Gyokeres rugiu, leão adormeceu e Paulinho resolveu: Sporting vence ao cair do pano (3-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gyokeres rugiu, leão adormeceu e Paulinho resolveu: Sporting vence ao cair do pano (3-2)

Atualizado
O jogo começa às 20:30
O jogo começa às 20:30LUSA/Opta by Stats Perform
Viktor Gyokeres apresentou-se da melhor forma aos adeptos do Sporting, com dois golos em dois minutos na primeira parte. No segundo tempo, Essende e Nuno Moreira capitalizaram erros infantis também em dois minutos, mas no último lance do jogo apareceu Paulinho para garantir três pontos para Rúben Amorim na jornada inaugural.

Recorde aqui as incidências do encontro

Para o primeiro jogo oficial da época 2023/24, Rúben Amorim surpreendeu com as entradas de Geny Catamo e Daniel Bragança - de volta aos jogos a valer após 1 ano e 3 meses de ausência por lesão - no onze, para além da presença do reforço mais caro da história, Viktor Gyokeres, na frente de ataque. 

Escolhas iniciais e pontuações no final do encontro
Escolhas iniciais e pontuações no final do encontroFlashscore

Do lado do Vizela, agora orientado pelo espanhol Pablo Villar, a novidade foi Samuel Essende a liderar a linha da frente.

Chegar, ver e marcar

Os leões entraram muito bem no encontro, com uma posse de bola objetiva e muita pressão na perda da mesma. O capitão Seba Coates foi o primeiro a criar perigo, de cabeça, obrigando Buntic a uma excelente defesa. Mas a figura de cartaz era apenas uma.

Aos 14 minutos, Gyokeres aproveitou uma bola perdida na grande área, fez uma simulação que deixou pelo caminho dois adversários e rematou cruzado, de pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes croata.

A bola foi a meio-campo, a defesa do Vizela facilitou e Gyokeres não perdoou. O sueco viu o mau passe de Matheus Pereira e, qual felino, atacou a presa, partiu para cima de dois defesas, puxou para o pé direito e rematou colocado, perante um impotente Buntic. Um golpe duplo para deixar em êxtase as bancadas de Alvalade. Que apresentação!

Pouco depois, Pedro Gonçalves teve uma boa oportunidade para dilatar o resultado, mas perdeu tempo e não conseguiu rematar em condições, numa altura em que as câmaras filmavam o próximo reforço do Sporting que já estava presente nas bancadas: Morten Hjulmand.

Nos últimos minutos da primeira parte, Gyokeres assistiu Bragança que, com tudo para fazer o golo, atirou por cima e o Vizela acordou para o jogo. Nos últimos dois minutos, Nuno Moreira apareceu em boa posição, mas rematou ao lado, depois Kiko Bondoso cruzou para a pequena área e ninguém apareceu a desviar e, finalmente, Samu rematou de longe para as mãos de Adán... Era um aviso do que estava para vir.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Leão comeu e tirou uma sesta

Daniel Bragança acabou por ficar nos balneários - numa lógica de gestão de esforço - e Marcus Edwards foi a jogo. O descanso parece ter feito bem aos vizelenses que voltaram mais atrevidos, aproveitando também alguma displicência defensiva e na fase de construção do Sporting. Ia valendo Coates a resolver os problemas.

Trincão ia tentando agitar as águas sozinho, mas as sucessivas perdas de bola só lhe valiam assobios dos adeptos, Pedro Gonçalves era mais objetivo e por duas vezes visou a baliza, a segunda para boa defesa de Buntic.

Rúben Amorim mexia - entraram Paulinho e Afonso Moreira -, mas nem assim conseguia abanar a apatia leonina. Aos 63 minutos, valeu Adán a evitar o golo de Diogo Nascimento.

Adán dá, Adán tira e Vizela iguala

O brilho da defesa anterior parece ter ofuscado o guarda-redes espanhol que, aos 76 minutos, acabou por ser o culpado principal de um erro geral. A defesa estava muito subida, a bola entrou nas costas, Adán leu mal o lance e Essende aproveitou para, com alguma sorte à mistura, ultrapassar o guarda-redes e reduzir.

Era surreal o que se passava em Alvalade. No minuto seguinte, o Vizela chegou ao empate numa transição rápida pela direita, com um cruzamento na medida perfeita para Nuno Moreira encostar ao segundo poste e provocar um dissabor aos adeptos do clube que o formou.

Incrível como um candidato ao título comete erros de futebol juvenil. Demasiada confiança, passividade e até imaturidade acabaram por trair Rúben Amorim que assistia incrédulo ao que se passava.

Rúben Amorim não acreditava no que se estava a passar
Rúben Amorim não acreditava no que se estava a passarAFP

Nos últimos minutos as bancadas de Alvalade animaram-se para ajudar a equipa a chegar à vitória, numa altura em que Trincão aparecia desconsolado no banco de suplentes. 

Herói improvável

Depois de 15 minutos sem lances de perigo dos dois lados e numa altura em que já se escrevia o empate, o Sporting acabou por apontar o golo da vitória por um dos patinhos feios. Numa carambola no interior da grande área, Gyokeres e Coates subiram às alturas, a bola caiu nos pés de Paulinho que atirou de primeira para o fundo das redes.

Alvalade respirou de alívio e o Sporting acaba por somar três pontos no primeiro jogo da temporada, apesar de haver ainda muito a melhorar. Que maneira de começar a época e que belo prato para os adeptos neutros disfrutarem na primeira jornada da Liga Portugal.

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting).

Gyokeres foi fundamental na vitória e contribuiu para lá dos golos
Gyokeres foi fundamental na vitória e contribuiu para lá dos golosLUSA/Opta by Stats Performç