Liga 2: Santa Clara recupera liderança em Tondela (2-3), AVS e Paços de Ferreira também vencem, Benfica B trava Nacional

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga 2: Santa Clara recupera liderança em Tondela (2-3), AVS e Paços de Ferreira também vencem, Benfica B trava Nacional
Atualizado
Pedro Pacheco marcou um dos golos do Santa Clara
Pedro Pacheco marcou um dos golos do Santa ClaraCD Santa Clara
O AVS venceu este sábado o FC Porto B, por 3-2, no Estádio Luis Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, e regressou provisoriamente à liderança da Liga 2. Na Mata Real, o Paços de Ferreira começou a perder no dérbi com o Penafiel mas deu a volta, vencendo por 2-1 e subindo ao 10.º lugar da tabela. Já o Santa Clara recuperou o 1.º lugar ao vencer em Tondela, por 2-3, enquanto Leixões e Feirense não saíram do nulo. Sem vencer nos últimos três jogos, as jovens águias conseguiram travar os insulares que estavam de olhos postos na liderança.
A classificação da Liga 2
A classificação da Liga 2Flashscore

Benfica B 2-1 Nacional

Os onzes escolhidos
Os onzes escolhidosFlashscore

Duelo de opostos na 13.ª jornada da Liga 2, com o Nacional (três vitórias consecutivas) e visitar o Benfica B (duas derrotas e um empate nos últimos jogos). E como o futebol é um desporto conhecido por não ter lógica, a vitória sorriu à equipa que parecia em pior momento.

Vladan Danilovic (22 minutos) inaugurou o marcador com um belo golo (um remate colocado à entrada da área) e pareceu deixar a vitória encaminhada. Mais confiantes ficaram os insulares quando Lucas França negou o penálti de Cauê e segurou o 1-0 ao intervalo.

Contudo, a expulsão de Paulo Vítor (57 minutos), após uma entrada sobre Cauê, acabou por virar o rumo da partida. Nuno Félix (78 minutos) empatou a partida, Gerson viu o golo anulado por fora de jogo, mas aos 84 minutos caiu o balde de água fria sobre os madeirenses, com Ulisses Wilson (84 minutos) desviou para dentro da própria baliza o cruzamento de Rafael Rodrigues.

Com este resultado, o Nacional encontra-se no terceiro lugar com 26 pontos, a três do agora líder Santa Clara e a dois do AVS, primeira equipa em zona de subida. O Benfica B subiu ao 13.º lugar, com 15 pontos, mais quatro que o Penafiel, equipa em zona de play-off.

Osn úmeros da partida
Osn úmeros da partidaFlashscore

Leixões 0-0 Feirense

Os onzes de Leixões e Feirense
Os onzes de Leixões e FeirenseFlashscore

Jogo equilibrado no Estádio do Mar, com ocasiões suficientes para colorir o marcador mas que terminou como começou, ou seja, com um 0-0.

O Leixões, a jogar em casa e com menos dois pontos que o Feirense, assumiu as despesas da partida. Teve mais possse de bola, mais remates (11 contra 8) mas a verdade é que só por uma vez chegou com real perigo à baliza da formação de Santa Maria da Feira.

Com este empate o Leixões continua acima da linha de água, agora com 14 pontos, a dois do Feirense, que está no 12.º lugar da classificação.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Tondela 2-3 Santa Clara

Os onzes iniciais em Tondela
Os onzes iniciais em TondelaFlashscore

O Santa Clara recuperou a liderança. Os açorianos andaram sempre a correr atrás do resultado, mas conseguiram dar a volta ao Tondela na deslocação ao Estádio João Cardoso, em Tondela.

Roberto protagonizou a primeira oportunidade da partida, logo aos três minutos de jogo, com um remate para defesa de Gabriel Batista, pouco antes de o árbitro mostrar o vermelho a Hélder Tavares. No entanto, o vídeo-árbitro ajudou Fábio Melo a reverter (bem) a decisão, depois de seis minutos do juiz a ver (ou a tentar ver) as imagens.

O Santa Clara mostrou maturidade no jogo, que explica de forma natural o facto dos açorianos chegarem a dezembro invictos em todas as provas, e criaram, a espaços, algumas oportunidades junto à baliza de Ricardo Silva. Bruno Almeida (14 minutos) e Rafael Martins (25) tentaram a sua sorte, mas sem sucesso.

Tiago Almeida recebeu camisola alusiva aos 100 jogos ao serviço do CD Tondela
Tiago Almeida recebeu camisola alusiva aos 100 jogos ao serviço do CD TondelaCD Tondela

No lado contrário, o Tondela contrariou a corrente do jogo e chegou primeiro à vantagem, por intermédio de Luan Farias, aos 44 minutos, na sequência de um canto batido no lado esquerdo do ataque auriverde, em que a bola sobrou para o extremo brasileiro.

A resposta surgiu ainda no primeiro tempo, através de uma jogada ensaiada, que culminou com o remate em vólei do central Pedro Pacheco, aos 45+7, para o 1-1, dando alguma justiça ao marcador.

Já na etapa complementar, o suspeito do costume Roberto aproveitou um passe atrasado de Luan Farias para colocar o Tondela novamente na frente do marcador, aos 54 minutos, no entanto os visitantes mostraram a resiliência necessária para dar a volta a um guião que parecia condenar a equipa de Vasco Matos à primeira derrota na temporada.

Aos 81 minutos, Bruno Almeida encarregou-se da marcação de um livre lateral, que não sofreu qualquer desviou e traiu Ricardo Silva para o 2-2, e o capitão dos açorianos Paulo Henrique mostrou ter a cabeça no sítio certo para consumar o 2-3 final, no primeiro minuto do tempo de descontos.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

FC Porto B 2-3 AVS

Os onzes de FC Porto B e AVS
Os onzes de FC Porto B e AVSFlashscore

Depois de três derrotas consecutivas, o AVS parece estar de regresso à normalidade. À vitória diante do Benfica B, na semana passada, a equipa de Jorge Costa acrescentou novo triunfo, diante de uma equipa secundária dos grandes, o FC Porto B, precisamente o quarto classificado do campeonato.

O inevitável Nené, aos 14 minutos, servido por Jonatan Lucca, colocou a formação orientada por Jorge Costa em vantagem na deslocação ao terreno do FC Porto B.

Já na segunda parte, aos 61 minutos, Fábio Pacheco dilatou a vantagem da equipa da Vila das Aves.

O FC Porto B, porém, reagiu e depois de Vasco Sousa, aos 65 minutos, ter reduzido, aos 87' Rodrigo Mora fez o 2-2.

O AVS, porém, não acusou a recuperação azul e branca e, aos 90+2 minutos, Jonatan Lucca, que tinha assistido Nené para o 1-0, assinou o golo do triunfo avense.

Com esta vitória o AVS chegou então aos 28 pontos, mais dois que Nacional e Santa Clara, que ainda não jogar, enquanto o FC Porto B vem logo depois, em quarto lugar, com 21.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Paços de Ferreira 2-1 Penafiel

Os onzes de Paços de Ferreira e Penafiel
Os onzes de Paços de Ferreira e PenafielFlashscore

No Estádio da Capital do Móvel, dérbi entre Paços de Ferreira e Penafiel, duas equipas com objetivos distintos mas ambas aquém das metas propostas.

O Penafiel, na luta pela manutenção, e abaixo da linha de água, até foi a primeira equipa a marcar na Mata Real, quando Gabriel Barbosa, aos 33 minutos, servido por Robinho, inaugurou o marcador.

Ainda antes do intervalo, porém, uma dupla experiente restabeleceu a igualdade para o Paços de Ferreira: assistência de Luiz Carlos, golo de Rui Fonte e 1-1 aos 45 minutos.

Logo a abrir a segunda parte o Paços de Ferreira operou a reviravolta no marcador, quando aos 49 minutos Pedro Ganchas serviu Jojó para o 2-1.

O Penafiel ainda tentou chegar ao empate, aos 90+7 teve ocasião soberana, num livre de Robinho que Marafona conseguiu defender com os pés, segundo os três pontos.

Com esta vitória o Paços de Ferreira chegou aos 17 pontos, no 10.º lugar, ainda longe das posições cimeiras. Já o Penafiel continua afundado no 16.º lugar, o primeiro abaixo da linha de água, com 11 pontos.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore