Marítimo marca aos 90+5', vence Vizela (1-0) e coloca Paços e Santa Clara na Liga 2

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marítimo marca aos 90+5', vence Vizela (1-0) e coloca Paços e Santa Clara na Liga 2
Cláudio Winck foi o herói do Marítimo, com o golo aos 90+5
Cláudio Winck foi o herói do Marítimo, com o golo aos 90+5Opta by Stats Perform/LUSA
O Marítimo está no play-off do campeonato, o Paços de Ferreira e o Santa Clara descem, matematicamente, à Liga 2, a uma jornada do final do campeonato. Um golo de Cláudio Winck, aos 90+5 minutos, valeu a vitória insular diante do Vizela, num Estádio dos Barreiros praticamente lotado para assegurar uma nova vida na esperança de se manter no escalão principal do futebol português.

Recorde as incidências do jogo

Grande ambiente nos Barreiros, uma das melhores casas da temporada (10.181 espectadores), com José Gomes, treinador do Marítimo, a promover o regresso de Geny Catamo, que tinha falhado a última jornada, com o Sporting (1-2), por estar cedido pelos leões, em detrimento de Renê Santos.

Do lado do Vizela, Tulipa promoveu a estreia absoluta do guarda-redes Luiz Felipe, no lugar de Buntic, além de mais cinco mudanças em relação ao onze que empatou (0-0) com o Famalicão: Bruno Wilson, Kiki, Claudemir, Rashid e Zohi foram titulares, nas vagas de Ivanildo, Matheus Pereira, Pedro Ortiz, Raphael Guzzo e Nuno Moreira.

Notas dos jogadores de Marítimo e Vizela
Notas dos jogadores de Marítimo e VizelaFlashscore

0 nos golos, 10 na emoção

O Marítimo, como se esperava, entrou ao ataque, em busca do único resultado que lhe interessava, e Xadas, logo aos cinco minutos, testou a meia distância, com um remate por cima da barra.

Respondeu o Vizela, aos oito minutos, em novo tiro de longe, da autoria de Rashid, para excelente intervenção de Marcelo Carné, a desviar para canto.

Ainda antes do quarto de hora Vítor Costa, lateral que marcou em Alvalade, rematou mas Luiz Felipe defendeu, com a bola a ainda tocar na barra da baliza do Vizela. André Vidigal, num remate em jeito, obrigou novamente o guarda-redes brasileiro a trabalhos forçados, aos 14'. 

O Vizela tentava sempre responder ao maior ímpeto ofensivo do Marítimo e aos 24 minutos Kiko Bondoso quase surpreendia Marcelo Carné, antes de Claudemir, aos 37', obrigar o guardião dos insulares a nova intervenção.

Na resposta, o Marítimo perto de inaugurar o marcador: primeiro André Vidigal, aos 38', já dentro da área, a rematar - valeu um corte crucial de Tomás Silva, e depois Geny Catamo, aos 41', a rematar de pé esquerdo, com a bola a rasar a barra.

Estatística do jog ao intervalo
Estatística do jog ao intervaloOpta by Stats Perform

À terceira (bola no ferro) não foi de vez

A segunda parte começou sem alterações e como a primeira, ou seja, com o Marítimo ao ataque: aos 48 minutos André Vidigal tem uma receção sublime, com o peito, ultrapassa Bruno Wilson mas o remate, esse, saiu à figura de Luiz Felipe.

Respondeu o Vizela, aos 52', com Kiko Bondoso, após jogada com Samú, a rematar cruzado mas ao lado da baliza insular. À hora de jogo Rashid, de livre, atirou por cima, antes de aos 63 minutos Artur Soares Dias apitar para grande penalidade a favor do Marítimo, por falta de Anderson sobre Geny Catamo. O lance, porém, foi rapidamente corrigido pelo VAR, uma vez que a falta foi fora da área, com Bruno Xadas, na conversão do lance, aos 65', a atirar por cima da baliza do Vizela.

Logo no minuto seguinte, aos 66', mais uma bola no ferro, com cruzamento da direita de André Vidigal e Félix Correia, de primeira, a atirar ao poste da baliza de Luiz Felipe.

A "traição" de Pablo Moreno

Aos 69 minutos, já depois de Tulipa ter mexido primeiro, com Nuno Moreira no lugar de Zohi, José Gomes começou a arriscar, colocando mais um avançado, Pablo Moreno, no lugar de Xadas, passando a jogar em 4x2x4 para os últimos 20 minutos. Respondeu Tulipa, com Schmidt e Méndez nos lugares de Osama Rashid e Osmajic.

Durou pouco, porém, a aposta de José Gomes em Pablo Moreno, que aos 80', pouco mais de dez minutos depois de ter entrado, foi obrigado a sair, com problemas físicos, para a entrada de Cláudio Winck, juntando-se ainda Val Soares em campo, em detrimento de João Afonso. 

Aos 85 minutos, em novo livre direto em posição prometedora, Félix Correia rematou muito por cima da baliza de Luiz Felipe. Aos 87' foi a vez do Vizela também beneficiar de uma bola parada junto à área insular e com o mesmo destino: bola por cima de Nuno Moreira.

Já nos descontos, que foram de seis minutos, José Gomes esgotou as opções, refrescando o ataque com Ramírez no lugar do esgotadíssimo Félix Correia, e com Edgar Costa por Geny Catamo, numa altura em que o Vizela ficava reduzido a dez jogadores, devido a lesão de Nuno Moreira, já com as substituições esgotadas.

Aos 90+3' seria precisamente Ramírez, de cabeça, na sequência de um canto, a tentar o golo, mas com defesa segura de Luiz Felipe.

Escrito nas estrelas... do banco

Estava mesmo no banco de José Gomes o Euromilhões do Marítimo: aos 90+5 minutos, Cláudio Winck, brasileiro que tinha sido lançado aos 80 minutos, para o lugar do lesionado Pablo Moreno, que entrou e saiu, viu a bola cair-lhe nos pés para marcar e empurrar os insulares para o play-off do campeonato. Ficou mal na fotografia o guarda-redes do Vizela, Luiz Felipe, que saiu da baliza, não segurou a bola e, depois de um primeiro remate de Edgar Costa, a bola sobrou para o segundo poste onde Winck, sozinho, teve todo o tempo do mundo para fazer um dos golos mais fáceis e, ao mesmo tempo, mais importantes da sua carreira.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Marítimo garante matematicamente a vaga no play-off de manutenção na Liga, onde vai defrontar, ao que tudo indica, o Estrela da Amadora, terceiro classificado da Liga 2. Ao mesmo tempo, Paços de Ferreira e Santa Clara viram morrer, nos derradeiros segundos, as esperanças de ainda ter uma segunda tentativa na luta pela manutenção e caem na Liga 2. Quanto ao Vizela, mantém os 40 pontos, no 9.º lugar do campeonato.

Homem do jogo Flashscore: Cláudio Winck (Marítimo)

Classificação da Liga
Classificação da LigaFlashscore