Acelerar para dar a volta, sem travar até à goleada: FC Porto vence Vizela (4-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acelerar para dar a volta, sem travar até à goleada: FC Porto vence Vizela (4-1)
Atualizado
Pepê festeja o golo da reviravolta com Danny Namaso
Pepê festeja o golo da reviravolta com Danny NamasoOpta by Stats Perform/LUSA
O FC Porto venceu este sábado o Vizela, por 4-1, em jogo da 26.ª jornada da Liga, no Estádio do Dragão. Pepe, com um autogolo aos 17 minutos, ainda deu esperança ao Vizela mas, na segunda parte, Francisco Conceição (55') e Pepê (68') assinaram a reviravolta, Evanilson (77') e Toni Martínez (89') deram contornos de goleada, que coloca o FC Porto, à condição, a três pontos do Benfica e a quatro do Sporting.

 

Recorde as incidências da partida

Sérgio Conceição não mexeu no onze da ronda europeia, sendo a única novidade o facto de Mehdi Taremi, suplente utilizado, nem sequer ter feito parte da ficha de jogo nesta receção ao Vizela.

Quanto a Rubén de la Barrera, surpreendeu, tirando Pedro Ortiz e Domingos Quinta para lançar Matías Lacava e, sobretudo, Petrov na frente de ataque, em simultâneo com Essende.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O protesto

O jogo, uma vez mais, começou atrasado no Dragão, desta vez devido a um problema na comunicação do árbitro, e com as claques do FC Porto em silêncio, depois de uma tarde de sobressalto no museu do Dragão, com elementos dos Super Dragões e do Coletivo Ultras 95 a exigirem explicações pelo facto de faixas dos respetivos grupos terem sido roubadas por adeptos da Torcida Split, claque aliada dos No Name Boys, do Benfica.

Quanto ao jogo, começou com o FC Porto ao ataque e com Wendell perto do 1-0, logo aos 3 minutos, valendo a intervenção de Buntic.

Aos 6 minutos respondeu o Vizela, com Essende a cruzar e Petrov, ao segundo poste, a finalizar e a ganhar um canto.

Aos 9' foi Francisco Conceição a ficar perto de um grande golo, com um remate cruzado, de pé esquerdo, a rasar a barra da baliza do Vizela. Aos 13' surgiu João Mário a cruzar para o outro lateral, Wendell, cabecear por cima.

O auto-golo

Aos 17 minutos, depois de Otávio, de fora da área, ter visto Buntic brilhar com enorme defesa, o Vizela saiu em contra-ataque, Essende arrancou pela direita, cruzou para Petrov e Pepe, numa falha de comunicação com Diogo Costa, cortou a bola para a própria baliza, fazendo o auto-golo que colocou o Vizela na frente do marcador.

O FC Porto sentiu o golo, revelou dificuldades em chegar à baliza de Buntic e em cima da hora de jogo, na ressaca a um cruzamento da direita, Alan Varela, à entrada da área, rematou por cima da barra.

Aos 37' foi Francisco Conceição a cruzar da direita e Galeno a pegar mal na bola, rematando por muito por cima da baliza de Buntic.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

A debandada e o regresso

Para a segunda parte, com as claques do FC Porto a abandonarem o Estádio do Dragão, em protesto, mas com alguns a regressarem para o apoio à equipa, nenhum dos treinadores mexeu nos onzes iniciais.

Francisco Conceição, logo no primeiro minuto, deu o mote, com um remate ao lado.

A expulsão

Aos 49 minutos, o mesmo Francisco Conceição arrancou pela direita e foi derrubado por Matías Lacava, que já tinha um cartão amarelo da primeira parte. O árbitro não perdoou e expulsou o jogador do Vizela, deixando a formação visitante reduzida a dez jogadores logo a abrir a segunda parte.

Aos 51 minutos, novo contra-ataque do Vizela, nova cavalgada de Essende, a ganhar um pontapé de canto, onde Rubén de la Barrera equilibrou a equipa, tirando o avançado Petrov para lançar Matheus Pereira.

O empate

Aos 55 minutos, em mais uma jogada de Francisco Conceição, a mais utilizada pelo extremo, surgiu o golo do empate, com bola da esquerda para o meio, remate cruzado, de fora da área, e a bola a entrar junto ao poste direito da baliza de Buntic. Estava feito o empate e, no meio dos festejos, Sérgio Conceição a lançar Danny Namaso no lugar de Alan Varela.

Aos 56 minutos foi Buntic, numa enorme intervenção, a negar o golo da reviravolta a Nico González, parando no minuto seguinte o remate de fora da área de João Mário. Aos 61' Rubén de la Barrera voltou a mexer, tirando Lokilo para lançar Busnić.

O FC Porto, contudo, carregava em busca da reviravolta a logo aos 62 minutos, após cruzamento de Wendell, da esquerda, Evanilson cabeceou ao poste esquerdo da baliza do Vizela. Aos 67' foi Galeno, junto à entrada da área, a rematar ligeiramente ao lado da baliza.

A reviravolta

Adivinhava-se o golo do FC Porto, perante a quantidade de ocasiões criadas, e o 2-1 surgiu mesmo aos 68 minutos, com um belo passe de Namaso, a deixar Pepê com espaço para, na cara de Buntic, rematar rasteiro, de pé esquerdo, para o 2-1.

Mesmo em vantagem, o FC Porto não tirou o pé do acelerador. Aos 73 minutos Wendell rematou por cima, aos 74' foi novamente Galeno, com remate forte, a ver Buntic desviar por cima da barra.

O ponto final

Aos 76 minutos Sérgio Conceição mexeu em dose dupla, tirando os esgotados João Mário e Nico González para lançar Eustaquio e Iván Jaime, um minuto antes de surgir o golo que sentenciaria a partida: Otávio rematou de fora da área, Buntic defendeu mas não segurou e Evanilson só teve de encostar para o 3-1.

Com o jogo fechado, Rubén de la Barreira fez uma tripla alteração, lançando Hugo Oliveira, Diogo Nascimento e Alberto Soro, tirando Essende, Tomás Silva e Bruno Costa, com este a ser aplaudido pelo Estádio do Dragão e pelo próprio Sérgio Conceição.

A cinco minutos dos 90', Sérgio Conceição tirou Evanilson e Galeno, lançando em campo Toni Martínez e Jorge Sánchez.

Aos 87 minutos Pepê rematou para corte de Hugo Oliveira e, na sequência do canto, novamente o brasileiro a atirar, mas às malhas laterais da baliza de Buntic.

O 4-1, esse, chegaria a um minuto dos 90', antes dos quatro de compensação, com Francisco Conceição, quem mais, a ganhar uma bola à entrada da área, a rematar para defesa de Buntic e, na recarga, Toni Martínez a fazer mais um para o FC Porto.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Francisco Conceição (FC Porto)

O mapa de calor de Francisco Conceição
O mapa de calor de Francisco ConceiçãoOpta by Stats Perform/LUSA