Análise: A encruzilhada de Thomas Tuchel

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: A encruzilhada de Thomas Tuchel
O que vem a seguir para Thomas Tuchel?
O que vem a seguir para Thomas Tuchel?AFP
O projeto do Bayern de Munique falhou e o campeão em título e Thomas Tuchel vão seguir caminhos diferentes a partir do verão. De acordo com uma fonte do Spiegel, o vencedor da Liga dos Campeões de 2021 também não vai voltar a trabalhar na Alemanha. Mas o que é que se segue para o treinador de 50 anos, cujo currículo varia de altos históricos a baixos confusos?

Depois da sua passagem sem sucesso pelo Bayern, é lógico que Thomas Tuchel tenha acabado na Alemanha. Com o campeonato do ano passado e a Taça da Alemanha de 2017 com o Dortmund, o treinador nascido na Suábia não só conquistou os títulos mais importantes, como também treinou os principais clubes do país. Uma posição noutro clube alemão, em parte devido às suas persistentes críticas à cobertura mediática alemã, parece tão improvável a médio prazo como um regresso ao BVB ou ao Bayern.

A questão que se coloca é a seguinte: o que resta a um treinador do seu calibre numa idade relativamente jovem? Um treinador que já ganhou a Liga dos Campeões, que conduziu o impronunciável PSG à final da Champions, que trabalhou e teve sucesso em três das maiores ligas da Europa. No entanto, também experimentou repetidamente o fracasso. Conflitos no seio do clube de Dortmund, devido ao carácter difícil de Tuchel. A falta de resultados no Chelsea e no PSG, pelo menos após um certo período de tempo. E agora o fim no FC Bayern, onde nunca conseguiu ter o efeito desejado como treinador.

Na Alemanha e a nível internacional, Tuchel continua a ser associado a uma grande experiência futebolística, mas também a potenciais problemas. Além disso, ele sente que já experimentou tudo e é improvável que queira se contentar com uma equipa que não promete a perspetiva de grandes títulos.

Regresso à Premier League

A sua passagem por Inglaterra foi curta e turbulenta. Após o triunfo na Liga dos Campeões, o clube entrou numa pequena crise, não conseguiu mais resultados e acabou por decidir despedir Tuchel. Muitos dos adeptos do clube não concordaram com esta decisão e o próprio treinador ficou, nas suas próprias palavras, "devastado". Diz-se que continua a ter afinidade com a Premier League. O atual treinador do Chelsea, Mauricio Pochettino, é criticado em Inglaterra, com o clube atualmente apenas no 11.º lugar do campeonato. O clube poderá decidir começar de novo na nova época, à semelhança do Bayern - com Tuchel?

Outra opção seria o Liverpool, que está à procura de um novo treinador para a época 2024/25. Isto porque o bem sucedido treinador Jürgen Klopp vai deixar os Reds após nove anos. Depois do Mainz e do Dortmund, este seria o terceiro clube que Tuchel treinaria depois de Klopp, e o segundo sucessor direto depois do BVB. Se o seu carácter se adequa ao Liverpool é questionável. O antigo profissional do Liverpool, Danny Murphy, tem a certeza de que ele é "demasiado divisivo" e, por isso, não seria um bom sucessor de "Kloppo". Na ilha, no entanto, isso poderia ser visto de forma diferente e, após a história de sucesso de Klopp, um sucessor alemão direto com experiência na liga inglesa poderia ser desejado.

De acordo com a Kicker, o Manchester United também é um possível interessado. Há anos que o clube não atinge os seus próprios padrões e o treinador Erik ten Hag está sob constante pressão. As estruturas internas do clube têm revelado repetidamente lacunas. Há rumores de que há contactos regulares com Tuchel.

O clube teria certamente o prestígio necessário. No entanto, ten Hag provavelmente só será demitido se não conseguir se qualificar para a Liga dos Campeões. Esse pode ser o problema. Será que Tuchel aceitaria o clube mesmo que ele não disputasse a Liga dos Campeões? O United seria certamente uma grande oportunidade para ele provar mais uma vez a sua capacidade. Se ele levar Old Trafford de volta à sua antiga glória e esplendor, isso seria considerado a obra-prima da sua carreira de treinador.

Uma seleção nacional?

Tuchel já foi associado ao cargo de selecionador nacional de Inglaterra em 2022. Se os Três Leões, que estão entre os favoritos para o Campeonato da Europa de 2024 na Alemanha, não conseguirem impressionar, os dias de Gareth Southgate poderão estar contados. De acordo com uma notícia publicada no Telegraph em outubro de 2022, Tuchel já tinha especulado sobre o cargo na altura e recusou várias ofertas.

É bem possível que o treinador cessante do Bayern se demore até ao verão. Um Campeonato da Europa encerra sempre um potencial de desilusão para as grandes nações. Após o torneio na Alemanha, o cargo de treinador da seleção inglesa poderá ficar vago. Se Tuchel estiver interessado em trabalhar para uma equipa nacional, esta poderá ser uma alternativa séria.

Espanha

O Barcelona vai despedir-se de Xavi no final da época. Tal como o Manchester United, o clube espanhol está a enfrentar as consequências de anos de má gestão. Seria uma oportunidade para Tuchel construir o seu próprio projeto numa equipa que está em plena convulsão. Além disso, numa liga que é considerada uma das mais fortes da Europa e do mundo. No próximo ano, será então uma questão de campeonato contra o Real Madrid, que também se reorganizou em torno de Jude Bellingham e, ao que parece, do antigo pupilo de Tuchel, Kylian Mbappé.

Decor, o atual diretor desportivo dos catalães, também quer finalmente voltar a ter um papel na Liga dos Campeões. Tuchel é, alegadamente, o favorito para o antigo internacional português. Poderá ser um jogo interessante.

Por falar em Madrid: 2023/24 poderá também ser a última época de Carlo Ancelotti com os Blancos. Xabi Alonso foi anteriormente considerado o favorito para o suceder. No entanto, o ex-jogador do clube também pode decidir ficar no Leverkusen por mais um ano ou até mesmo se transferir para o Bayern.

Neste caso, uma aquisição do clube por Tuchel não seria um cenário irrealista. Pelo menos na perspetiva do treinador bicampeão francês. Porque, com os brancos, teria uma equipa que poderia disputar diretamente o título da Liga dos Campeões. Não se sabe se o presidente do Real, Florentino Pérez, vê Tuchel como um potencial sucessor. No entanto, houve manifestações de interesse em 2023, antes de o treinador de 50 anos ser finalmente apresentado como treinador do Bayern.

Itália

Por último, mas não menos importante, temos a liga italiana, que também foi associada a Tuchel antes de este assumir o cargo de treinador do Bayern. A Gazzetta dello Sport viu-o como um possível sucessor de Simone Inzaghi no Inter de Milão. Após a bem sucedida época 2023/23 mas com o sucesso desta temporada, o Inter não é realmente uma opção realista.

A Juventus também tem uma equipa estabelecida com Massimiliano Allegri. O único lugar vago poderia estar disponível no AC Milan, onde Stefano Pioli tem sido repetidamente criticado. Tuchel poderia, portanto, assumir o comando do clube no verão.

No entanto, ele provavelmente teria que enfrentar uma concorrência bem conhecida: Antonio Conte, que também é apontado como o novo treinador do Bayern, poderia ser um dos candidatos ao cargo.

Onde quer que o homem de Krumbach vá parar: De acordo com os rumores, o fracasso do Bayern de Munique parece não ter prejudicado o nome de Thomas Tuchel, pelo menos fora da Alemanha.

As opções mais realistas neste momento parecem ser o FC Barcelona ou um regresso a Inglaterra para um dos clubes de topo. Vamos seguir com interesse o percurso do treinador campeão da Bundesliga da época anterior - seja ele o Milan ou o Madrid.