Eleições FC Porto: Urnas encerram participação recorde superior a 26 mil associados

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eleições FC Porto: Urnas encerram participação recorde superior a 26 mil associados

Foram mais de 26 mil adeptos
Foram mais de 26 mil adeptosLUSA
Mais de 26 mil associados do FC Porto votaram até ao fecho das urnas nas eleições aos órgãos sociais do clube, que estiveram perto de triplicar o anterior recorde de participação fixado em 1988, anunciaram hoje os 'dragões'.

Numa nota publicada no seu sítio oficial, o emblema 'azul e branco' especificou a estimativa de afluência total no sufrágio, que decorreu entre as 09:00 e as 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto.

Já durante a tarde, o FC Porto havia confirmado a ultrapassagem da marca registada em 1988, quando 10.731 associados votaram no primeiro de dois êxitos de Pinto da Costa sobre José Martins Soares.

Por volta das 20:00, o perímetro que demarcava o Estádio do Dragão foi encerrado, mas os sócios que ainda se encontravam na fila à hora de fecho puderam votar, levando as urnas a encerrarem em definitivo cerca de meia hora depois.

O recorde de afluência em eleições dos órgãos sociais de clubes portugueses continua a pertencer ao Benfica, que contabilizou 40.115 em 2021, aquando da primeira eleição do atual presidente encarnado Rui Costa.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas pelo atual presidente Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

Pinto da Costa é o 33.º líder máximo da história 'azul e branca' e tenta alcançar um 16.º mandato consecutivo, numa altura em que soma 42 anos seguidos de presidência, detendo o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.