Roma-Leverkusen: o aluno Xabi Alonso contra o mestre José Mourinho

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Roma-Leverkusen: o aluno Xabi Alonso contra o mestre José Mourinho
Xabi Alonso no treino de quarta-feira
Xabi Alonso no treino de quarta-feiraProfimedia
E se o duelo no banco de suplentes fosse mais interessante do que o do relvado? É possível, já que o confronto entre os dois treinadores é muito interessante. Xabi Alonso já elogiou várias vezes a liderança exemplar de José Mourinho e a forma como o inspirou, mas será que vai conseguir superá-lo na meia-final da Liga Europa?

Os dois treinadores passaram três épocas juntos no Real Madrid, entre 2010 e 2013, como treinador Mourinho e como jogador Alonso. Este confronto terá, portanto, um sabor especial. Será divertido ver os seus caminhos cruzarem-se num jogo tão importante como este.

Xabi Alonso terá a oportunidade de provar que aprendeu muito com José Mourinho. O jogo da primeira mão terá lugar no Estádio Olímpico, esta noite, às 20:00, a primeira mão da meia-final que pode valer o acesso à final da Liga Europa.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

O mentor de Xabi Alonso?

"Mourinho marcou-me pela capacidade de ler os jogos e pela capacidade de reagir quando o desenrolar do jogo o exige", disse Xabi Alonso ao jornal L'Équipe em 2019, poucos meses depois de ter assumido o comando da Real Sociedad.

Esta frase, proferida pelo atual treinador do Bayer Leverkusen, é a prova daquilo a que estamos a assistir na Bundesliga esta época. De facto, apesar de o antigo internacional espanhol defender um estilo de jogo ofensivo, tal como os treinadores que teve durante a sua carreira de jogador, Xabi Alonso também demonstrou uma grande capacidade de adaptação nas últimas semanas.

A vitória em casa contra o RB Leipzig (2-0), há algumas semanas, é um bom exemplo. O Leverkusen sofreu durante grande parte do jogo, produziu menos com a bola do que o adversário, mas ainda assim venceu após os 90 minutos. Tal como Mourinho, Alonso parece, por vezes, ser um adepto da adaptação a qualquer situação.

Isso sugere que o treinador espanhol se inspirou em parte nos métodos do Special One. E a colaboração entre 2010 e 2013 no Real Madrid contribuiu necessariamente para essa atitude.

Mais um belo reencontro para Mourinho

"O pai dele era treinador, por isso cresceu de uma forma semelhante à minha. Nasceu com um pai-jogador, cresceu com um pai-treinador, depois tornou-se jogador, obviamente muito melhor do que eu. Depois tornou-se num jogador de topo. A sua posição em campo e o conhecimento do jogo são muito elevados. E jogou em Espanha, Inglaterra e Alemanha. Foi treinado por Guardiola no Bayern, por mim no Real Madrid, por Ancelotti no Real Madrid e por Benitez no Liverpool. Por isso, se juntarmos tudo isso, acho que o Xabi tem condições para se tornar um treinador muito bom", disse José Mourinho em 2019 sobre o atual técnico do Leverkusen.

O espanhol tinha acabado de começar a aventura no banco de suplentes pela equipa secundária da Real Sociedad. Desde então, percorreu um longo caminho e pode criar muitos problemas ao seu antigo mestre. Mas Mourinho adora este tipo de jogos. Na época passada, mostrou que ainda é capaz de levar uma equipa ao topo.

Nesta primavera de 2023, o português tem a oportunidade de o fazer de novo e de conseguir um " back-to-back" europeu com a Roma, o que seria um feito incrível e a segunda vez que acontecia desde que o conseguiu com o FC Porto (Taça Uefa e Liga dos Campeões). Antes disso, porém, é necessário um bom desempenho para vencer o Bayer Leverkusen, uma equipa que não eliminou uma equipa grande (Ferencvaros, Union St. Gallen), mas que demonstrou alguma solidez.

Por outro lado, Mourinho e a sua Roma derrotaram a Real Sociedad e depois o Feyenoord, demonstrando uma forte atitude mental. Tudo isto sugere que vamos assistir a um bom jogo, tanto em termos táticos como extra-desportivos.