Haaland reina na Europa enquanto o Manchester City tenta fazer história

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Haaland reina na Europa enquanto o Manchester City tenta fazer história
Haaland acredita que só pode melhorar à medida que passa mais tempo no sistema único de Guardiola
Haaland acredita que só pode melhorar à medida que passa mais tempo no sistema único de Guardiola
AFP
Erling Haaland vai dominar a Liga dos Campeões nos próximos anos, uma vez que o avançado do Manchester City, que bateu o recorde de golos, pretende levar a sua equipa a uma tripla vitória na final de sábado contra o Inter de Milão.

Haaland tomou de assalto a Premier League na sua primeira época, marcando 52 golos em todas as competições desde que foi contratado ao Borussia Dortmund.

O jogador de 22 anos levou o City ao sucesso na sua tentativa de ultrapassar o Arsenal na corrida pelo título da Liga inglesa, antes de a equipa de Pep Guardiola completar a segunda parte da tríplice com a vitória na final da Taça de Inglaterra contra o Manchester United no sábado, 3 de junho.

O City será o grande favorito para conquistar a Liga dos Campeões pela primeira vez quando enfrentar o Inter em Istambul neste fim de semana.

Ao fazê-lo, os Mancunians tornar-se-iam apenas o segundo clube inglês, depois do Manchester United em 1999, a vencer a Premier League, a Liga dos Campeões e a Taça de Inglaterra na mesma época.

No entanto, para desgraça dos defensores de toda a Europa, Haaland acredita que só pode melhorar à medida que passa mais tempo no sistema único de Guardiola.

Erling Haaland, atacante do Manchester City, posa com o troféu da Premier League
AFP

"Tenho evoluído de forma muito positiva, e isso é importante para mim, porque ainda sou muito jovem", disse ele. "Tenho 22 anos, tenho uma longa carreira pela frente e ainda tenho de evoluir. Também é algo em que já estava a pensar há mais de um ano, quando estava a pensar no meu próximo destino."

A opinião é partilhada por Romelu Lukaku, avançado do Inter, que conhece muito bem os altos e baixos da vida na Premier League. O belga, ex-atacante do Manchester United e do Everton, atualmente emprestado ao Inter pelo Chelsea, é um grande admirador de Haaland, cujo estilo de jogo é semelhante ao do atacante da Inter.

Ele espera que o norueguês se estabeleça como o atacante mais temido do mundo, ao lado de Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.

"Acho que ele vai dominar, com Mbappé, o futebol mundial nos próximos 10 anos", disse Lukaku à CNN. "Eles vão estar a lutar pela nova geração. Eles vão realmente tomar o lugar de Messi e Ronaldo nos próximos dois anos".

O avançado norueguês do Manchester City, Erling Haaland, reage enquanto participa numa sessão de treino da equipa
AFP

Mais um

As estatísticas impressionantes da primeira época de Haaland no City são suficientes para manter o treinador do Inter, Simone Inzaghi, acordado à noite.

Os 36 golos de Haaland na Premier League estabeleceram um recorde para uma única época na competição.

Os 12 golos de Haaland em 10 jogos da Liga dos Campeões desempenharam um papel fundamental na caminhada do City para a sua segunda final da principal competição europeia de clubes.

Haaland comemora a vitória do Manchester City sobre o Arsenal no Emirates no início do ano
AFP

É o primeiro jogador a ser nomeado MVP da Premier League e Jovem Jogador do Ano na mesma época, tendo também sido nomeado Jogador do Ano da Associação de Jornalistas de Futebol (FWA).

Haaland teve um ano que mudou a sua vida: "Tenho 196 cm de altura e cabelo louro comprido, por isso, onde quer que vá, as pessoas vêem-me. É a minha vida. O que é que eu posso fazer? Não posso fazer nada, é a minha vida. Só tenho de tentar desfrutar dela o mais possível. Tentar relaxar quando estou em casa com boas pessoas à minha volta, isso é muito importante".

Thibaut Courtois defende uma cabeçada de Erling Haaland
AFP

É difícil de imaginar agora, mas houve um breve período no início deste ano em que alguns críticos sugeriram que o City estava pior sob o comando de Haaland.

Depois de conquistar o título sem um avançado de renome nas duas épocas anteriores, o City tinha ficado atrás do líder da Premier League, o Arsenal, e Haaland parecia por vezes isolado no ataque.

Haaland calou as dúvidas de forma enfática, mas o Inter deve ter percebido que chega à final com apenas um golo nos últimos sete jogos.

A atual série de quatro jogos sem marcar é a mais longa de Haaland com a camisola do City, e não passava tantos jogos sem marcar desde abril de 2021.

No entanto, Haaland tinha um aviso para o Inter apenas alguns segundos após o apito final após a decisão da Taça de Inglaterra.

Enquanto abraçava Ilkay Gundogan e Bernardo no relvado de Wembley, Haaland exortou os seus companheiros de equipa do City a darem um último empurrão em Istambul.

"Vamos lá, mais uma", gritou enquanto abanava o punho.

Poucos se surpreenderiam se Haaland, com o seu intenso ímpeto, terminasse a sua seca marcando o golo que entra para a história do City.