Patrick Vieira deu a volta ao Estrasburgo, mas encontra agora um verdadeiro teste

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Patrick Vieira deu a volta ao Estrasburgo, mas encontra agora um verdadeiro teste
Vieira durante a partida no Velódrome.
Vieira durante a partida no Velódrome.AFP
Apesar de ter sido compreensivelmente nomeado no outono, Patrick Vieira conseguiu claramente colocar a sua equipa de Estrasburgo no bom caminho. Invicto há oito jogos, o Racing vive um bom momento e pode encarar 2024 com otimismo.

É sempre difícil medir a evolução de uma equipa quando esta está prestes a defrontar a melhor equipa da Ligue 1. No entanto, o Racing Club de Estrasburgo de Patrick Vieira estará sob um olhar mais atento nesta sexta-feira à noite no La Meinau. É uma oportunidade para muitos observadores questionarem a capacidade do grupo de manter o ritmo.

Nos últimos cinco jogos, Estrasburgo é a segunda melhor equipa do campeonato (empatado com o PSG), com 11 pontos conquistados. É um sinal de que o RCSA está a surfar uma boa onda, apesar de haver uma boa probabilidade de encalhar por volta das 21:45 na 12 rue de l'Extenwoerth - especialmente porque os adversários devem estar a tentar vingar-se.

Não se trata de fazer previsões, mas de analisar os últimos resultados positivos, que sugerem que Vieira poderá ter encontrado soluções tácticas para ajudar a sua equipa a vencer.

Um momento importante

"Temos jovens jogadores que estão a descobrir a Ligue 1. Vão defrontar jogadores internacionais que estão habituados à Liga dos Campeões. É sempre interessante ver como estamos, ver o nosso nível atual e o quanto podemos melhorar", comentou o treinador do Strasbourg na conferência de imprensa de antevisão do jogo de quarta-feira.

As palavras do técnico do Estrasburgo são muito parecidas com o que está acontecendo com o plantel. Vieira parece querer manter a cautela em público, mas está necessariamente satisfeito por ver a sua equipa a obter bons resultados nas últimas semanas. Uma certa confiança também está a surgir em torno do Racing.

Os últimos jogos do Estrasburgo
Os últimos jogos do EstrasburgoFlashscore

Geralmente, quando se trata de enfrentar o PSG, as equipas da Ligue 1 ficam divididas entre vários sentimentos, incluindo uma certa apreensão. Mas o Estasburgo não tem nada a perder e não cairá na tabela se perder. Além disso, o empate em com o Clermont no último fim de semana foi um resultado relativamente bom. No regresso à ação em janeiro, foi o Marselha que perdeu pontos com os alsacianos.

Não há vitória no campeonato desde o triunfo por 2-1 sobre o Lille antes do Natal, mas o conteúdo do jogo está a solidificar. Pelo menos, é essa a impressão visual mais ou menos evidente.

Sim, o RCSA continua a não ser uma equipa de ataque, mas o plano de jogo de Vieira está a ganhar forma. À imagem do que ele sabe fazer, a sua equipa está a tornar-se mais forte defensivamente e mais eficaz ofensivamente. Le Havre e Lorient também pagaram o preço em meados de dezembro.

"Temos de tentar jogar o nosso futebol como fizemos nos últimos dois meses. Mesmo que saibamos que o PSG tem muitas vezes a posse de bola, temos de tentar fazê-los correr e cansá-los", disse Ibrahima Sissoko aos jornalistas na quarta-feira, ao mesmo tempo que representava a boa forma da sua equipa.

"Queremos continuar na mesma linha dos jogos anteriores. Há muito tempo que não jogamos em casa, por isso é mais uma razão para jogarmos bem. Temos de trabalhar muito uns pelos outros", asseverou.

O estado de espírito é assim alargado pelos próprios jogadores, que talvez tenham encontrado a sua osmose com as ideias de jogo do treinador. Este retorno ao Meinau é, portanto, a oportunidade ideal para dar um passo adiante...

"Espero que possamos fazer uma boa exibição coletiva em casa. Todos conhecem o ambiente do Meinau e estamos muito contentes por podermos voltar ao nosso estádio", acrescentou Vieira.