Onze da 21.ª jornada para o Flashscore: Renascimento de Trincão numa equipa pintada de verde

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Onze da 21.ª jornada para o Flashscore: Renascimento de Trincão numa equipa pintada de verde
Bom momento de Trincão continua
Bom momento de Trincão continuaLUSA/Opta by Stats Perform
Desde o final da época passada, o Flashscore passou a atribuir notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 21.ª ronda do campeonato português, com Francisco Trincão, a marcar contra a antiga equipa, em grande destaque.
O onze da 21.ª jornada da Liga Portugal
O onze da 21.ª jornada da Liga PortugalFlashscore

Guarda-redes:

Kewin (Moreirense) - 7.8

O campeonato do Moreirense já foi várias vezes destacado esta época, mas os números da equipa de Rui Borges impressionam acima de tudo pela regularidade, com apenas 26 golos marcados, menos do que cinco equipas abaixo na classificação. Ao mesmo tempo, só sofreu 24, o que a torna na quarta melhor quinta melhor defesa do campeonato, em igualdade com o Famalicão. Para isso contribuiu, uma vez mais, o guarda-redes Kewin, que somou a 10.ª clean sheet da temporada na Liga Portugal.

Defesas:

Dinis Pinto (Moreirense) - 7.9

A defesa do Moreirense esteve em destaque nesta jornada, mas nem tudo está relacionado com momentos defensivos. A influência dos laterais cónegos voltou a ficar evidente no pé direito de Dinis Pinto, que subiu ao último terço para tirar o cruzamento da vitória já na reta final do encontro.

Eduardo Quaresma (Sporting) - 7.8

O reaparecimento de Eduardo Quaresma no Sporting é quase digno de estudo. Depois de duas experiências negativas, o central estava praticamente escondido no plantel de Rúben Amorim, mas regressou num grande momento, consagradado com o segundo golo da goleada leonina frente ao SC Braga. Com o regresso de Diomande, o treinador do Sporting tem uma boa dor de cabeça para resolver.

Anderson (Vizela) - 7.8

O momento do Vizela é delicado e o jogo com o Gil Vicente era de importância extrema. Mais do que jogar bem ou vencer por muitos, o importante era somar três pontos. A missão bem sucedida do conjunto de Rúben de la Barrera passou em grande parte pela exibição de Anderson Jesus, esteio da defesa vizelense que sofreu algumas alterações no passado recente. O central brasileiro ficou e em boa hora para o técnico espanhol.

A exibição de Anderson frente ao Gil Vicente
A exibição de Anderson frente ao Gil VicenteLiga Portugal/Opta by Stats Perform

Frimpong (Moreirense) - 7.9

Godfried Frimpong está num processo de afirmação na Liga Portugal. Depois de alguns altos e baixos na primeira época em Moreira de Cónegos, ganhou fôlego na Liga 2 e tem vindo a regressar aos poucos à Liga Portugal. Depois de nove jogos sempre a sair do banco, ganhou a titularidade e ao terceiro encontro consecutivo mostrou argumentos para se manter na equipa na próxima jornada.

Talocha (Farense) - 8.0

A mudança de Talocha para Faro, quando o Farense estava na Liga 2, surpreendeu, especialmente depois da boa época no Gil Vicente, mas o esquerdino continua a ser fundamental para José Mota. Aos 34 anos, continua a mostrar que é um lateral capaz no momento defensivo, mas com boa capacidade física para percorrer todo o flanco.

O mapa de calor de Talocha frente ao Famalicão
O mapa de calor de Talocha frente ao FamalicãoLiga Portugal/Opta by Stats Perform

Médios:

João Graça (Rio Ave) - 7.8

O Rio Ave reforçou-se bastante em janeiro e o meio-campo terá sido o setor que recebeu mais caras novas e de capacidade inegável. Adrien Silva, por exemplo, seria um potencial concorrente para João Graça, mas o médio vai continuando no onze da equipa de Luís Freire e tem somado números que justificam essa escolha. Pouco habituado a marcar golos (fez um nas últimas quatro épocas), o jogador natural de Matosinhos destacou-se no momento defensivo, com um impressionante registo de 13 duelos ganhos frente ao Casa Pia.

As estatísticas de João Graça
As estatísticas de João GraçaRio Ave/Opta by Stats Perform

Pedro Gonçalves (Sporting) - 8.3

Num encontro em que o Sporting goleou e houve cinco marcadores diferentes, é até algo estranho não vermos o de Pedro Gonçalves na lista, mas o médio, que voltou a subir no terreno com a titularidade de Morita, mostrou que a sua importância não deve ser reduzida ao número de golos marcados. Ainda tentou, embora não tenha acertado na baliza, mas para Pote era dia de assistir.

Os números de Pedro Gonçalves
Os números de Pedro GonçalvesLUSA/Opta by Stats Perform

Avançados:

Ángel Di María (Benfica) - 8.5

Outra vez ele. O argentino teima em fazer parte da grande maioria dos onzes da jornada para o Flashscore e tem apresentado motivos mais do que suficientes para tal. Em Guimarães, resgatou um Benfica em dificuldades, embora o próprio não o tenha admitido na flash interview, com duas assistências perfeitas para Rafa e Arthur Cabral, respetivamente. Com o argentino em campo, a equipa de Roger Schmidt está sempre mais perto de marcar, mesmo quando os jogos não correm de feição.

Os números de Di Maria em Guimarães
Os números de Di Maria em GuimarãesBenfica/Opta by Stats Perform

Cristo González (Arouca) - 8.1

Não foi por falta de aviso. A dupla espanhola do Arouca, frente ao FC Porto acompanhada pelo compatriota Jason, já tinha sido destacada neste artigo, mas Cristo mostrou que é jogador para grandes partidas. Já tinha marcado no Dragão e voltou a fazer o gosto ao pé em Arouca, desta vez de penálti. Além do golo, somou ainda três passes decisivos, um deles logo no primeiro minuto da partida, diretamente para a cabeça de Mujica. Aos 26 anos, ainda está a tempo de ir mais longe, apesar de ter renovado em fevereiro até 2026.

Melhor jogador da 21 .ª jornada: Francisco Trincão (Sporting) - 8.6

Assim como a dupla do Arouca, o Flashscore também tinha destacado a renovada confiança de Francisco Trincão, que aproveitou a receção à antiga equipa para marcar pela quinta jornada consecutiva. O momento do esquerdino é, de longe, o melhor da temporada, de tal forma que Marcus Edwards, sem qualquer problema físico, ficou no banco de suplentes, e Rúben Amorim tem aproveitado para reerguer um jogador que começava a ter cada vez menos espaço em Alvalade. Decisivo, o esquerdino parece mais ligado à corrente, como prova o golo oportunista que apontou logo aos oito minutos. Ainda assistiu, acabou o encontro com o SC Braga com mais uma prova da grande fase que atravessa e ainda deixou uma mensagem a Roberto Martínez a poucas semanas da convocatória da seleção nacional.

O mapa de calor de Trincão
O mapa de calor de TrincãoLUSA/Opta by Stats Perform

Como são calculadas as notas?