No castelo do rei Jota Silva: Vitória SC vence Moreirense (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No castelo do rei Jota Silva: Vitória SC vence Moreirense (1-0)
A festa de Jota Silva
A festa de Jota SilvaOpta by Stats Perform, LUSA
Internacional português de pleno direito, o avançado afirmou-se como a grande figura do Vitória SC esta época ao marcar o golo que decidiu o dérbi do concelho de Guimarães e, muito provavelmente, a questão do quinto lugar que dá acesso à Liga Conferência. Uma partida entretida, mas com pouca ação nas balizas.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Álvaro Pacheco decidiu optar pela continuidade no que toca ao onze. Mesmo com Bruno Varela recuperado, Charles manteve a confiança na baliza.

No Moreirense, Rui Borges fez apenas uma mudança forçada. Hernâni Infande lesionou-se e cedeu o lugar a Kodisang.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Dérbi europeu

Um dérbi do concelho de Guimarães, Vitória SC e Moreirense prometiam uma tarde de bom futebol. No quinto e sexto lugar, os dois conjuntos sonham com a presença europeia (a terceira consecutiva para os vitorianos, o culminar de uma época histórica para os cónegos) e sabiam da importância deste jogo para essas contas.

Contudo, os olhos pareciam todos nos holofotes da Europa e ninguém se preocupou em olhar para as balizas. O primeiro tempo foi morno, sem grande oportunidades para cada lado, pese embora uma entrada prometedora do Vitória SC que teve dois cantos quando o relógio ainda não tinha chegado aos dois minutos.

De resto, os vitorianos iam criando perigo cada vez que Jota Silva se libertava e apareci nas costas dos médios do Moreirense. Foi assim que Bruno Gaspar obrigou Kewin a uma grande defesa.

Os terrenos que Jota Silva pisou
Os terrenos que Jota Silva pisouOpta by Stats Perform

No lado do Moreirense, Kodisang testou a tenção de Charles. Mingotti chegou a celebrar aos 40 minutos, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

O rei do castelo

A segunda pare começava com o aliciante de perceber qual seria a primeira equipa a desatar um nó atado tão cautelosamente que o nulo parecia o resultado mais provável para as bancadas frustradas do Estádio D. Afonso Henriques.

Contudo, neste castelo mora um novo rei. Uma história de superação como há poucas no futebol português, Jota Silva saiu do Sousense, da distrital do Porto, e em cinco anos tornou-se no rei de Guimarães.

Internacional português de pleno direito, o avançado confirmou o excelente momento (quarto jogo consecutivo) e foi ele o herói da partida. Aos 68 minutos, Bruno Gaspar cruzou na direita numa jogada de insistência e Jota Silva apareceu de trás, antecipou-se a Kodisang e colocou a bola no fundo das redes para delírio do estádio. 

A vez do outro Silva

Em vantagem, o Vitória SC assumiu ainda mais o controlo do jogo, não recuou e o Moreirense sentiu dificuldades em conseguir aproximar-se da baliza de Charles com perigo. 

Contudo foi o guardião brasileiro, também de apelido Silva, que acabou por desempenhar um papel essencial nos instantes finais da partida. Aos 89 minutos, Frimpong cruzou do lado esquerdo e Matheus Aias cabeceou para uma enorme defesa do guardião brasileiro que selou os três pontos.

Com este resultado, o Vitória SC encosta-se ao SC Braga no quarto lugar com 53 pontos e cava um fosso de nove em relação ao Moreirense, sexto classificado.

Homem do jogo Flashscore: Jota Silva (Vitória SC).

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform