao Al-Riyadh (1-3), alguns dias antes de novo triunfo frente ao Al-Ittihad (0-2), que permitiu à formação comandada por Jorge Jesus inscrever o seu nome no livro de recordes do Guiness, graças à 28.ª vitória consecutiva. Impressionante!

Nota ainda para as assistências de Pedro Rebocho e Fábio Martins, ambos do Al Khaleej, de Pedro Emanuel, na vitória na visita ao Al Fateh (1-2), no encontro da 23.ª jornada da principal liga saudita. O camisola 10 Fábio Martins voltou a assistir na ronda seguinte, diante o Al-Akhdoud (2-2), mas viu a sua equipa deixar escapar uma vantagem de dois golos.

Seguimos para Espanha. André Silva saltou do banco para anotar o golo da vitória da Real Sociedad em Granada (2-3), mas não foi o único a marcar no país vizinho. O lateral João Cancelo anotou o 4.º golo ao serviço do Barcelona, na vitória europeia do conjunto blaugrana na receção ao Nápoles (3-1). Já William Carvalho assistiu na derrota do Bétis diante o Villarreal (2-3).

Um pequeno salto até Inglaterra. Bruno Fernandes regressou aos golos na vitória do Manchester United na receção ao Everton (2-0), no encontro da 28.ª jornada da Premier League. Pelo Championship, equivalente ao segundo escalão, Fábio Carvalho também fez o gosto ao pé no encontro entre o Hull City e o Leicester City (2-2).

A viagem do Olhar Português passa agora por Itália, onde Dany Mota marcou um golo fantástico na vitória do Monza em Génova (2-3) e Mário Rui assistiu no empate do Nápoles diante o Torino (1-1).

Rafael Leão também esteve em evidência. O avançado do AC Milan anotou um golo sensacional na vitória europeia dos rossoneri diante o Slavia Praga (1-3), que confirmou a passagem dos italianos para os quartos da Liga Europa.

Por fim, em França, Gonçalo Ramos deixou marca no empate do Paris SG na receção ao Stade de Reims (2-2). O ex-Benfica já contabiliza nove golos em 29 jogos ao serviço dos parisienses.

O raio de ação de Gonçalo Ramos no encontro com o Reims
O raio de ação de Gonçalo Ramos no encontro com o ReimsAFP/Opta by Stats Perform

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Alexandre Alfaiate (Pas de la Casa, Andorra), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Diogo Gonçalves (Copenhaga, Dinamarca), Flávio Silva (Persik Kediri, Indonésia), Fábio Silva (Rangers, Escócia), Gonçalo Agrelos (ND Primorje, Eslovénia), Gonçalo Gregório (Dinamo Bucareste, Roménia) e João Amaral (Kocaelispor, Turquia).

Nota de maior destaque para Daniel Podence. Além do golo contra o Panathinaikos (1-3), o avançado português esteve em grande na reviravolta do Olympiacos na casa do Maccabi Tel Aviv (1-6), no encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, com um golo e duas assistências.