Fantasy Premier League: Muita turbulência antes da loucura do Natal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fantasy Premier League: Muita turbulência antes da loucura do Natal
As dicas para a 18.ª jornada da Premier League
As dicas para a 18.ª jornada da Premier LeagueFlashscore
A Fantasy Premier League tem-nos dado muita turbulência nos últimos dias. A próxima jornada não será certamente fácil, com o último jogo entre Wolves e Chelsea a ser disputado a 24 de dezembro. No entanto, o Natal está a chegar, por isso não há nada a reclamar, mas não se esqueçam da data limite de hoje!

A primeira questão, naturalmente, gira em torno do Manchester City e do estado de lesão de Erling Haaland (13.9). Na ronda anterior, o avançado do City não jogou contra o Crystal Palace, apesar de estar obviamente em muitas equipas na FPL. Neste fim de semana, ninguém vai querer saber se ele vai jogar, já que o Manchester City está na Arábia Saudita para participar no Mundial de Clubes. Então, como lidar com a ausência de Haaland?

Quem será o capitão?

Estamos muito curiosos para ver a quem, na ausência do norueguês, os jogadores da FPL vão decidir entregar a braçadeira de capitão. Não será uma decisão fácil, porque, é claro, Mohamed Salah (13,2) tem uma partida incrivelmente difícil contra o Arsenal, líder da Premier League. Trata-se, aliás, de mais um ponto de turbulência nesta ronda.

Nessas circunstâncias, os dois principais candidatos ao papel de capitão são Son Heung-Min (9,8), cujo Tottenham enfrenta o Everton em casa, e Ollie Watkins (8,7), que mede forças com o Sheffield United em casa. 

No entanto, provavelmente não faltarão opções mais arriscadas, e alguns jogadores não se deixarão desanimar pela difícil partida do Liverpool e simplesmente confiarão em Salah, que tem entregado pontos regularmente em casa. No entanto, ele foi uma deceção contra o Manchester United no último fim de semana, o que coloca outro ponto de interrogação na sua candidatura.

Liverpool - Arsenal

Este promete ser um excelente confronto para assistir pouco antes do Natal, mas não se traduzirá necessariamente em muitos pontos na FPL. Especialmente porque, afinal de contas, o Manchester City e o Brentford não jogam nesta ronda, pelo que somos obrigados a colocar jogadores dessas equipas no banco.

Dado que mais de metade dos jogadores em jogo têm Salah no plantel, e Bukayo Saka (9.0) também tem uma taxa de posse de bola superior a 50%, podemos contar com ambos os jogadores para marcar. No entanto, isso significaria que nenhuma das equipas manterá uma baliza a zero, mas muitos de nós conta nas suas equipas com William Saliba (5,5), Gabriel (4,9), Kostas Tsimikas (4,9) ou Trent Alexander-Arnold (8,2).

Muitos jogadores terão dois, três ou mesmo mais jogadores deste jogo nas suas formações e é difícil esperar bons resultados de todos eles, pois muitas vezes os pontos de um jogador afetam outro. Por isso, não promete ser um grande jogo.

Encontro adiado

O jogo mais turbulento da ronda anterior foi, naturalmente, o que foi abandonado. Aos 65 minutos do segundo tempo, o jogo entre Bournemouth e Luton foi cancelado porque Tom Lockyer (4.3), do Luton, sofreu uma paragem cardíaca. Felizmente, o jogador recebeu os devidos cuidados médicos e o seu estado foi rapidamente anunciado como estável, tendo sido levado diretamente do estádio para o hospital.

Apesar disso, o jogo, compreensivelmente, não prosseguiu. Com o resultado de 1-1, o jogo foi oficialmente cancelado. Há vários dias que aguardávamos um anúncio oficial da Premier League, bem como da FPL, a explicar o que iria acontecer a seguir relativamente a este jogo. Continuariam a partir do ponto em que o jogo parou ou seria completamente repetido? E (o que é menos importante nestas circunstâncias) o que é que acontece com os pontos dos jogadores envolvidos?

Entretanto, soube-se que as presenças de todos os jogadores desse jogo foram retiradas e que as duas equipas vão jogar uma contra a outra desde o início, a partir do 0-0, num horário completamente diferente. Este é um golpe, especialmente para os proprietários de Dominic Solanke (6,8). O jogador do Liverpool marcou um golo e, por momentos, teve um total de nove pontos com bónus. Agora descobriu-se que ele não participou da última jornada e todos os jogadores que o tinham nos onze primeiros foram substituídos por alguém no banco.

Quem comprar?

Passemos às transferências. Em quem vale a pena apostar antes da 18.ª jornada e do início da loucura natalícia?

Djordje Petrovic (4.5) - Quem poderia prever que o guarda-redes sérvio do Chelsea seria recomendado para compra antes da semana 18? Robert Sanchez (4.7) sofreu uma lesão que o deixará de fora por várias semanas. Os Blues não vão contratar um novo guarda-redes e, com Alphonse Areola (4.2) atualmente a lutar para voltar à equipa do West Ham, a compra do sérvio parece sensata. O Chelsea jogará contra o Wolves, Crystal Palace e Luton antes do final do ano.

Ezri Konsa (4,5) - A única certeza do Aston Villa na defesa, e alguém que pode jogar em qualquer lugar da linha defensiva. Matty Cash (4,7) não tem um lugar garantido na equipa e Lucas Digne (4,7) luta pelo seu lugar com Alex Moreno (5,0). A condição física de Pau Torres (4.7), por outro lado, está em dúvida. Konsa deve ter um lugar garantido na equipa e jogará dois dos seus próximos três jogos em casa, contra Sheffield e Burnley. A equipa de Unai Emery deve conseguir manter a sua baliza inviolada.

Dejan Kulusevski (7.2) - O sueco apareceu com dois grandes golos nas últimas quatro jornadas. Tem um lugar seguro na equipa, independentemente da rotação na outra ala e, com a partida de Son para a Taça Asiática, a sua confiança será ainda maior. Kulusevski é o segundo da equipa em termos de remates, e tem sido clínico na frente da baliza. O seu próximo jogo será contra o Everton, Brighton e Bournemouth e as suas aparições regulares podem ser valiosas durante o período de Natal e Ano Novo.

As dicas de Radim Horák (um dos melhores checos a jogar na FPL)

Ezri Konsa (4,5) - "Eu apontava o foco para o Aston Villa, que venceu todos os oito jogos em casa nesta temporada e sofreu apenas cinco golos. Idealmente, eu investiria em laterais que jogam ofensivamente, mas Lucas Digne e Matty Cash não são certos para jogar no onze inicial. Isso reduziu o círculo de interesse a Pau Torres e Ezri Konsa. O primeiro lesionou-se e, apesar de já ter treinado na quarta-feira, também não é certo que jogue. Aposto em Konsa, que, por 4,5 milhões, representa uma boa transferência. O Sheffield United vem ao Villa Park na sexta-feira".

Richarlison (6,7) - "O brasileiro está a ressurgir depois de ter regressado de uma lesão. Nos jogos contra o Newcastle e o Nottingham Forest, marcou três golos e contribuiu significativamente para as duas vitórias da sua equipa. O mais importante é que ele agora joga na posição de avançado-centro, algo que os jogadores da FPL sempre apreciam nos médios. Os Spurs vão jogar contra o Everton, Brighton e Bournemouth nas próximas rondas, e depois do jogo contra os Cherries, Son vai viajar para a Taça Asiática. É muito provável que Richarlison o substitua como referência dos Spurs durante esse período, e isso significa que ele será uma das opções mais populares na FPL em janeiro.

Ollie Watkins (8.7) - "Marcou o seu nono golo da época da Premier League na semana passada, contra o Brentford. Como o Manchester City não jogará nesta jornada e Haaland ainda está com uma lesão, o atacante inglês é, para mim, o principal candidato ao posto de capitão nesta jornada. O adversário do Villa será o Sheffield United e, embora eu espere um novo visual para esta equipa sob o comando de Chris Wilder, Watkins ainda é o melhor da liga em termos de remates e xG".