Tiro de Nico abate os gansos: FC Porto regressa às vitórias e segura pódio diante do Casa Pia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tiro de Nico abate os gansos: FC Porto regressa às vitórias e segura pódio diante do Casa Pia
Atualizado
Nico apontou o segundo golo no campeonato
Nico apontou o segundo golo no campeonatoCasa Pia/Opta by Stats Perform
Um grande golo do médio espanhol colocou um ponto final na pior fase do FC Porto na Liga Portugal ao garantir o triunfo por 1-2 no terreno emprestado do Casa Pia, depois de golos de Galeno e Nuno Moreira na primeira parte. Com este resultado, os dragões seguram o terceiro lugar, enquanto os gansos ficam a quatro pontos da zona de despromoção.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Privado de Diogo Costa e Evanilson, Sérgio Conceição voltou a dar a titularidade a Cláudio Ramos entre os postes e a Taremi na frente, repetindo o onze que garantiu a passagem à final da Taça de Portugal, com a presença de Pepe e Francisco Conceição, que estavam em dúvida. Também Gonçalo Santos repetiu as mesmas escolhas do último jogo, sem poder contar com Beni, Rafael Brito e Kiki.

Pontuações no final do encontro
Pontuações no final do encontroFlashscore

Um mar de oportunidades

Sem vencer há três partidas para o campeonato, os dragões quase sofreram novo volte-face logo aos dois minutos, quando Cláudio Ramos teve de se aplicar para impedir o golo na própria de Otávio. Passado o susto, os forasteiros tomaram controlo do jogo e armaram um assalto à baliza contrária, com Telasco a evitar o golo de Francisco Conceição, Pepe a cabecear à figura, Alan Varela a atirar por cima da trave e Pepê a acertar no ferro... tudo isto em 20 minutos.

A primeira parte prometia golos e eles não demoraram muito a aparecer, porém no momento mais monótono do jogo. Mérito para João Mário, que com um excelente passe descobriu a desmarcação de Pepê na profundidade e o brasileiro, longe de ser guloso, ofereceu o golo a Galeno, que mostrou muita calma na hora de finalizar, aos 31 minutos.

Os portistas estavam por cima do jogo, dominavam os gansos que demonstravam dificuldades para conseguir crescer com bola e afastar a pressão. No entanto, tudo mudou num lance muito discutível que acabou com a bola dentro das redes, com o árbitro a assinalar suposta falta de Nico sobre Neto, sem esperar pelo final do lance, o que impediu uma revisão do VAR.

Pouco depois, na insistência a um pontapé de canto, Yuki Soma voltou a colocar na grande área, Tchamba ganhou a disputa ao primeiro poste e, esquecido pela defensa, apareceu Nuno Moreira solto de marcação para rematar de primeira junto ao poste, batendo Cláudio Ramos, aos 37 minutos. 

Até ao intervalo, o Casa Pia cresceu e ficou muito perto da reviravolta em lances sucessivos, sempre com Yuki Soma ao barulho. O japonês tirou um cruzamento muito perigoso que não teve o melhor seguimento na pequena área e, em tempo de descontos, aproveitou a má abordagem de Otávio para rematar contra Cláudio Ramos e, no seguimento, atirou de pé esquerdo para uma intervenção fantástica do guardião.

A obra de Nico

João Mário tinha recolhido ao balneário com queixas físicas, o que obrigou Sérgio Conceição a lançar Romário Baró no jogo para o segundo tempo. Os dragões voltaram a entrar pressionantes, mas sentia-se a falta de um finalizador na área, com Taremi algo desaparecido do jogo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

No entanto, o iraniano apareceu momentaneamente depois de um mau passe de Tchamba para fazer a assistência para Nico. O passe foi simples, já o trabalho do espanhol na área foi bem melhor: descaído sobre a esquerda, enganou o defesa com uma finta de corpo e lançou um míssil cruzado junto à malha, sem hipóteses para Ricardo Batista. 

Taremi ficou perto de assinalar o regresso aos golos na cobrança de um livre direto. Por outro lado, o Casa Pia começou a crescer e a aproximar-se da área portista, valendo um corte providencial de Otávio na sequência de um canto. Também houve pedidos de grande penalidade por um pisão sobre Ângelo Neto, mas a bola ainda não estava em jogo na altura da cobrança.

Sentiu-se uma quebra de ritmo na partida, numa altura em que os dragões cerraram fileiras e os gansos assumiram a posse, com entradas de Rúben Lameiras e André Lacximicant. Numa rara saída para o ataque, Nico voltou a assumir as rédeas na zona central e, à entrada da área, atirou em arco muito perto do poste. Também o recém-entrado Gonçalo Borges ficou perto de fechar o jogo. 

No último lance do encontro, uma disputa aérea terminou com André Lacximicant a queixar-se da cabeça após duelo aéreo com Cláudio Ramos dentro da grande área, mas tanto o árbitro como o VAR não viram qualquer irregularidade. De qualquer das formas, o FC Porto acabou por garantir os três pontos, mais de um mês depois da última vitória no campeonato. Já o Casa Pia continua sem poder respirar de alívio, ficando a quatro pontos do antepenúltimo lugar.

Homem do jogo Flashscore: Nico González (FC Porto).

O mapa de calor de Nico González
O mapa de calor de Nico GonzálezFC Porto/Opta by Stats Perform