Brais Méndez, uma força constante em Alguacil, quer levar a Real Sociedad à reviravolta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Brais Méndez, uma força constante em Alguacil, quer levar a Real Sociedad à reviravolta
Brais Méndez no Parque dos Príncipes.
Brais Méndez no Parque dos Príncipes.FRANCK FIFE/AFP
O jogador de 27 anos, que é um dos mais perigosos dos Txuri-Urdin, quer recuperar a boa forma do início do ano no jogo mais importante da temporada para a Real Sociedad.

Siga as principais incidências da partida

Sensação no início da temporada, especialmente depois de terminar em primeiro lugar no grupo, à frente do vice-campeão Inter, a Real Sociedad perdeu o fôlego desde que voltou à atividade, em janeiro. Esta terça-feira, a equipa basca joga pela sua honra na Europa - e pela sua época - depois de ter perdido o último troféu a que poderia aspirar em casa, na semana passada. Contra o Maiorca, o apuramento para a final da Taça do Rei foi decidido nos penáltis após um empate 1-1 (0-0 na primeira mão), depois de uma segunda mão em que a equipa das Baleares fez apenas um remate à baliza em 120 minutos.

Brais Méndez, uma das estrelas da Real Sociedad esta época, falhou uma grande penalidade aos 45'+1 da primeira parte, que poderia ter dado a vantagem aos bascos ainda antes do intervalo. O resto da história nós sabemos... No entanto, o internacional espanhol vê o regresso contra o Paris Saint-Germain como uma oportunidade para se redimir. Esta é a chance dele. O Real precisa de recuperar de uma desvantagem de dois golos contra um PSG que, mais uma vez, encontrou uma forma de estar em águas turbulentas antes de uma partida crucial na Liga dos Campeões e o galego está a olhar favoravelmente para esta ocasião.

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore

O líder de uma Real Sociedad à procura de um renascimento

Tal como uma fénix, a Real Sociedad tenta renascer das cinzas graças à sua capacidade de resistência, aos adeptos da Arena Reale e a Brais Méndez. Titular indiscutível de Imanol Alguacil (36 jogos esta época), o médio espanhol é um dos principais trunfos do treinador basco para dar a volta à situação. O médio galego, o cérebro ofensivo da sua equipa, estava a fazer uma época notável até janeiro, de tal forma que estava na linha da frente para participar no próximo Euro com a Espanha, mas depois veio a má fase da Real, que se prolongou, e o jogador de 27 anos teve dificuldades em dar a volta à situação da sua equipa.

No entanto, a sua primeira metade da temporada foi notável, com Brais Méndez a deixar a sua marca na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde disputou cinco jogos, marcando três golos, dando uma assistência e recebendo duas vezes o prémio de melhor jogador do jogo contra o Salzburgo e o Inter, na 1.ª e 2.ª jornada, respetivamente. Os parisienses terão, portanto, de estar atentos ao galego, o jogador com mais falta sofridas na Real Sociedad (67).

As estatísticas de Brais Méndez
As estatísticas de Brais MéndezFlashscore

E por que razão isso acontece? Porque as suas qualidades técnicas acima da média e a sua capacidade de segurar a bola fazem dele um alvo difícil de conter, o que muitas vezes resulta em faltas. O espanhol toca muitas vezes na bola (1906), dribla (27) e é um dos bascos que mais criam (41), ao lado de jogadores como Kubo e Oyarzabal. Posicionado à direita e com tendência para recuar frequentemente para o meio, o Paris SC espera contar com um Lucas Hernández no seu melhor e um meio-campo pronto a fazer os esforços necessários na defesa.

"Sofremos um golpe muito duro no outro dia, mas vamos recuperar porque ainda temos grandes coisas a disputar", disse Alguacil após a eliminação na Taça do Rei. "Temos de olhar para frente".

Para isso, o treinador de 52 anos terá de contar com um plantel pronto para a batalha. O jogador galego, juntamente com os japoneses, Zubimendi, Merino, André Silva e os demais, pode fazer história na Real Sociedad. Desde a época 1982/83, quando chegaram às meias-finais, os bascos nunca passaram dos oitavos de final. Mas e se a remontada fosse uma realidade? Tudo para descobrir esta terça-feira à noite, às 20:00.