Adeus à Europa pode ser a solução para o Newcastle

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Adeus à Europa pode ser a solução para o Newcastle

Sean Longstaff, do Newcastle, em ação com Theo Hernandez, do AC Milan
Sean Longstaff, do Newcastle, em ação com Theo Hernandez, do AC MilanReuters
A eliminação do Newcastle da Europa foi dolorosa, mas pode ter um lado positivo no final da temporada, quando Eddie Howe tenta classificar o clube para uma segunda campanha consecutiva na Liga dos Campeões.

A derrota em casa por 1-2 frente ao AC Milan, na quarta-feira, não só acabou com as esperanças do clube de chegar aos oitavos de final, como também o deixou no último lugar do Grupo F, e sem sequer uma consolação na Liga Europa.

O Newcastle começou o jogo ainda a ressentir-se de uma lista de jogadores indisponíveis, incluindo o guarda-redes Nick Pope, Jacob Murphy, Sven Botman e Harvey Barnes, lesionados, e Sandro Tonali, suspenso.

Para agravar os problemas de Howe, o capitão Kieran Trippier e Anthony Gordon foram substituídos durante o jogo e estão em dúvida para o jogo de sábado, da Premier League, em casa do Fulham.

Uma série de lesões, combinada com uma lista de jogos implacável, ameaça descarrilar a época do Newcastle e são esperados reforços em janeiro.

Jogador do Newcastle United parece abatido após o jogo com o Milan
Jogador do Newcastle United parece abatido após o jogo com o MilanReuters

No entanto, o facto de o clube não ter compromissos europeus no próximo ano poderá dar a Howe a margem de manobra necessária para limpar a sala de tratamento e montar um forte desafio para voltar a ficar num lugar de qualificação para a Liga dos Campeões.

O clube está atualmente em sétimo lugar, depois de três derrotas em cinco jogos da Premier League, e estará vulnerável no sábado perante uma equipa do Fulham de Marco Silva, que vem de duas vitórias consecutivas por 5-0.

"A dor que sentimos agora é motivação para amanhã e agora temos de nos concentrar na Premier League", disse Howe sobre a saída da sua equipa da Europa.

"Para mim, só tenho pensamentos positivos sobre a equipa e o que estão a dar, mas agora temos de garantir que somos consistentes na Premier League", acrescentou o treinador.

A classificação do Newcastle
A classificação do NewcastleFlashscore

O Newcastle também vai disputar os quartos de final da Taça da Liga, com o Chelsea, na próxima semana, e tem um confronto muito aguardado da terceira ronda da Taça de Inglaterra, com o rival local Sunderland, a 6 de janeiro.

A deceção com a eliminação da Liga dos Campeões logo desaparecerá se a equipa tiver uma segunda metade de temporada forte, mas Howe sabe que as próximas semanas serão complicadas.

"Saímos a lutar", afirmou.

"Não demos a nossa melhor versão de nós mesmos (durante a fase de grupos), mas havia razões válidas para isso. Estamos desesperados para voltar à Liga dos Campeões. Temos sempre de usar as desilusões e os contratempos como combustível para continuarmos a alcançar os nossos objetivos", assumiu o treinador do Newcastle.