Domínio: Há 22 anos que uma equipa espanhola numa final europeia significa vitória de Espanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Domínio: Há 22 anos que uma equipa espanhola numa final europeia significa vitória de Espanha
Sevilha ergueu a Liga Europa
Sevilha ergueu a Liga Europa
AFP
Sevilha, a única equipa espanhola numa final europeia esta temporada confirmou a tradição que começou após a derrota do Valência, na decisão da Liga dos Campeões, em 2001. Já vão em 22 títulos consecutivos.

O verão de 2001 não foi particularmente memorável para o futebol espanhol. Alavés e Valência tinham alcançado as finais de Taça UEFA e Liga dos Campeões, respetivamente, mas os dois clubes viriam a sucumbir nas decisões dos títulos.

O Alavés perdeu com o Liverpool (4-5), com um golo de ouro marcado na própria baliza por Delfí Geli, após livre de Gary McAllister. Isto a 16 de maio de 2001.

Oito dias mais tarde, em Milão, o Valência caiu nos penáltis perante o Bayern (1-1, 4-5 gp) e viu os bávaros subir ao topo da Europa do futebol, depois de uma ausência de 25 anos. A noite no Giuseppe Meazza é amarga para os che, mas foi um marco no futebol espanhol.

É a última vez que uma equipa da LaLiga chegou a uma final europeia e o título não seguiu para Espanha. Desde então, 22 finais europeias (entre Liga dos Campeões e Liga Europa) já tiveram clubes espanhóis e em todas os nuestros hermanos ficaram a rir-se. Sendo que o Valência só não é a última equipa espanhola a perder uma final continental porque Espanhol, Athletic Bilbao e Atlético Madrid saíram derrotados em duelos com compatriotas.

Sevilha e Real Madrid são destaques óbvios nesta contagem. Os andaluzes estiveram em sete finais da Liga Europa e venceram todas (a última foi esta quarta-feira diante da Roma). Os merengues venceram seis decisões da Liga dos Campeões.

A eles juntam-se Valência (2004, Taça UEFA), Barcelona (2006, 2009, 2011 e 2015 na Ligas dos Campeões), Atlético Madrid (2010, 2012 e 2018 na Liga Europa) e Villarreal (2021, Liga Europa). 22 títulos consecutivos para Espanha num domínio sem precedentes.