A nossa viagem começa em Inglaterra. O Everton atravessa uma fase delicada - apenas uma vitória em 2024 -, mas houve um português a fazer o gosto ao pé ao serviço dos toffees: Beto. O antigo avançado do Portimonense anotou o seu terceiro golo na Premier League na derrota do conjunto de Merseyside na deslocação a Bournemouth (2-1).
Na dupla jornada que se realizou na última semana em terras de Sua Majestade, João Palhinha também faturou no empate do Fulham, de Marco Silva, frente ao Sheffield United (3-3). Nota ainda para o golo do médio Fábio Carvalho na derrota do Hull City frente ao Leeds (3-1).
Seguimos para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo reforçou a sua candidatura ao prémio de melhor marcador da presente edição da liga saudita com seis golos nas duas últimas jornadas. O capitão da Seleção Nacional fez um hat-trick na receção ao Al Taee (5-1) e voltou a fazer estragos na goleada à moda antiga sobre o Abha (0-8), em que somou também uma assistência. Otávio também marcou num dos jogos.
Ainda em território árabe, o Al Hilal de Jorge Jesus reforçou o seu recorde de vitórias seguidas e acrescentou mais duas - Al Shabab (3-4), de Vítor Pereira, e Al Akhdoud (3-0) - e Rúben Neves esteve em plano de destaque nesse período, com três assistências para golo.
A viagem do Olhar Português passa agora por Itália, onde Rafael Leão brilhou na vitória do AC Milan na visita ao terreno da Fiorentina (1-2), com um golo e uma assistência, antes de encerrarmos o nosso percurso em França, para dar conta da vitória em bom português do Paris Saint-Germain no clássico contra o Marselha (0-2).
O médio Vitinha abriu o ativo no arranque do segundo tempo e o avançado Gonçalo Ramos saltou do banco para matar o jogo a cinco minutos dos 90.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Bruno Wilson (SJ Earthquakes, Estados Unidos), Daniel Candeias (Kocaelispor, Turquia), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Dinis Almeida (Ludogorets, Bulgária), Flávio Silva (Persik Kediri, Indonésia), Iuri Medeiros (Al Nasr, Emirados Árabes Unidos), Josué (Legia, Polónia), João Carlos Teixeira (Shangai Shenua, China), João Carvalho (Olympiacos, Grécia), Marco Paixão (Saliurfaspor, Turquia), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia), Tomané (APOEL, Chipre), Tobias Figueiredo (Criciúma, Brasil), Pedro Santos (DC United, Estados Unidos) e Nené (Jagiellonia, Polónia).