Fantasy Premier League: Hora de decisões ousadas e grandes mudanças nos rankings

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fantasy Premier League: Hora de decisões ousadas e grandes mudanças nos rankings
Quem você compra para Salah e Son após esta rodada?
Quem você compra para Salah e Son após esta rodada?Flashscore
A loucura da Fantasy Premier League vai atingir o seu ponto mais alto este fim de semana. Por uma série de razões, esta será uma ronda em que poderá ganhar ou perder muito. Está preparado para esse tipo de emoção?

Se todos escolherem o mesmo capitão para uma determinada ronda, é muito difícil conseguir uma grande subida na classificação, mas também é difícil cair. Tanto que, para além do capitão, todos têm três ou quatro jogadores no seu plantel com possibilidades de fazer bons pontos. Mas agora as coisas vão ser diferentes, e pode haver uma grande remodelação em todas as tabelas da FPL.

Quem será o capitão?

Os primeiros pontos de interrogação surgem com a escolha o capitão, que é, naturalmente, o nosso jogador mais importante em cada jornada.  Erling Haaland (13,9) foi praticamente eliminado do grupo, ou melhor, Pep Guardiola eliminou-o. Muitos jogadores esperavam que o norueguês estivesse de volta à Premier League após o Campeonato do Mundo de Clubes, mas parece que vai descansar mais algumas semanas e só voltará à ação em meados de janeiro, na melhor das hipóteses.

Mohamed Salah (13,3), que tem sido o maior concorrente de Haaland ao longo desta temporada, também não é uma certeza. O Liverpool vai jogar em casa contra o Newcastle e, embora os Magpies estejam em crise, ainda são a mesma equipa que disputou a Liga dos Campeões esta época. É difícil esperar que o egípcio consiga chegar aos dois dígitos de pontos, especialmente porque não teve contribuições para golo em dois dos últimos três jogos no campeonato.

Em seguida estão Ollie Watkins (8,8) e Heung-Min Son (9,9), mas nenhum deles é garantia de pontos. O avançado inglês tem estado bem esta temporada e agora recebe o limitado Burnley, mas ainda assim não é garanitia de pontos todas as jornadas. O coreano, por outro lado, enfrentará um sólido Bournemouth, enquanto o Tottenham tem atravessado algumas mudanças de humor recentemente, o que pode ser comprovado pela derrota por 4-2 com o Brighton na noite de quinta-feira.

No contexto do capitão, podemos ser tentados a tomar uma opção muito mais arriscada. Uma ideia é confiar a braçadeira a alguém do Manchester City, já que os campeões ingleses jogam em casa contra o Sheffield Wednesday. É claro que Julian Alvarez (6,9) ou Phil Foden (7,6) parecem titulares de caras, mas ainda assim, esta é a equipa de Guardiola. Nunca se sabe o que esperar. Para os jogadores experientes, ver qualquer um deles no banco de suplentes não será uma grande surpresa.

Taça das Nações Africanas e Taça da Ásia ao virar da esquina

O capitão, no entanto, não é a única incerteza com que os jogadores da FPL têm de lidar. Outra é o alinhamento das equipas nas próximas semanas. Este fim de semana será o último para os jogadores que estarão fora na Taça das Nações Africanas e na Taça Asiática em janeiro. Entre eles estarão Salah e Son, que fazem parte da grande maioria dos plantéis. Quando é que regressam? Ninguém sabe, tudo depende do desempenho das suas seleções nos respetivos torneios. Podem mesmo ficar de fora durante algumas semanas.

É claro que, nesse caso, a venda desses jogadores é quase uma necessidade. Será então necessário encontrar quem os substitua. No entanto, não há muitos no horizonte, uma vez que Kevin De Bruyne (10,2) ainda está lesionado e só jogou 20 minutos esta época, e Bukayo Saka (9,0), para além de estar em muitas escolhas, tem desiludido ultimamente e não tem feito pontos, pelo que não vale a pena comprá-lo. Assim, há que procurar alternativas noutros sítios.

E isso vai causar mais caos e confusão nas nossas formações, que acabarão por começar a ser diferentes. Entre os médios, não há um ou dois candidatos óbvios para substituir os jogadores que saem. Cada um optará por uma solução diferente, e estou convencido de que nem todas funcionarão. Por conseguinte, haverá muitas subidas e descidas nas classificações.

Quem comprar.

Cole Palmer (5,6) - a suspensão pairava sobre o inglês, mas já cumpriu o castigo por acumulação de cartões amarelos no último jogo do Chelsea contra o Crystal Palace. Isso fez com que alguns jogadores o vendessem, mas agora há uma oportunidade ideal para adquiri-lo. Palmer vai jogar contra equipas um pouco mais fracas nas próximas rondas, e vai enfrentar o Luton no sábado. Não corre o risco de ser suspenso e não estará ausente em nenhum torneio, pelo que é um reforço sólido. 

Phil Foden (7,6) - claro que mantenho as minhas palavras de que o inglês pode, por milagre, acabar no banco de suplentes, mas mesmo assim parece ser a peça mais fiável do plantel dos Citizens na ausência de De Bruyne e Haaland. Deverá ser o líder ofensivo dos campeões ingleses no embate com o Sheffield, e escusado será dizer que o Manchester City deverá ter alguns remates nesta partida. Foden parece ser uma opção muito forte para esta ronda.

Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)

Phil Foden (7.6) - O internacional inglês fez um grande trabalho no jogo contra o Everton, no qual marcou um golo após um remate de fora da área. Do meu ponto de vista, é a alternativa mais adequada entre os jogadores do Manchester City para Julian Alvarez, que mencionei na jornada anterior. Foden, atrás do avançado, está a fazer um excelente trabalho e acredito que Pep Guardiola vai permitir que jogue nessa posição novamente contra o Sheffield. Para o Manchester City, uma vitória contra a equipa candidata à despromoção é uma obrigação, e Foden pode ser uma opção corajosa para capitanear uma série de jogadores.

Jarrod Bowen (7,9) - Os jogos da 20.ª jornada serão a última oportunidade para muitos internacionais provarem o seu valor antes de partirem para os respetivos torneios. Jogadores como Salah e Son, em particular, estarão ausentes. Para mim, o seu sucessor a longo prazo é Bowen. O inglês fez uma assistência para o golo de Tomas Soucek (4.9) contra o Arsenal, com o qual pontuou pelo terceiro jogo consecutivo. Nesta jornada, Bowen defronta contra o Brighton, que terá que lidar sem Lewis Dunk (5.0) e, depois, os Hammers enfrentam Sheffield e Bournemouth.