Ponta final de luxo devolve Farense à Liga após curta ausência de dois anos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ponta final de luxo devolve Farense à Liga após curta ausência de dois anos
Farense está de regresso ao principal escalão
Farense está de regresso ao principal escalão
Liga Portugal
Uma ponta final de luxo na Liga 2, com sete vitórias consecutivas, levou o Farense, orientado por José Mota, do quarto ao segundo lugar, garantindo o regresso ao escalão principal após uma ausência de dois anos.

A equipa algarvia, segunda classificada com 66 pontos, festejou hoje ‘no sofá’ a subida de divisão – objetivo definido desde o primeiro dia da época –, juntando-se ao campeão Moreirense a uma jornada do fim do campeonato, ao beneficiar da derrota do Estrela da Amadora, terceiro com 60, na receção ao Nacional.

Os últimos jogos do Farense
Flashscore

O técnico José Mota, de 59 anos, que no início de fevereiro sucedeu a Vasco Faísca no comando técnico do Farense, somou a sua quinta subida à Liga, depois de duas com o Paços de Ferreira, uma com o Feirense e outra com o Desportivo das Aves.

O jogador mais preponderante foi o extremo Marco Matias, de 34 anos, com cinco golos e 11 assistências, mas Rui Costa, com nove tentos, os brasileiros Pedro Henrique (oito) e Lucão (sete, todos na condição de suplente utilizado) e o luso-romeno Cristian Ponde (seis golos e seis assistências) também se evidenciaram no ataque da formação de Faro.

Já na fase final da temporada, o Farense beneficiou da experiência dos defesas Muscat e Abner e dos médios Fabrício Isidoro e Cláudio Falcão, conjugada com a ‘frescura’ trazida pelo guarda-redes Ricardo Velho e pelo central Gonçalo Silva, até aí habituais suplentes, e pelo lateral direito Pastor e pelo médio Mattheus Oliveira, ambos reforços de inverno.

A forma do Farense na reta final
Flashscore

Vasco Faísca, treinador que tinha assegurado a manutenção na época anterior, liderou os algarvios num primeiro terço de temporada de bom nível, interrompido pelo Mundial2022 no segundo lugar, com seis pontos de vantagem sobre o Estrela da Amadora.

No reatamento, a formação de Faro surgiu mais ‘desligada’, perdeu o médio colombiano Velásquez por lesão e registou um ciclo de três derrotas consecutivas fora na prova, levando a SAD a prescindir de Faísca após a 18.ª jornada, ainda na segunda posição, mas só com mais um ponto do que os ‘tricolores’.

Depois de Neca ter orientado interinamente a equipa na receção ao Estrela da Amadora (2-2), José Mota estreou-se com uma derrota frente ao Académico de Viseu, à 20.ª ronda, descendo duas posições na tabela após outros maus resultados.

Mas, as várias mudanças no ‘onze’ estabilizaram a equipa de Faro, que, com uma sequência de sete triunfos seguidos (quatro deles fora), da 27.ª à 33.ª jornadas, retornou ao segundo posto, ‘selado’ na penúltima ronda para garantir a subida direta e a 25.ª presença na elite do futebol português.

O Farense manteve a invencibilidade como visitado, somando 12 vitórias e quatro empates em 16 jogos no Estádio de São Luís, recinto que comemora o seu centenário em 2023 e estará em festa na receção da derradeira jornada ao Tondela.

Em 2020/2021, a equipa algarvia tinha regressado à Liga, após 18 anos de ausência, mas foi relegada ao segundo escalão no final dessa temporada, ao terminar no 17.º e penúltimo lugar.

Nas outras competições, ainda com Vasco Faísca no banco, o Farense foi eliminado pelo Leixões da Taça de Portugal, na quarta eliminatória, e caiu na fase de grupos da Taça da Liga, com uma vitória e duas derrotas.

Classificação do Farense
Flashscore