Persebaya e Arema reencontram-se em jogo sem espectadores após tragédia do ano passado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Persebaya e Arema reencontram-se em jogo sem espectadores após tragédia do ano passado

Este é o primeiro jogo entre Persebaya e Arema desde a tragédia registada no ano passado
Este é o primeiro jogo entre Persebaya e Arema desde a tragédia registada no ano passadoPersebaya/Twitter
O reencontro entre os dois clubes da Indonésia envolvidos na tragédia do ano passado, uma das maiores de sempre num estádio de futebol, decorre esta terça-feira. Há um português em campo no jogo, que não tem espectadores nas bancadas.

O último encontro entre os rivais Persebaya e Arema FC aconteceu em outubro de 2022 e terminou numa das maiores tragédias da história num estádio de futebol, que resultou na morte de 135 pessoas. Os incidentes começaram quando os adeptos invadiram o relvado, o que originou a reação das autoridades, que utilizaram gás lacrimogéneo para tentar controlar a multidão, ação proibida pela FIFA, órgão que regula o futebol mundial.

"O jogo será disputado sem espectadores, de acordo com a decisão da polícia", revelou o Persebaya através das redes sociais.

Pode acompanhar aqui as incidências do encontro.

Um fotógrafo da Reuters presente no estádio revelou que apenas alguns meios de comunicação, bem como responsáveis dos clubes, membros de segurança e forças da autoridade foram autorizados a assistir à partida. Centenas de polícias foram destacados para controlar as imediações do estádio, que está localizado numa zona próxima da sede da polícia nacional da Indonésia e da academia de polícia.

O duelo entre Persebaya e Arema FC, a contar para a Liga da Indonésia, devia ter acontecido no início de março, mas foi adiado pela polícia devido a persistentes preocupações relacionadas com a rivalidade dos adeptos e com problemas de controlo de multidões.

Nota ainda para a titularidade de Zé Valente, médio português que recentemente representou Penafiel e Estoril e que agora representa o Persebaya, ao serviço do qual soma já quatro golos e seis assistências em 14 jogos.