Forçado a lutar para sair da zona de despromoção depois de lhe terem sido retirados os primeiros 10 pontos, uma nova dedução afectaria seriamente a luta do Everton pela sobrevivência e as coisas podem complicar-se, de acordo com Jan Molby, lenda do Liverpool.
"Acho que este caso vai ficar muito mais feio. Eles vão lutar contra isto com tudo o que têm. Eles não vão aceitar isso", disse Molby em conversa com a Tribal Football: "Tenho a sensação de que a primeira acusação que o Everton viu, eles aguentaram o golpe e disseram - ok, nós quebramos as regras. Vamos recorrer e esperamos recuperar alguns pontos. Com esta segunda acusação, vão pensar: não é quase a mesma coisa pela qual acabámos de ser castigados?"
A primeira dedução foi seguida de enormes protestos por parte dos adeptos, mas Molby não acha que os Toffees tenham sido tratados injustamente.
"Temos regras claras sobre o que se pode e o que não se pode fazer. O Everton pensou que podia explicar as suas perdas com a Covid e com o facto de os adeptos não irem ao estádio e de não poderem vender jogadores. Mas todos os outros estão na mesma situação", atirou.

O Everton recorreu da primeira decisão e poderá recuperar parte ou a totalidade dos 10 pontos do processo inicial, que foi considerado "totalmente desproporcionado e injusto" num comunicado do clube, enquanto esta nova acusação foi recebida com tanta contestação como Molby esperava.
"O Everton pode garantir aos seus adeptos que continuará a defender a sua posição durante o recurso em curso e, se for necessário, em qualquer comissão futura", diz outro comunicado.
