Análise: Viktor Gyökeres é o mais caro do Sporting, mas não entra no top-3 nacional

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Viktor Gyökeres é o mais caro do Sporting, mas não entra no top-3 nacional

Viktor Gyökeres é o novo camisola 9 do Sporting
Viktor Gyökeres é o novo camisola 9 do SportingSporting CP
Depois de avanços e recuos, a oficialização: Viktor Gyökeres é reforço do Sporting. O avançado sueco de 25 anos chega do Coventry, do Championship, e assinou contrato válido até 2028, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Viktor Gyökeres ainda agora chegou ao Sporting e ao campeonato português, mas já não se livra do peso de ser a contratação mais cara da história dos leões, com direito a entrar no top nacional.

Valores em milhões de euros
Valores em milhões de eurosSporting CP/Flashscore

O emblema verde e branco desembolsou 20 milhões de euros para assegurar o concurso do avançado sueco, mais quatro mediante a concretização de objetivos, montante que coloca Gyökeres no top das maiores contratações registadas em Portugal, numa lista dominada pelo vizinho e rival Benfica.

O Flashscore ajuda-o, agora, a recordar o top-10 das maiores compras de clubes lusos.

1. Orkun Kokçu - 25 milhões (Benfica, 2023/24)

Kokçu chegou para vestir a camisola 10 do Benfica
Kokçu chegou para vestir a camisola 10 do BenficaSL Benfica

Após duras e longas negociações, o capitão do mais recente campeão neerlandês viajou até à capital portuguesa para assumir o pódio das contratações mais caras da história dos clubes portugueses. O Benfica desembolsou 25 milhões (mais cinco por objetivos) para cumprir o primeiro desejo de Roger Schmidt para a nova temporada.

2. Darwin Núñez - 24 milhões (Benfica, 2020/21)

Darwin representou o Benfica durante duas temporadas
Darwin representou o Benfica durante duas temporadasLUSA

O avançado uruguaio contratado ao Almería, então a competir na 2.ª divisão espanhola, está prestes a perder o primeiro lugar no pódio para Kokçu. 24 milhões de euros foi a 'módica' quantia que as águias desembolsaram pela sua contratação. A verdade é que o internacional uruguaio revelou-se uma aposta certeira e acabou vendido dois anos depois para o Liverpool por... 75 milhões!

3. Raul Jiménez - 21,8 milhões (Benfica, 2015/16)

Raúl Jiménez vestiu a camisola do Benfica durante três épocas
Raúl Jiménez vestiu a camisola do Benfica durante três épocasLUSA

A compra do seu passe foi realizada em duas fases, com os dirigentes do emblema da Luz a pagarem 9,8 milhões da primeira vez e 12 da segunda, resultando num total de 21,8 milhões de euros. Raul Jiménez chegou à Luz proveniente do Atlético de Madrid, em 2015, e continuou por Lisboa até ao verão de 2018, quando foi cedido e, posteriormente, vendido ao Wolverhampton, por 38 milhões de euros.

4. Viktor Gyökeres - 20 milhões (Sporting, 2023/24)

Viktor Gyökeres assinou até 2028
Viktor Gyökeres assinou até 2028Sporting CP

Após duas temporadas de grande nível ao serviço do Coventry, do Championship, o avançado sueco entrou no radar do Sporting e os leões não descansaram enquanto não asseguraram a sua contratação. O interesse era tanto que o clube de Alvalade bateu o seu recorde de transferências: nunca tinha pago tanto por um único jogador.

5. David Carmo - 20 milhões (FC Porto, 2022/23)

David Carmo ainda não se afirmou no FC Porto
David Carmo ainda não se afirmou no FC PortoLUSA

O nome do central é o mais recente desta lista. Os azuis e brancos anteciparam-se à concorrência e pagaram cerca de 20 milhões de euros ao SC Braga para garantir o passe de David Carmo, que fez dele a contratação mais cara da história do FC Porto. Contudo, a verdade é que o jovem defesa ainda não conseguiu afirmar-se na equipa de Sérgio Conceição.

6. Julian Weigl - 20 milhões (Benfica, 2019/20)

Weigl teve uma passagem fugaz pelo Benfica
Weigl teve uma passagem fugaz pelo BenficaAFP

Uma das contratações mais surpreendentes do futebol português nos últimos anos. Julian Weigl, internacional alemão, aceitou desvincular-se do Borussia Dortmund para dar o 'sim' ao projeto do Benfica. A mudança ocorreu a meio da época 2019/20, com os encarnados a pagarem 20 milhões de euros pelo seu passe. Passou duas temporadas e meia na Luz e regressou à Alemanha... por 7,2 milhões de euros.

7. Everton Cebolinha - 20 milhões (Benfica, 2020/21)

Everton não teve muito sucesso na Luz
Everton não teve muito sucesso na LuzLUSA

O verão de 2020 foi particularmente movimentado para os lados da Luz. O regresso de Jorge Jesus para assumir o comando técnico dos encarnados representou um forte investimento por parte da SAD benfiquista. Além de Darwin, o Benfica contratou Everton ao Grêmio, um dos grandes desejos de JJ. No entanto, o internacional brasileiro nunca viria a confirmar o seu potencial e acabaria por sair para o Flamengo sem deixar grande saudade junto dos adeptos do clube da capital portuguesa.

8. Raúl De Tomas - 20 milhões (Benfica, 2019/20)

RDT não foi feliz com a camisola do Benfica
RDT não foi feliz com a camisola do BenficaLUSA

No verão de 2019, os encarnados pagaram 20 milhões de euros ao Real Madrid pelo passe do avançado espanhol, que não convenceu e saiu em janeiro de 2020, para o Espanyol, por... 20 milhões (mais dois em objetivos). Uma contratação que não funcionou do ponto de vista desportivo, mas que também não resultou em nenhuma perda do ponto de vista financeiro.

9. Óliver Torres - 20 milhões (FC Porto, 2017/18)

Óliver nunca convenceu Sérgio Conceição
Óliver nunca convenceu Sérgio ConceiçãoLUSA

O médio foi uma das grandes apostas de Julen Lopetegui durante o reinado do treinador espanhol no FC Porto. Após duas temporadas de empréstimo (2014/15 e 2016/17), os dragões avançaram para a sua contratação - 20 milhões de euros por 85 por cento do passe -, mas o jogador nunca se conseguiu afirmar com Sérgio Conceição. Em 2018/19, Óliver acabou por sair em definitivo para o Sevilla.

10. Imbula - 20 milhões (FC Porto, 2015/16)

Imbula nunca se conseguiu afirmar no Dragão
Imbula nunca se conseguiu afirmar no DragãoLUSA

O médio francês foi anunciado no verão de 2015 como reforço do FC Porto, mas resistiu apenas meia época no Dragão. Foi uma das principais desilusões dos azuis e brancos no séc. XXI, pelo menos do ponto de vista desportivo, já que ainda rendeu alguns milhões. Acabou vendido ao Stoke City por... 24 milhões de euros.