Suazo lidera o Toulouse no confronto com o Benfica, "um monumento que todos conhecem no Chile"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Suazo lidera o Toulouse no confronto com o Benfica, "um monumento que todos conhecem no Chile"

Gabriel Suazo, um jogador importante para o Toulouse
Gabriel Suazo, um jogador importante para o ToulouseAFP
A experiência internacional do chileno, que rapidamente se tornou um dos pilares do clube, será preciosa no Estádio da Luz, no âmbito do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, um nível nunca antes alcançado pela equipa francesa.

Siga as principais incidências da partida

Chegado à Ligue 1 em janeiro de 2023, Gabriel Suazo não perdeu tempo e fez história em apenas três meses, tornando-se o primeiro chileno a conquistar a Taça de França.

"Deixar o nome do meu país na história do Toulouse e desta competição é uma honra", disse à AFP o jogador chileno, que fez a assistência para o terceiro golo do neerlandês Thijs Dallinga na vitória por 5-1 sobre o Nantes na final.

É uma aura positiva que o acompanha desde a sua estreia no Colo-Colo, o maior clube do seu país, onde foi nomeado capitão aos 23 anos.

"Passei oito anos lá e realizei os meus sonhos de infância: jogar com aquela camisola, ser campeão e ser capitão", conta. "Aos 25 anos, queria aceitar o desafio de jogar numa das cinco grandes ligas europeias".

As estatísticas de Gabriel Suazo
As estatísticas de Gabriel SuazoFlashscore

Um continente que ele agora conhece melhor graças à Liga Europa. Os seus dois golos contra o LASK Linz, da Áustria, na fase de grupos, na primeira volta (1-0) e na segunda (1-2), foram decisivos para permitir que o Tefecé viva a sua primeira eliminatória europeia contra o Benfica, "um monumento do futebol europeu que todos conhecem no Chile".

Com uma das equipas mais jovens da competição e poucos jogadores habituados a este tipo de jogo de alto risco, o clube francês "terá de se superar", afirma Suazo.

No Estádio da Luz, a experiência de Suazo será útil para resistir à fúria portuguesa, já que ele viveu a "pressão" do Estádio Monumental durante anos.

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore

Contra Di María

"É uma eliminatória que pode fazer com que fiquemos na história", anunciou, orgulhoso, antes deste "grande desafio coletivo", que terá um segundo episódio na próxima semana, no Estádio de Toulouse, para a segunda mão.

Gabriel era um dos favoritos para recuperar a braçadeira de capitão no início da temporada, mas a equipa técnica acabou por preferir o suíço Vincent Sierro, que domina melhor a língua francesa.

Apesar disso, Gaby, que tem contrato até 2026, continua a ser um dos preferidos do seu treinador, o espanhol Carles Martinez Novell.

"Sempre tive isso em mim: dar o exemplo em campo", diz Suazo, autor de um discurso de balneário que se tornou viral nas redes sociais, proferido antes da vitória por 1-0 sobre o Metz em janeiro, a sua primeira na Ligue 1 desde outubro.

Essa devoção também faz dele um dos mais queridos pelos adeptos. "Venho da equipa mais popular do Chile e lá os adeptos gostam dessa garra", recorda. "No Toulouse é a mesma coisa".

Os números de Di María
Os números de Di MaríaFlashscore

Titular indiscutível do clube e da seleção francesa, é o tipo de jogador que não passa despercebido. O jogador de São Bernardo já disputou 37 partidas desde o início de agosto, jogando praticamente todos os minutos.

"Tenho uma energia positiva que disfarça o cansaço", sorri.

Contra o campeão português, o lateral-esquerdo vai enfrentar Angel di María, que já defrontou a nível internacional em várias ocasiões.

"Um grande jogador, que passou pelos melhores clubes da Europa e que é capaz de tudo", disse sobre o argentino. "De qualquer forma, vamos todos superar este desafio juntos", acrescentou.