Real Sociedad aprofunda a crise e despede-se de duas competições numa semana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Real Sociedad aprofunda a crise e despede-se de duas competições numa semana
Mikel Merino contra Manuel Ugarte
Mikel Merino contra Manuel UgarteProfimedia
De melhor a pior. É assim que está a decorrer a época da Real Sociedad. Uma semana depois de ter sido eliminada, perante os seus adeptos, nos penáltis, pelo Maiorca, nas meias-finais da Taça do Rei, despediu-se da Liga dos Campeões na Reale Arena. As circunstâncias são diferentes, o adversário é maior e Mbappé está em grande forma, mas ainda há uma pontinha de desilusão.

A Real Sociedad começou a época a surpreender a Europa. Empatou com o Inter, atual segundo classificado da competição, mas merecia mais, com exibições positivas contra o Salzburgo e o Benfica, por duas vezes.

A equipa de Imanol terminou à frente dos nerazzurri no grupo. Algo que tem um enorme mérito, tendo em conta a época que estão a fazer e a forma como estão a dominar o campeonato italiano.

Nos oitavos de final, o Paris Saint-Germain não estava no seu melhor. Tinha ficado em segundo lugar no seu grupo, à frente do AC Milan e do Newcastle e atrás do Borussia Dortmund. Mas, em San Sebastián, o entusiasmo era grande por disputar a fase a eliminar.

No entanto, a melhor versão de Mbappé apareceu no jogo da primeira mão e, sobretudo, no jogo de segunda, e a Real Sociedad não teve qualquer hipótese.

Kubo contra Lee Kang In
Kubo contra Lee Kang InProfimedia

Uma vitória em 10 jogos

A verdade é que a Real Sociedad vacilou no momento chave da época. Dos últimos 10 jogos disputados, só ganhou um. Na LaLiga, contra o Maiorca, e in extremis. Quatro empates (os dois da Taça contra o Maiorca e contra o Rayo, e o Girona no campeonato) e cinco derrotas (as duas contra o PSG na Liga dos Campeões e contra o Osasuna, Villarreal e Sevilha no campeonato).

A quebra de ritmo de jogo é evidente, sobretudo no meio-campo, mas também na frente da baliza. Agora só falta a LaLiga. A Real Sociedad está em sétimo lugar, já fora da Europa, a dois pontos do sexto classificado, o Betis.

Teto na Liga dos Campeões

No entanto, a Real Sociedad igualou o seu teto na Liga dos Campeões esta época. Não foi o que aconteceu na antiga Taça dos Campeões Europeus, onde chegou às meias-finais na época de 1982/1983, em que apenas o Hamburgo o afastou do jogo decisivo.

Na Liga dos Campeões de 2003/2004, a Real Sociedad foi eliminada nos oitavos de final por outra equipa francesa, o Lyon, depois de ter ficado em segundo lugar no grupo, atrás da Juve e à frente do Galatasaray e do Olympiacos.