Feminino: Vicky López, a sensação espanhola que ainda nem festejou os 18 anos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Feminino: Vicky López, a sensação espanhola que ainda nem festejou os 18 anos
Vicky López com a camisola de Espanha.
Vicky López com a camisola de Espanha.AFP
Na passada sexta-feira, Vicky López jogou os seus primeiros minutos pela seleção espanhola na meia-final da Liga das Nações. Aos 17 anos, a jogadora do Barcelona está a preparar-se para a alta competição há vários anos.

No espaço de dois anos e meio, Vicky López subiu nas fileiras a uma velocidade vertiginosa. Em setembro de 2021, tinha apenas 15 anos quando se estreou pelo Madrid CFF na primeira divisão espanhola. Na sexta-feira passada, fez a sua estreia pela Espanha, num jogo histórico que levou La Roja aos Jogos Olímpicos, após a sua vitória enfática por 3-0 sobre os Países Baixos nas meias-finais da Liga das Nações.

A sua ascensão meteórica não é uma surpresa. Desde 2018, é um nome conhecido no futebol feminino depois de vencer a Football Cup Girls de Madrid contra o Manchester City e ser nomeada MVP do torneio. No ano seguinte, marcou um hat-trick na final da Primeira Liga Promises só para raparigas. No escalão sub-18, em 2020/21, marcou 60 golos em... 17 jogos.

Naturalmente, passou por todas as categorias inferiores de Espanha. Venceu o Campeonato do Mundo de Sub-17, conquistando a Bota de Ouro da competição. E mesmo quando a Rojita perdeu a final do Campeonato da Europa para a França, a capitã marcou dois golos no espaço de um minuto.

Com um presidente fundador madridista, o Madrid CFF poderia ter ajudado a enviar a sua estrela para o Real Madrid. No entanto, López juntou-se ao Barcelona em 2022. No dérbi contra o Levante Las Planas, a 25 de janeiro de 2023, tornou-se a mais jovem goleadora da história do clube. Depois de ter feito 11 jogos (10 na Liga, 1 na Liga dos Campeões) na época passada, passou a fazer parte da rotação blaugrana com 12 jogos na Liga (quatro golos e uma assistência) e seis na Liga dos Campeões. Marcando golos a cada 159 minutos em todas as competições, López está a progredir ao lado das melhores do mundo.

O seu progresso tem sido meteórico, mas também linear. Agora, como membro de pleno direito da seleção principal espanhola, Vicky López está a tentar conseguir um lugar nos Jogos Olímpicos, embora, com apenas 18 jogadoras elegíveis para a seleção, as suas hipóteses sejam escassas. No entanto, com esta primeira participação, já está de olho no Euro-2025.