As contas do ranking: UEFA definiu o novo sistema de pontuação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As contas do ranking: UEFA definiu o novo sistema de pontuação
Liga dos Campeões vai ser a prova mais lucrativa em termos de pontos
Liga dos Campeões vai ser a prova mais lucrativa em termos de pontosProfimedia
A UEFA divulgou o novo sistema de pontuação que passará a ser aplicado na próxima temporada. Novo modelo de provas europeias vai trazer distinção nos pontos angariados entre os clubes, mediante a competição em que estão inseridos.

Novo modelo, nova pontuação.  A UEFA publicou no site o novo regulamento que vai entrar em ação a 1 de maio de 2024 e que traz implicações direta nas contas do ranking dos coeficientes, que define o número de clubes que cada país envia às competições europeias. 

A principal novidade passa pela distinção vincada dos pontos angariados nas diferentes provas europeias, algo que nem sempre era visível no passado e que ajudou, por exemplo, os Países Baixos a subir no ranking e ultrapassar Portugal no sexto lugar.

Sobretudo se tivermos em conta que o Feyenoord foi finalista vencido da primeira edição da Liga Conferência e o único clube luso a participar na fase principal da mais recente prova europeia foi o SC Braga, eliminado pela Fiorentina no play-off (que não garante pontos).

Recorde-se que em 2024, Portugal vai ter duas equipas na Liga dos Campeões (uma na fase regular, outra na terceira pré-eliminatória), duas na Liga Europa (uma na fase regular e outra na segunda pré-eliminatória) e uma na Liga Conferência (uma na segunda pré-eliminatória).

O ranking atual
O ranking atualFlashscore

Modelo vigente

Até agora, o modelo de pontos era bastante semelhante. 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate na fase de grupos, sendo que a única distinção era os 4 pontos de bónus atribuídos aos conjuntos da Liga dos Campeões.

Os vencedores dos grupos da Liga Europa recebiam 4 pontos, os mesmos das equipas que marcavam presença nos oitavos de final da Champions (dois primeiros de cada grupo). Os segundos classificados dos grupos na Liga Europa recebiam 2 pontos. Por cada ronda que avançassem nas duas principais provas, cada clube recebia 1 ponto.

Na Liga Conferência, os vencedores dos grupos recebiam 2 pontos, os segundos classificados ficavam com 1 ponto. E existia apenas 1 ponto extra pela presença nas meias-finais.

As vitórias nos jogos a eliminar de todas as provas garantiam mais 1 ponto, os empates 0,5.

Novo modelo

A partir da próxima época, o modelo passa a ser o seguinte:

Liga dos Campeões: 2 pontos por vitória e 1 por empate na fase regular. Mediante a classificação na nova liga, cada clube recebe entre 12 pontos (primeiro classificado) e seis pontos (do 25.º ao  34.º) - decresce 0.25 por lugar. Cada ronda da fase a eliminar (a partir dos oitavos de final) garante um bónus de 1.5 pontos.

Liga Europa: 2 pontos por vitória e 1 ponto por empate na fase regular, sendo cada clube tem um mínimo de três pontos garantido por participar. Mediante a classificação obtém mais 6 pontos (primeiro classificado) a 0.25 (24.º), sendo que os 12 últimos pontos não têm bónus - decresce 0.25 por lugar. Cada ronda da fase a eliminar ( a partir dos oitavos) garante mais 1 ponto.

Liga Conferência: Na qualificação existe 1 ponto para os clubes eliminados na primeira ronda, 1.5 para os que vão cair na segunda, 2 para os na terceira e 2.5 para quem fica no play-off.

A fase regular atribui 2 pontos por vitória e 1 por empate, sendo que cada emblema também garante 2.5 por chegar a esta etapa. Mediante a classificação, os clubes recebem 4 pontos (primeiro) ou 0.125 (24.º), sendo que os últimos não têm bónus  - decresce 0.25 por lugar. Na fase a eliminar são mais 0.5 pontos por cada ronda (a partir dos oitavos de final).