Liga 2: Marítimo vence dérbi (3-1), Santa Clara segura liderança isolada (2-1), FC Porto B atrasa Tondela (0-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga 2: Marítimo vence dérbi (3-1), Santa Clara segura liderança isolada (2-1), FC Porto B atrasa Tondela (0-0)
Atualizado
A festa dos insulares
A festa dos insularesMarítimo
Marítimo venceu Nacional e aproximou-se do rival na luta pelos lugares cimeiros. Os açorianos somaram o segundo triunfo consecutivo e voltam ao primeiro lugar, com mais dois pontos que o AVS. Os jovens dragões conseguiram quebrar um ciclo de cinco derrotas consecutivas, enquanto o Tondela marcou passo na luta por chegar aos lugares cimeiros. O conjunto duriense conseguiu um importante triunfo na luta pela despromoção e distanciou-se do Leixões em zona de play-off.
A classificação da Liga 2
A classificação da Liga 2Flashscore

Marítimo 3-1 Nacional

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Prato forte da primeira ronda da Liga 2, Marítimo e Nacional voltaram a encontrar-se, desta feita na 18.ª jornada e no estádio dos Barreiros. Os Leões do Almirante Reis sabiam da importância de vencer para não deixar escapar o rival que ocupa os lugares de subida.

A atravessar um momento menos bom, com três empates consecutivos, a equipa de Fábio Pereira acabou por dar uma grande resposta perante os seus adeptos, que de certo ficaram deliciados com o golo de Xadas que abriu o ativo aos 34 minutos.

E o médio, um dos mais virtuosos da Liga 2 voltou a afirmar-se e fechou a primeira parte com outro golaço, desta feita um autêntico míssil que só parou no fundo das redes, isto depois de o Marítimo ter visto um penálti revertido pelo VAR e de André Sousa ter sido expulso, deixando o Nacional reduzido a 10.

Pese embora a desvantagem no marcador, a equipa de Tiago Margarido ainda conseguiu reduzir no segundo tempo, por intermédio de Carlos Daniel (68 minutos), gerando alguma incerteza. Contudo, a festa fez-se mesmo nos Barreiros, com Bernardo Gomes (90+5 minutos) a selar o triunfo.

Com este resultado, o Marítimo, quarto classificado, passou a somar 31 pontos e está a três do Nacional, terceiro que garante o play-off. Santa Clara (39 pontos) e AVS (37) estão nos dois postos de subida direta.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Torreense 1-2 Santa Clara

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

A 18.ª jornada da Liga 2 trouxe um duelo importante entre duas equipas na zona cimeira da tabela. O Santa Clara à procura de retomar o primeiro lugar perdido após a vitória do AVS e o Torreense à procura de se afirmar como candidato à subida.

E pese embora uma primeira parte equilibrada, com oportunidades para os dois lados, foi preciso esperar até ao segundo tempo para ver o primeiro golo. Aos 48 minutos, Sema Velázquez respondeu ao livre de Serginho e colocou a bola no fundo das redes. 

20 minutos depois, a bola parada voltou a ser decisiva, mas para oo lado contrário. João Afonso aproveitou uma falha de Gabriel Batista na sequência de um livre e empatou a partida para o Torreense. 

O balde de água fria em Torres Vedras caiu aos 86 minutos. Rafael Martins (86 minutos) respondeu da melhor maneira ao cruzamento de Gustavo Klismahn e garantiu três importantes pontos para o Santa Clara que sobe à liderança com 39 pontos.

Já o Torreense está no sexto posto, com 27 pontos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Tondela 0-0 FC Porto B

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Com uma autêntica revolução no onze, onde não figuravam nomes como Francisco Meixedo, David Carmo ou João Mendes, o FC Porto B apresentou-se em Tondela com a missão de colocar um ponto final na sangria de resultados (cinco desaires consecutivos) e fazer esquecer o desaire frente ao Benfica B, na mais recente jornada da Liga 2.

Contudo, a equipa de António Folha tinha pela frente um Tondela motivado e de olho em aproximar-se da zona de subida. E o conjunto beirão teve mesmo uma oportunidade de ouro para se adiantar no primeiro tempo.

Na sequência de um pontapé de bicicleta que Roberto enviou ao travessão, o árbitro descortinou um empurrão de Braima Sambu a André Ceitil dentro da área. Pese embora as muitas dúvidas, o penálti foi assinalado e na conversão Roberto voltou a ter um encontro com os ferros (17 minutos).

O nulo manteve-se ao intervalo e no segundo tempo, Hélder Tavares (52 minutos) e Daniel dos Anjos (81 e 90+4 minutos minutos) tiveram oportunidades para colocar a equipa da casa em vantagem mas viram Gonçalo Ribeiro agigantar-se, enquanto Gui Guedes (77 minutos) viu a melhor chance do segundo tempo passar muito perto da baliza de Ricardo Silva.

O empate deixa um sabor agridoce. O Tondela está agora no quinto lugar com 28 pontos, mas pode ver Nacional (34 pontos) e Santa Clara (36 pontos) fugirem. Por seu lado, o FC Porto está na 11.ª posição com 22 pontos, com mais cinco que o Leixões, em zona de play-off.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Leixões 0-1 Penafiel

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Duelo de aflitos em Matosinhos. Separados por um ponto, Penafiel (15.º com 18) e Leixões (16.º, em zona de play-off, com 17) sabiam da importância da vitória, não só para se afastarem do rival direto, mas também para aproveitar os deslizes de Belenenses e Lank Vilaverdense, as duas equipas em zona de despromoção automática.

O Penafiel começou melhor. Depois de Adílio Santos ter obrigado Ricardo Ribeiro a uma defesa atenta, os durienses tiveram um golo anulado aos 17 minutos, por fora de jogo de Rúben Pereira

No segundo tempo, o Penafiel voltou a ter maior ascendente, com João Silva a ter uma boa oportunidade aos 80 minutos, mas a não conseguir finalizar. Foi já nos acréscimos que Hélder Suker (90+4 minutos) se tornou no herói, ele que tinha sido lançado aos 90+1 minutos, ao marcar o golo da vitória na sequência. de um contra-ataque.

Com este resultado, o Penafiel subiu ao 14.º lugar com 21 pontos. Som agora mais quatro que o Leixões, 16.º com 17 pontos, em zona de play-off de manutenção.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore