Liga Europa: Milan aposta tudo no jogo em casa com o Slavia

O tridente rossoneri
O tridente rossoneriProfimedia/IMAGO

Não haverá mudanças para os rossoneri no jogo de ida das oitavas-de-final da Liga Europa contra os tchecos. O técnico emiliano vai colocar em campo a sua formação mais forte, confirmando que a Liga Europa é, neste momento, o principal objetivo dos Diavolo para a época, à exceção da qualificação para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Os algoritmos do Moneyball de Milão não previram a cascata de lesões que deixou Stefano Pioli sem metade da equipa durante várias semanas neste outono. Não se trata de uma desculpa para justificar o primeiro terço da época menos brilhante dos rossoneri, mas não se pode deixar de ter isto em conta no final da época, quando for feito o balanço final da campanha de 2023/24.

E sim, porque é precisamente nesta altura que o Milan começa a perder terreno em relação a um Inter e a uma Juventus consistentes que, pelo menos até janeiro, nos tinham feito acreditar que poderiam manter o ritmo dos nerazzurri até ao final de maio.

Lesões

Neste sentido, além de lhe ser confiado o papel de embaixador do Diabo no mundo, o regresso de Zlatan Ibrahimovic a Milanello servirá de ponte entre o balneário e a direção, entre as necessidades do treinador e a capacidade do Pássaro Vermelho para as satisfazer.

Felizmente para ele, porém, Pioli já recuperou praticamente todos os seus homens há algum tempo, embora em alguns casos ainda leve algum tempo para voltar a 100%. Basta dizer que, no último jogo do campeonato, o teve todos os seus jogadores à disposição, com exceção do suspenso Luka Jovic e do lesionado de longa duração Tommaso Pobega.

Estado de forma

Depois de começar o ano com duas vitórias contra Cagliari e Empoli, veio a eliminação da Taça de Itália, remediada no San Siro contra a Atalanta. No entanto, a reação dos rossoneri não se fez esperar, com cinco vitórias e um empate num mês, incluindo a vitória por 3-0 contra o Rennes, que se tinha revelado demasiado forte para alguns.

E, de facto, quando tudo parecia estar pronto para a ultrapassagem na classificação contra a Juve, veio a duríssima derrota em casa contra o Monza, que trouxe o Milan de volta à estaca zero. Prova disso é a derrota subsequente em Rennes e o empate no Meazza contra a Atalanta, que antecederam a polémica vitória na passada sexta-feira no Olímpico de Roma contra a Lazio.

Provável onze

Como dissemos, com todo o plantel à sua disposição, Pioli terá muitas opções em todos os setores. O técnico, no entanto, parece ter ideias claras: nada de rotatividade. Ele colocará em campo a melhor equipa possível para tentar garantir o apuramento no Meazza.

A escalação do Milan contra a Lazio
A escalação do Milan contra a LazioFlashscore

Assim, Pulisic e Leao vão flanquear Giroud no último terço do campo, enquanto no meio Bennacer e Adli terão as costas de Loftus-Cheek. Na defesa, no entanto, diante de Mike Maignan, o espaço será dado a Florenzi e Theo nas frentes, enquanto no centro deve ser Thiaw e não Kjaer, na única mudança em relação à partida contra a Lazio, que fará parceria com Gabbia.