A 8.ª jornada da Fantasy na Premier League: É hora de mudar na escolha do capitão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A 8.ª jornada da Fantasy na Premier League: É hora de mudar na escolha do capitão
Quem será o capitão da sua equipa na FPL este fim de semana?
Quem será o capitão da sua equipa na FPL este fim de semana?Flashscore
Quem tinha Ollie Watkins na ronda anterior? 23 pontos não crescem em árvores. Quase ninguém o recomendou, e o avançado do Aston Villa marcou três golos no jogo contra o Brighton e é agora o melhor jogador do jogo, com mais um ponto do que Erling Haaland e Bukayo Saka. Mas não há que olhar para trás, o mais importante é o próximo jogo. Vamos lá à próxima ronda.

Quem será o capitão?

Esta é a primeira vez que um segmento dedicado à capitania terá mais de dois parágrafos, e devemos sentir uma grande diversidade no jogo deste fim de semana. Poderá ser muito interessante, porque todos sabemos que um capitão bem escolhido é quase uma garantia de uma boa ronda, e um capitão mal escolhido basicamente elimina a hipótese de um bom resultado. Claro que, se quase toda a gente escolher o mesmo capitão, esta regra não funciona, mas não deve acontecer desta vez.

Dito isto, aposto que o maior número de seleções de todos os dez milhões continuará a ter Erling Haaland como capitão. Isto deve-se, em parte, à escolha dos treinadores e ao facto de alguns deles não alterarem os seus plantéis de semana para semana e de o norueguês se manter simplesmente no seu papel habitual.

Haaland não desilude, pois só Ollie Watkins tem mais pontos do que ele em todo o jogo, mas também não faz números loucos. Fez um total de 14 pontos nas últimas três rondas. Vai chegar ao jogo deste domingo contra o Arsenal, pelo que muitos jogadores estão a pensar numa opção alternativa para capitão. É claro que o norueguês ainda pode entrar na lista de marcadores, mas num confronto direto entre duas equipas tão fortes, isso é menos provável do que o habitual.

Os jogadores estão a pensar numa mudança de capitão, pois são tentados em particular pelos jogadores do Tottenham Heung-Min Son e James Maddison, que vão jogar contra o Luton. Em sete jogos até agora, o coreano marcou seis golos e o inglês fez dois golos e quatro assistências, embora tenha feito mais remates à baliza dos rivais. Apenas o Sheffield, o Bournemouth e o Burnley sofreram mais golos do que o Luton esta época, por isso, com um desafio destes por parte do Haaland, ele é uma opção muito boa. Suspeito que, na frente, serão estes três jogadores a partilhar a braçadeira de capitão. A escolha é vossa.

Quem para Estupiñán?

O assunto da lesão do equatoriano é de longe a maior história das últimas horas para os jogadores da FPL. Pervis Estupiñán não está entre os melhores desta temporada, mas tem uma enorme taxa de posse de bola. Ele está em mais da metade das equipas, com apenas Haaland e Bukayo Saka à sua frente. Na quarta-feira, porém, Roberto De Zerbi comunicou uma lesão inesperada do seu lateral-esquerdo.

O Brighton jogou contra o Marselha na Liga Europa durante a semana, mas o jogador já estava ausente da equipa nessa altura. O jogador também não estará presente no jogo do campeonato contra o Liverpool, nem no estágio da sua seleção e não se sabe quanto tempo demorará a regressar aos treinos. O selecionador italiano afirmou que o jogador está "ausente durante muito tempo". O treinador italiano disse que ele estava "fora por um longo tempo", o que significa que é improvável que ele seja iludido e simplesmente tem que ser descartado.

O equatoriano custa atualmente 5,2 milhões, pelo que, se o tiver no plantel desde o início da época, pode vendê-lo por 5,1 milhões. É possível que ainda haja alguns extras no banco. Uma opção bastante comum neste momento é ter pelo menos um defesa ou guarda-redes do Newcastle, Aston Villa, West Ham e Tottenham. Por isso, se não tiver nenhum jogador de nenhuma destas equipas na sua linha defensiva, a prioridade é ir na direção deles.

Todas estas equipas têm um calendário bastante agradável no futuro próximo, com uma linha defensiva bastante consistente para garantir pontos. Entre os defesas laterais, Kieran TrippierMatty Cash, Vladimir Coufal ou Destiny Udogie vêm ao de cima e podem dar números na época baixa. Das opções mais baratas, restam Fabian Schar, Pau Torres ou Cristian Romero . Qualquer um deles é uma escolha razoável no lugar do lesionado Estupiniano.

Devemos usar o wildcard?

Muitos jogadores estão a optar por utilizar o wildcard nesta ronda, havendo mesmo alguns alinhamentos a aparecer online sem Haaland, o que é certamente uma lufada de ar fresco, mas ao mesmo tempo um grande risco. No entanto, se ainda tiveres a oportunidade de trocar jogadores ilimitados gratuitamente, aconselho-te a não o fazeres.

Atualmente, temos vários jogadores na Liga cujo estatuto é incerto, mas que podem regressar à sua força máxima após a pausa das seleções. Por conseguinte, vendê-los nesta altura pode revelar-se um erro. Durante a pausa para os jogos das seleções, podemos também ser surpreendidos por lesões que não tínhamos considerado. O wildcard depois será, portanto, a oportunidade ideal para organizar o plantel. 

Além disso, a próxima ronda será bastante difícil para os jogadores. Temos um jogo do topo da tabela, o confronto entre o Manchester City e o Arsenal, em que as capacidades defensivas e ofensivas de ambas as equipas serão difíceis de prever. O Liverpool joga com o Brighton, pelo que estas duas equipas também estão fora de questão. O Newcastle e o Aston Villa também não terão um passeio. A exceção é o Tottenham, que, em teoria, deverá vencer facilmente o Luton. Um possível wildcard antes desta ronda pode, portanto, revelar-se muito desagradável.

Quem comprar?

Finalmente, é hora da melhor parte da antevisão semanal da FPL, ou seja, os jogadores recomendados por mim e pelos meus colegas editores checos. O que é que preparámos esta semana?

James Maddison - Nesta altura, podem pensar que estou a sair pela tangente, mas isto é apenas um lembrete para quem não tem o inglês no plantel de que ainda tem tempo para o comprar! Maddison está em um terço das equipas, mas isso ainda não parece suficiente. No sábado, joga contra o Luton, que está a dar os primeiros passos na Premier League, e depois tem jogos contra o Fulham e o Crystal Palace. Embora seja Son quem tem estado em grande forma de remate nos últimos tempos, é Maddison quem garante mais consistência e marca de diferentes formas.

Joachim Andersen - O dinamarquês deu nas vistas na última ronda com um hat-trick em Old Trafford e, no processo, ganhou pontos na FPL por um clean sheet, alguns bónus e, como resultado, tornou-se coletivamente um dos jogadores com mais pontos no jogo desta época. As águias só sofreram sete golos até ao momento, Andersen é um ponto de confiança no seu meio-campo defensivo, e irá jogar contra alguns adversários teoricamente mais fracos nas próximas rondas. Por isso, pode ser uma ideia para poupar algum dinheiro e, ocasionalmente, alguns pontos bastante concretos.

Pedro Neto - Entre os médios, os jogadores têm muitas opções fortes, pelo que nem todos terão necessariamente espaço para um jogador do Wolves, mas se alguém estiver a angariar fundos para Mohamed Salah, por exemplo, Neto vem em socorro. Há cinco jogos consecutivos que faz um golo ou uma assistência e é um verdadeiro líder da sua equipa. Custa tanto como um médio que faz quatro remates à baliza e duas assistências ao longo da época, e faz pontos muito acima do seu valor.

Filip Novak (analista-chefe do 11Hacks)

Dominic Solanke - Se estiver a planear ativar o wildcard num futuro próximo ou se tiver um bom banco de suplentes e puder utilizar com confiança os jogadores que lá se encontram, Solanke parece ser uma opção interessante a curto prazo com um bom preço. Está a ter um desempenho bastante bom esta época, como atestam os seus números - três golos e uma assistência. O Bournemouth vai jogar contra o Everton, o Wolves e o Brunley nas próximas três rondas. Os dois últimos jogos serão disputados em casa pelos Vistas, e os seus adversários serão equipas que dão muitas oportunidades de remate aos seus rivais.

Darwin Núñez - Atualmente um dos atacantes mais perigosos da Premier League. Dos que jogaram um mínimo de 270 minutos, ocupa o quarto lugar em termos de golos esperados (xG) e é também o segundo em termos de remates certeiros. O problema não é a sua forma, mas a frequente rotação e concorrência na linha de ataque do Liverpool. Os reds, no entanto, estão a entrar numa parte do calendário muito atrativa para os jogadores da FPL, e o uruguaio subiu na rotação a curto prazo devido à lesão de Cody Gakpo e à suspensão de Diogo Jota. Por isso, é provável que tenha a sua oportunidade contra o Brighton e, possivelmente, também nos jogos seguintes. Continua a ser uma escolha arriscada, mas mais ponderada do que há algumas semanas.

Anthony Elanga - Devido aos melhores desempenhos recentes, os jogadores do Nottingham Forest estão a tornar-se mais comuns nas formações da FPL. As escolhas mais óbvias são, naturalmente, Taiwo Awoniyi e Morgan Gibbs-White, mas Elanga também tem estado bem em campo recentemente. Costuma ficar em boas posições perto da baliza adversária, pode criar vantagens e, se jogar com regularidade, é provável que aumente os números. A principal atração em termos da sua compra é o próximo jogo da equipa contra o Luton, na nona jornada.

Radim Horák (um dos melhores checos a jogar a FPL)

Pedro Porro - O lateral do Tottenham é um dos defesas mais ofensivos da Premier League, dando sempre o máximo e na época passada marcou três golos e fez três assistências, apesar de ter jogado poucos minutos. Este ano ainda está à espera de um golo, mas já conta com duas assistências, a última das quais o cruzamento para o autogolo do infeliz Joel Matip. É o terceiro em termos de remates feitos por defesas laterais no campeonato esta época. Jogará a próxima partida contra o Luton, que não tem uma defesa de ferro, e o espanhol também terá uma chance de não sofrer golos.

Heung-Min Son - O representante coreano confirmou nos jogos contra o Arsenal e o Liverpool que a mudança para o centro do ataque foi boa. Marcou três golos contra os rivais e, apesar de estar a debater-se com pequenos problemas de saúde e de o treinador Ange Postecoglou o ter retirado após pouco menos de 70 minutos no último jogo, treinou normalmente durante a semana e deverá jogar. O Tottenham vai agora jogar contra o Luton e, depois da pausa, defronta o Fulham, dois rivais de escalão inferior. É também um sério candidato ao papel de capitão nesta ronda, uma vez que o Haaland tem pela frente um jogo difícil contra o Arsenal.

Darwin Nunez - O Liverpool não espera certamente um jogo fácil, visitando a equipa de Roberto De Zerbi. Sempre que Nunez começa uma partida desde o início, as suas estatísticas são muito boas, e esse deve ser o caso desta vez também. Afinal de contas, Gakpo está lesionado e Jota continua suspenso, pelo que o uruguaio terá quase de certeza um lugar no plantel desde o início do jogo. Além disso, os reds têm um jogo contra o Everton após a pausa da seleção e iniciam uma série de jogos contra adversários pouco exigentes. Nunez tem muito potencial e se aproveitar a sua oportunidade e ganhar um lugar na equipa principal a longo prazo, será uma grande aquisição na FPL.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy Premier League