Uma soma de pontos preciosa: Casa Pia vence Chaves e praticamente assegura manutenção

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma soma de pontos preciosa: Casa Pia vence Chaves e praticamente assegura manutenção

Yuki Soma brilhou com assistência e goolo
Yuki Soma brilhou com assistência e gooloOpta by Stats Perform, LUSA
Com a terceira vitória em 16 jogos disputados como anfitrião, o Casa Pia alcançou os 35 pontos e, ainda que não esteja matematicamente garantido, tem a manutenção na mão (já não desce diretamente). Chaves vê a permanência cada vez menos provável, numa partida em que chegou a anular a desvantagem.

Reveja aqui as principais incidências da partida

De novo em casa depois da derrota com o FC Porto, o Casa Pia fez apenas uma mudança no onze. João Nunes cedeu o lugar à Fernando Varela, que voltou ao trio de centrais dos gansos.

No lado do Chaves, Moreno Teixeira também só fez uma mudança na equipa que empatou no último jogo com o Estoril, e foi forçada. Com problemas físicos, Júnior Pius ficou fora da convocatória, com Sandro Cruz a entrar para o lado esquerdo da defesa.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Tirar a cabeça da calculadora

O duelo em Rio Maior era decisivo para as contas da manutenção. Pese embora o facto de não estar numa situação aflitiva na tabela (10.º lugar, com 32 pontos), o Casa Pia tem uma margem de apenas quatro para o lugar que obriga a um play-off de manutenção e procurava o conforto dos 35 pontos que teoricamente impedem a descida.

Do outro lado, o Chaves continua a procura desenfreada por pontos. Com quatro jogos por disputar, os flavienses somam 23 e estão já a cinco do play-off que parece ser a grande oportunidade de garantir a manutenção.

Chaves apresentou um estilo de jogo mais elaborado
Chaves apresentou um estilo de jogo mais elaboradoOpta by Stats Perform, Chaves

E foi de calculador na mão que as duas equipas entraram em jogo. O Chaves a assumir a partida para encontrar o golo o mais rapidamente possível, para conforto de um Casa Pia que não se importou nada de esperar para repelir os intentos flavienses e depois atacar com velocidade na frente.

E se é certo que o Chaves até parecia ter a melhor oportunidade do primeiro tempo, quando o livre estudado resultou numa grande defesa de Ricardo Batista ao cabeceamento de João Correia, os gansos foram mais eficazes.

Aos 44 minutos, numa jogada de insistência, Yuki Soma colocou a bola de forma perfeita na cabeça de Duplexe Tchamba. O camaronês de 25 anos apareceu ao segundo poste e colocou a bola no fundo das redes, para se estrear a marcar com a camisola dos gansos, o primeiro desde que chegou 2022.

A vantagem era dos lisboetas ao intervalo, com os flavienses a saírem cabisbaixos para o intervalo numa partida em que as coisas pareciam não correr bem novamente. Além da desvantagem, perderam Carraça por lesão ainda no primeiro tempo.

Os números do primeiro tempo
Os números do primeiro tempoOpta by Stats Perform

Sempre a somar

O segundo tempo começou com uma alteração no Chaves que pareceu ter efeito imediato. Hélder Morim substituiu Raphael Guzzo e trouxe mais dinamismo ao meio-campo flaviense. Com entradas na área, o médio ajudou a criar mais perigo e Ricardo Batista teve de se aplicar para segurar o disparo de João Correia.

Contudo, o golo do Chaves não estava longe e chegou por um nome improvável. Kelechi Nwakali é um médio mais defensivo, talvez o menos virtuoso do meio-campo flaviense, mas marcou o golo da tarde. Com espaço à entrada da área, disparou uma autêntica bomba para o fundo das redes de Ricardo Batista e devolveu a esperança ao Chaves aos 65 minutos.

Não durou muito. Yuki Soma tem sido uma peça essencial nesta fase da época do Casa Pia e voltou a ser essencial para ajudar a equipa a somar três importantes pontos. Se no primeiro golo colocou a bola no segundo poste, desta feita foi ele a aparecer naquela zona a corresponder ao cruzamento de Telasco Segovia.

Com o 2-1 no marcador, o jogo partiu-se. Ambas as equipas dispuseram de oportunidades e só aos 90+6 minutos é que se voltou a gritar golo. André Lacximicant recebeu a bola à entrada da área e disparou rasteiro para os fundo das redes.

No final, sorriram os gansos. Somaram apenas a terceira vitória em casa e chegaram à barreira dos 35 pontos que, muito provavelmente, garante a manutenção. 

Quanto ao Chaves parece cada vez mais de olho no abismo. Penúltimo classificado com 23 pontos, está a seis do Portimonense e do play-off de manutenção. Neste momento parece a hipótese mais provável de eventual salvação dos flavienses.

Homem do jogo Flashscore: Yuki Soma (Casa Pia).

Os números finais da partida
Os números finais da partidaFlashscore