Liga Europa: Rafael Leão faz bis de assistências na vitória do AC Milan (4-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga Europa: Rafael Leão faz bis de assistências na vitória do AC Milan (4-2)
Giroud festeja após a assistência de Rafael Leão
Giroud festeja após a assistência de Rafael LeãoAFP
O avançado português destacou-se na vitória diante do Slvai Praga, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Marselha goleou no regresso de Marcelino ao Vélodrome, enquanto o Friburgo venceu o West Ham

AC Milan 4-2 Slavia Praga

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os visitantes começaram de forma positiva, com El Hadji Malick Diouf a rematar de forma desperdiçada para fora da baliza a partir de uma bola voada de Oscar Dorley e David Douděra a falhar o alvo depois de ter sido alimentado por Lukáš Provod. Douděra voltou a repreender-se depois de agarrar outro cruzamento de Dorley, antes de Diouf ser expulso aos 26 minutos por ter apanhado o tornozelo direito de Christian Pulisic com os pitons para cima. Não demorou muito para o AC Milan capitalizar, pois a tentativa de remate de Rafael Leão desviou em Tomáš Vlček e aterrou perfeitamente na cabeça de Olivier Giroud, que tocou praticamente em cima da linha de golo. No entanto, o Slavia respondeu de imediato, quando Douděra rematou de forma impressionante para Mike Maignan, que não conseguiu evitar o remate, apesar de ter colocado uma luva.

O empate chocou San Siro quando o guarda-redes do Slavia, Jindřich Staněk, negou o golo a Matteo Gabbia com uma soberba paragem de reflexo. Tijjani Reijnders logo colocou sua equipa de volta na frente, porém, recebendo o passe de Alessandro Florenzi sem marcação na borda da área e dando a Staněk os olhos para dirigir soberbamente no poste próximo. E, à entrada da hora de jogo, o 3-1 foi obtido com o canto sumptuoso de Florenzi, finalizado por Ruben Loftus-Cheek.

Pouco depois do intervalo, uma intervenção vital de Lukáš Masopust impediu Reijnders de aumentar o número de golos da noite. O cenário parecia definido para a noite, com o Milan a controlar os acontecimentos. No entanto, do nada, o Slavia reduziu a desvantagem para metade aos 65 minutos, quando o suplente Ivan Schranz controlou bem o livre de Provod e bateu a bola por Maignan com desenvoltura.

Luka Jović e Noah Okafor foram posteriormente lançados para tornar as coisas mais confortáveis para o Milan, mas Leão foi o arquiteto do quarto, amarrando Vlček em nós antes de colocar em Pulisic. Depois de um encontro nervoso, no entanto, os gigantes italianos devem procurar reforçar uma defesa que já sofreu 10 golos em cinco jogos antes da viagem à República Checa para o jogo de volta da próxima quinta-feira.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Marselha 4-0 Villarreal

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com as duas equipas a golearem por 5-1 no fim de semana passado, ninguém podia adivinhar quantos golos seriam marcados na costa mediterrânica. Sem surpresas, a primeira parte foi muito disputada, com a intensidade a ser notada logo no início, quando o lateral-direito do Villarreal, Aïssa Mandi, foi advertido, o que encorajou ainda mais o Marselha, que contava com dois antigos avançados da Premier League, Pierre-Emerick Aubameyang e Ismaïla Sarr.

Provavelmente ainda a respirar de alívio, o guarda-redes visitante Pepe Reina pouco pôde fazer para evitar que a equipa francesa abrisse o ativo. O cruzamento de Jonathan Clauss, que deu a Jordan Veretout a oportunidade de marcar, foi um golaço. A situação dos comandados de Marcelino foi ainda mais complicada depois de mais uma jogada de Marselha, que resultou num golo contra de Yerson Mosquera, que rematou na direção da própria baliza.

O veterano guarda-redes do Villarreal seria ainda testado antes do final da primeira parte, com o espanhol a fazer uma grande defesa a um remate rasteiro de Iliman Ndiaye. Mas quando Sarr foi derrubado na área, o artilheiro da competição, Aubameyang, cobrou com maestria o penálti para completar a goleada no primeiro tempo. O herói do hat-trick do último fim de semana, Alexander Sørloth, foi lançado pelos visitantes na esperança de mudar o rumo do jogo. A mudança quase surtiu o efeito desejado quando o Villarreal pensou que tinha um pénalti a seu favor quando o norueguês quase tropeçou dentro da área. Mas foi por pouco que o Villarreal não conseguiu marcar, já que os donos da casa voltaram a controlar a partida.

O quarto golo do Marselha foi marcado por Aubameyang, que, com um toque de classe, passou por cima de Reina. O Villarreal implodiu com a expulsão de Alberto Moreno após uma entrada desastrada, um momento de loucura que obrigou os visitantes a lutarem bravamente até o apito final para evitar mais um vexame. O empate pode estar praticamente resolvido, mas Marcelino não tem dúvidas de que vai querer um desempenho melhor diante dos adeptos na segunda mão.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Friburgo 1-0 West Ham

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A decisão de Christian Streich de não alterar a equipa que empatou com o Bayern de Munique há seis dias, bem como a habitual troca de guarda-redes de David Moyes nas competições europeias, foi a única alteração que sugeriu que ambos os treinadores tinham plena confiança nas capacidades das respectivas equipas. A partida foi favorável aos donos da casa, que dominaram o primeiro tempo com 62% de posse de bola. No entanto, os anfitriões só conseguiram fazer um único remate à baliza - um fraco disparo enviado diretamente para as luvas de Łukasz Fabiański a partir do pé esquerdo de Lucas Höler.

O plano de jogo dos visitantes era claramente defender rigidamente, atacar no contra-ataque quando possível e, mais importante, levar um resultado positivo para o Estádio de Londres - onde permaneceram invictos na fase de grupos - para a segunda mão. Jarrod Bowen fez a única outra tentativa de golo de uma primeira parte lenta - um esforço desperdiçado da sua parte, enquanto continua a procurar o seu primeiro golo continental desde o golo que marcou na final da Liga Europa da última campanha. O avançado rematou diretamente à baliza de Noah Atubolu, no final de uma rara jogada de ataque.

Depois de uma mudança de ritmo, Konstantinos Mavropanos teve a oportunidade de abrir o marcador, mas só conseguiu cabecear ao poste o canto de James Ward-Prowse. A oportunidade deu aos Hammers algo para construir, mas o mau retrospeto recente na Alemanha - eles haviam triunfado em apenas uma das cinco viagens anteriores -, no fundo de suas mentes, fez com que eles recuassem mais uma vez.

A derrota acabou sendo a principal consequência das substituições de Streich, que venceu a batalha para o Friburgo quando faltava pouco tempo para o fim do jogo. Roland Sallai, num remate mal feito da entrada da área, viu o novo companheiro de ataque Gregoritsch ser mais lesto e o suplente teve a tarefa fácil de marcar o seu quinto golo na competição esta época, com Fabiański a demorar a reagir.

Moyes retirou suas grandes armas, sugerindo que estava a olhar para a frente para o encontro da próxima semana na capital inglesa, embora eles quase tenham recebido uma tábua de salvação quando Noah Weisshaupt apareceu para tocar a bola com a mão na área no minuto final do tempo regulamentar. O árbitro Alejandro Hernández negou a marcação de um penálti, deixando um gosto amargo na boca da equipa inglesa após o apito final.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform