De Enzo Fernández a Phil Foden: Os futuros capitães de todos os clubes da Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
De Enzo Fernández a Phil Foden: Os futuros capitães de todos os clubes da Premier League
Poderá Phil Foden ser um futuro capitão do Manchester City?
Poderá Phil Foden ser um futuro capitão do Manchester City?Profimedia
Capitães, líderes, baluartes - todos os clubes de futebol contam com determinados jogadores que os arrastam para os bons e maus momentos, dentro e fora do campo, fazendo muitas vezes a ponte entre o treinador, os jogadores e os próprios adeptos.

Por vezes, estes jogadores nascem nas camadas jovens do clube, outras vezes são comprados noutros locais, mas encontrar um jogador que consiga estabelecer essa ligação com o panorama geral do clube pode ser raro. Porém, é vital para o sucesso a longo prazo.

Vivemos numa era em que os jogadores se destacam em idades muito precoces, com algumas equipas da primeira divisão inglesa a terem capitães ainda na casa dos vinte e poucos anos - alguns com voz forte, outros simplesmente a darem o exemplo. Outros clubes ainda optam pela experiência e pelos anos de uso e desgaste.

Aqui, o Flashscore analisa alguns dos potenciais capitães para cada um dos atuais clubes da Premier League nos próximos anos - isto é, se permanecerem na liga e os jogadores não mudarem de lealdade.

Arsenal - William Saliba

William Saliba
William SalibaAFP

William Saliba transformou-se rapidamente num dos defesas centrais mais fiáveis da Premier League e, com apenas 22 anos, ainda tem muitos anos pela frente para evoluir.

A sua importância para a equipa de Mikel Arteta ficou bem patente na campanha do título da época passada, com a forma dos Gunners a cair a pique no momento em que o francês ficou afastado por um período prolongado, devido a lesão.

O atual capitão, Martin Odegaard, tem apenas 25 anos e pode continuar na equipa por mais algum tempo, mas Saliba mostra todas as qualidades de um líder, numa equipa que agora conta com muitos jogadores que podem ser capitães, como Declan Rice, Bukayo Saka e Oleksandr Zinchenko.

Aston Villa - Jacob Ramsey

Jacob Ramsey
Jacob RamseyProfimedia

Jacob Ramsey, formado no Aston Villa, transformou-se num grande jogador de futebol e continua a crescer sob a tutela de Unai Emery, enquanto a equipa sobe na tabela.

O jogador de 22 anos teve de superar uma lesão nesta temporada, mas está a mostrar a habilidade técnica e a capacidade de vencer partidas, preenchendo o vazio deixado por Jack Grealish, que saiu da academia para o Manchester City há algumas temporadas.

Ramsey já é um dos favoritos dos adeptos do Villa e não deve ver motivos para deixar o clube que o formou tão cedo.

Bournemouth - Alex Scott

Ex-jogador do Bristol City, Alex Scott chegou aos Cherries no verão de 2023, mas sofreu com lesões durante boa parte da campanha até agora.

O jogador de 20 anos foi trazido como uma aposta para o futuro, mas quando está em forma já é uma das principais opções no centro do meio-campo.

Disputou quatro partidas na Premier League até agora pelo Bournemouth e, embora tenha entrado em campo numa má fase, foi o destaque entre os companheiros de equipa com muito mais experiência. É um jogador a ter em conta nas próximas épocas e tem potencial para ser uma peça fundamental para o clube durante muitos anos.

Brentford - Keane Lewis-Potter

Keane Lewis-Potter (2R)
Keane Lewis-Potter (2R)AFP

Contratado ao Hull no verão passado, Lewis-Potter fez 10 jogos pela forte equipa do Brentford na época passada e já participou 11 vezes nesta temporada.

Recentemente, marcou o seu primeiro golo na Premier League (na derrota do Brentford por 1-2 com o Aston Villa) e está cada vez mais a entrar nos planos do treinador Thomas Frank.

O técnico vê claramente o potencial do jovem avançado inglês e deposita nele confiança suficiente para substituir jogadores como Ivan Toney e Bryan Mbeumo. Talvez não demore muito para que ele seja titular ou até mesmo preencha essa lacuna, caso algum dos dois deixe o clube.

Brighton - Evan Ferguson

Evan Ferguson
Evan FergusonProfimedia

O novo filho pródigo do futebol irlandês teve uma ascensão bastante rápida nas últimas temporadas no Brighton.

Mais um bom exemplo do excelente historial de scouting do Brighton, Ferguson foi contratado ao Bohemians em 2020 e rapidamente fez uma breve passagem ao nível das camadas jovens, ganhando um lugar na equipa principal na época 2022/2023.

Com apenas 19 anos, Ferguson já marcou 12 golos na Premier League e parece ser uma estrela a caminho do clube e do país. Se o Brighton conseguir manter o seu menino de ouro, ele será, sem dúvida, o seu ativo mais importante dentro de pouco tempo.

Burnley - James Trafford

James Trafford
James TraffordProfimedia

James Trafford, guarda-redes da seleção sub-21 da Inglaterra, está a começar a mostrar a sua capacidade e o seu potencial sob o comando de Vincent Kompany no Burnley, fazendo uma série de exibições impressionantes numa equipa que luta para se adaptar à vida na Premier League.

Trafford deu legitimamente aos Clarets uma oportunidade de lutar em alguns jogos e foi muitas vezes o homem do jogo da sua equipa, mesmo nas derrotas.

É improvável que o ex-guarda-redes do Manchester City permaneça no Burnley para sempre - especialmente se o clube for despromovido para o Championship nesta temporada -, já que ele estará ansioso para começar a pressionar por uma convocatória para a seleção inglesa em breve, mas há poucos outros candidatos dignos de previsão no elenco atual.

Chelsea - Enzo Fernández

Enzo Fernandez
Enzo FernandezProfimedia

Pode não ter tido o início mais animador da vida na Inglaterra, mas parece que o argentino Enzo Fernández, campeão mundial, contratado ao Benfica, está finalmente a encontrar o seu lugar no Chelsea.

O médio tem talento de sobra para atuar nos mais altos níveis do futebol e representa a luta, a agressividade e a habilidade técnica que caracterizam a identidade do futebol argentino.

Se o jogador de 22 anos ficará ou não no oeste de Londres, durante a maior parte da sua carreira, é questionável, mas, à medida que continua a crescer, será um líder formidável na equipa muito em breve.

Crystal Palace - Marc Guehi

Marc Guehi
Marc GuehiAFP

Marc Guehi, ex-jogador do Chelsea, estabeleceu-se como um dos melhores defesas da Premier League nas duas últimas temporadas no Crystal Palace.

As suas atuações seguras e confiáveis em Selhurst Park também chamaram a atenção do técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, e o jogador de 23 anos agora está na luta por uma vaga de titular no Euro-2024.

No entanto, as proezas aéreas de Guehi, a sua excelente capacidade de decisão e a sua habilidade para desarmar e salvar golos não passaram despercebidas aos rivais da Premier League, pelo que seria um choque se ele permanecesse no Crystal Palace durante os seus melhores anos, à medida que os grandes clubes começassem a circular.

Se isso acontecesse, seria um verdadeiro golpe para a equipa de Hodgson e ele seria o capitão da equipa, sem dúvida um dos seus jogadores mais importantes.

Everton - Jarrad Branthwaite

Jarrad Branthwaite
Jarrad BranthwaiteProfimedia

Jarrad Branthwaite tem sido uma das estrelas da temporada 2022/2023 até agora, para grande alegria do técnico do Everton, Sean Dyche, que provavelmente precisava de tantas boas notícias quanto possível.

O jogador de 21 anos tem-se destacado em todos os aspetos durante a boa fase dos Toffees, tendo como pano de fundo a dedução de 10 pontos, e já está a ser apontado para uma chamada a Inglaterra num futuro não muito distante.

Contratado ao Carlisle, em 2020, por apenas 1 milhão de euros, Branthwaite parece ser um negócio inteligente e o tipo de defesa que os adeptos do Everton podem elogiar durante as próximas épocas - no entanto, poderá ter de enfrentar alguma concorrência para a futura capitania, de jogadores como James Garner, que também parece estar a evoluir bem.

Fulham - Harry Wilson

Harry Wilson (2L)
Harry Wilson (2L)AFP

Harry Wilson parece ter finalmente encontrado um lugar para florescer em Craven Cottage.

O galês tornou-se uma força motriz para os Cottagers esta época e, aos 26 anos, começa a parecer um futebolista de topo da Premier League.

Se ficar no oeste de Londres - o que talvez deva acontecer -, Wilson pode tornar-se o dono da casa, com as suas jogadas de bola parada e a sua habilidade na cobrança de livres a serem vitais nos grandes momentos para a sua equipa.

Liverpool - Curtis Jones

Curtis Jones
Curtis JonesProfimedia

Curtis Jones parece ter sido preparado para ser o sucessor de Jordan Henderson no meio-campo do Liverpool há algumas temporadas.

Enquanto Jurgen Klopp tentava reconstruir o meio-campo nesta temporada, Jones continuou a ser uma opção no banco de suplentes e teve um desempenho admirável quando foi chamado. Também foi bastante utilizado na campanha do Liverpool na Liga Europa até agora e está a mostrar um nível crescente de maturidade no seu jogo.

Com apenas 22 anos, o jovem inglês já tem quatro temporadas de experiência na Premier League e parece estar pronto para dar continuidade a uma tradição altamente valorizada de "talento local" no Liverpool, embora Trent Alexander-Arnold possa acabar por levar a melhor, tanto na capitania como na vaga no meio-campo.

Luton - Ryan Giles

Embora seja difícil imaginar que o Luton tenha uma permanência prolongada na Premier League, o clube certamente está a fazer uma boa campanha.

Com um novo estádio no horizonte, o clube está focado nas suas ambições a longo prazo e vem contratando e desenvolvendo alguns jovens jogadores.

Ryan Giles destaca-se como um dos mais promissores. O ex-jogador do Wolves fez algumas partidas sólidas na liga esta temporada, depois de uma campanha impressionante no Championship, com o Middlesbrough, na temporada passada, quando contribuiu com 11 assistências em 47 jogos.

Manchester City - Phil Foden

Phil Foden
Phil FodenProfimedia

A sala de troféus de Phil Foden está tão recheada que é fácil esquecer que o jovem nascido em Manchester tem apenas 23 anos.

Sob a tutela de Pep Guardiola, o jogador transformou-se num atleta de elite e é difícil imaginar que o avançado deixe o clube onde nasceu, mesmo após a inevitável saída do técnico espanhol.

A importância de um jovem que entende a cultura do clube e as rivalidades da cidade nunca deve ser subestimada, e o valor e a importância crescentes de Foden, tanto para o Manchester City quanto para o seu país - além da sua impressionante experiência na conquista dos principais títulos durante o maior período da história do clube - fazem dele um provável candidato a líder no futuro.

Manchester United - Marcus Rashford

Marcus Rashford
Marcus RashfordProfimedia

Marcus Rashford passou por muitas provações e tribulações, dentro e fora de campo, ao longo da sua carreira, mas é difícil ver o avançado do Manchester United ceder à pressão.

Apesar de ter passado por alguns momentos difíceis, o jogador de 26 anos sempre se recuperou e restaurou a confiança dos adeptos do clube e da seleção.

Assim como Foden, traz um valioso sabor caseiro que é impossível de substituir, e parece amar genuinamente o clube. Não há dúvida de que ele vai durar mais do que a maioria dos treinadores do United, e certamente será nomeado capitão quando o português Bruno Fernandes deixar o cargo.

Newcastle - Sven Botman

Sven Botman
Sven BotmanProfimedia

Sven Botman foi, sem dúvida, a melhor contratação da era saudita no Newcastle.

O imponente central neerlandês é mais um na longa fila de defesas impressionantes que vêm sendo produzidos nos Países Baixos e já mostrou de forma inequívoca a sua importância para o Newcastle.

O jogador de 23 anos foi fundamental para a campanha do Newcastle na temporada passada, quando a equipe de Eddie Howe quase não perdeu ou sofreu golos enquanto Botman esteve no onze.

A sua importância também está a ser demonstrada nesta temporada, com a forma do Newcastle a cair significativamente desde a sua lesão prolongada.

Nottingham Forest - Morgan Gibbs-White

Morgan Gibbs-White
Morgan Gibbs-WhiteProfimedia

Algumas sobrancelhas foram levantadas quando o Nottingham Forest desembolsou mais de 40 milhões de euros para tirar Morgan Gibbs-White do Wolves na última temporada.

De facto, Gibbs-White teve dificuldades no seu primeiro ano no clube, que sobreviveu por pouco à descida na sua primeira época de regresso à primeira divisão em muitos, muitos anos.

No entanto, o jogador está mais avançado e parece estar a divertir-se com a sua importância para uma equipa do Forest onde continua a faltar um pouco de qualidade. Participou na vitória da Inglaterra no Campeonato do Mundo de Sub-17, em 2017, e no Campeonato da Europa de Sub-21, em junho, pelo que é certamente alguém a ter em conta, com um apetite pelo sucesso.

Sheffield United - Cameron Archer

O Sheffield United tem tudo a fazer para evitar a descida esta época, mas um dos pontos fortes tem sido a rápida evolução de Cameron Archer.

Formado na academia do Aston Villa, Archer tem participado bastante na Premier League esta temporada, por uma equipa do Sheffield United que luta para manter a consistência.

No caso improvável de o clube permanecer no topo da tabela no futuro próximo, a experiência de Archer agora seria muito útil como candidato a líder daqui a alguns anos.

Tottenham - Oliver Skipp

Oliver Skipp
Oliver SkippAFP

Tendo sido capitão da seleção da Inglaterra nas categorias sub-16, sub-17, sub-18 e sub-21, há poucos nesta lista que parecem mais preparados do que Oliver Skipp para usar a braçadeira dos seus clubes no futuro.

O jogador formado no Tottenham conseguiu afirmar-se como uma opção útil para a equipa titular dos últimos treinadores do clube, aparecendo mais recentemente no banco de suplentes em momentos decisivos sob o comando do atual técnico, Ange Postecoglou.

O médio defensivo não tem medo de jogar e demonstra uma calma impressionante, num nível que vai muito além dos seus 23 anos.

West Ham - Edson Alvarez

Edson Alvarez
Edson AlvarezAFP

Contratado no verão pelo Ajax, Edson Alvarez, do West Ham, é mais um dos jogadores mais velhos desta lista, mas, dado o investimento de quase 40 milhões de euros pago pelos Hammers, é difícil vê-lo a ir a algum lugar nas próximas temporadas.

Sólido e dominador no meio-campo, Alvarez é o tipo de jogador que os adeptos dos Hammers gostam de ver nas suas fileiras: enérgico, físico e inteligente.

Pode levar alguns cartões ao longo do caminho, mas a sua vontade e mentalidade são inigualáveis no elenco, e ele é o tipo de jogador que os outros seguirão na batalha.

Wolves - Boubacar Traoré

Realisticamente, é difícil olhar para além do atual capitão do Wolves, Max Kilman, como o principal candidato - o defesa-central de 26 anos é a escolha certa agora, e será para o futuro.

O Wolves é um clube que tende a sofrer de uma grande rotatividade de jogadores e não é abençoado com uma grande quantidade de perspetivas de formação.

Kilman também já foi alvo de interesse no passado, pelo que, se sair, jogadores mais experientes como Jonny, Matt Doherty, Craig Dawson e Mario Lemina deverão assumir o lugar durante, pelo menos, uma ou duas épocas.

Se precisarem de alguma longevidade, o único candidato real no atual plantel seria o jovem maliano Boubacar Traoré, que está a acumular um bom nível de experiência na Premier League e tem apenas 22 anos.