Filipe Cândido quer manutenção da União de Leiria e disputar subida em 2024/25

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Filipe Cândido quer manutenção da União de Leiria e disputar subida em 2024/25
Filipe Cândido vai ser o novo técnico da União de Leiria
Filipe Cândido vai ser o novo técnico da União de LeiriaUniãi de Leiria
O novo treinador da União de Leiria, Filipe Cândido, quer garantir a manutenção da equipa na Liga 2 ao mesmo tempo que começa a preparar o plantel para disputar a subida na próxima época.

O técnico, de 44 anos, deixou o Boavista do Rio de Janeiro, do Brasil, para regressar a Portugal e voltar a abraçar um projeto na União de Leiria, equipa que orientou entre 2018 e 2020 e no início da época 2021/2022.

O substituto de Vasco Botelho da Costa, que rescindiu amigavelmente com os leirienses no dia 22 de março, liderou esta segunda-feira o primeiro treino do atual 12.º classificado da Liga 2

Eventualmente, só a União de Leiria poderia fazer-me trocar a final da Taça do Rio por oito jogos da Liga 2, e aquilo que vem no futuro”, disse Filipe Cândido, na conferência de apresentação.

O treinador afirmou que a decisão de sair do Boavista do Rio de Janeiro, com uma final da Taça do Rio frente ao Botafogo no horizonte, “foi difícil”.

Sabia que algumas portas no Brasil e outras se poderiam abrir após a final. Isso pesava um pouco na minha decisão”, admitiu, mas confessou ter aceitado o convite da União de Leiria pela “paixão pelo clube”. 

Os próximos jogos da União de Leiria
Os próximos jogos da União de LeiriaFlashscore

Não sendo eu de Leiria, podem achar estranho. Mas só eu sei, e a minha equipa técnica, o que foram alguns dos momentos que vivemos aqui neste mesmo clube. Esta decisão deve-se a alguma gratidão para com as pessoas, para com a cidade”, sublinhou. 

Nesta terceira passagem por Leiria, Filipe Cândido diz que a prioridade imediata é garantir a manutenção na Liga 2. 

Nesta Liga jamais se pode vacilar e facilitar. Enquanto matematicamente não estiverem os objetivos atingidos, nós não nos podemos deixar adormecer. Teremos de estar sempre alerta”, avisou.

A par disso, o novo treinador dos leirienses quer “valorizar o jogo e o espetáculo e valorizar os ativos, porque isso faz parte da vida de um clube”.

A entrada do novo treinador, disse o presidente da SAD, Armando Marques, tem também como missão preparar a próxima temporada.

Decidimos que ele era a pessoa que estava melhor colocada para terminar esta época, preparar a próxima e criar bases sólidas para enfrentarmos os desafios”, que passam por “chegar ao mais alto patamar do futebol português”.

O líder da SAD não traça uma meta para isso acontecer, mas Filipe Cândido assume essa ambição já para o próximo campeonato.

A partir de hoje, revelou, fará uma avaliação para “olhar para aquilo que o plantel é capaz de nos oferecer”.

É uma análise que iremos fazer com alguma tranquilidade e algum tempo. Queremos dotar o clube e a equipa de condições para poder, no ano a seguir, vencer jogos suficientes para andarmos na disputa da subida de divisão”, concluiu.

O próximo jogo da União de Leiria é com o Nacional, em casa, para a 27.ª jornada da Liga2 , numa partida agendada para as 11:00 de sábado.